5 pontos de acupressão para aplicar no rosto e seus incríveis benefícios

Apesar de não se tratar de uma terapia curativa, a acupressão pode nos ajudar a nos sentir muito melhor e aliviar diferentes afecções de uma forma natural.
5 pontos de acupressão para aplicar no rosto e seus incríveis benefícios

Última atualização: 07 dezembro, 2018

É uma técnica originária da medicina tradicional chinesa. Se baseia na estimulação de alguns pontos em concreto de nosso corpo para favorecer um bem estar pontual ou integral. Conheça 5 pontos de acupressão para aplicar no rosto e seus incríveis benefícios

Tanto se já fazemos uso da acupressão de forma regular, quanto se ainda não demos esse passo, nunca é demais começar a aplicá-la no dia a dia para valorizar os resultados.

A acupressão libera as tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz a dor e, além disso, gera um grande relaxamento.

Assim, é algo que pode nos cair muito bem em um momento dado quando, por exemplo, nos sentimentos agarrados pelo estresse.

Cabe dizer, isso sim, que estamos diante de uma terapia alternativa, e não se busca e nem se pretende através dela curar nenhuma doença, mas sim melhorar o bem estar e oferecer um tratamento mais natural aos enfoques médicos ordinários.

Animamos, portanto, a provar em você mesmo estes 5 pontos de pressão.

Se em algum momento você sofrer de dor de cabeça tensional, se sentir esgotado por um longo dia de trabalho ou quiser, simplesmente, melhorar sua circulação sanguínea, não duvide, coloque-os em prática e descubra como atuam.

1. Acupressão no “terceiro olho

Acupressão no "terceiro olho"

A acupressão no chamado terceiro olho é um dos pontos mais comuns na hora de tratar a dor de cabeça ou inclusive a enxaqueca.

  • Este ponto se situa justo no centro das sobrancelhas e sobre a divisão nasal.
  • A aplicação de pressão sobre esta região nos permite, por exemplo, estimular múltiplos vasos sanguíneos. Por isso, melhora a circulação, a oxigenação e inclusive é útil para tratar alguns problemas de pele.
  • Para estimular este ponto você pode fazê-lo mediante dois mecanismos:
    • O primeiro é simples: só tem que aplicar pressão com o dedo indicador por 60 segundos.
    • A segunda forma é muito relaxante: sem levantar o dedo do “terceiro olho”, exerça um movimento circular. Muito fácil.

2. O ponto bambu

Acupressão no ponto bambu

ponto bambu irradia nossas fossas nasais, favorece o relaxamento, alivia o estresse e, além disso, nos permite descongestionar o nariz.

  • Para encontrar o ponto bambu, basta colocar seus dedos indicadores nas esquinas internas dos olhos.
  • É o osso que rodeia nossos globos oculares, espaços muito sensíveis que estimulam múltiplas sensações adequadas para nos oferecer um bem estar rápido.

Neste caso, só tem que exercer pressão com a ponta dos dedos nestes pontos durante um minuto.

No entanto, deveremos evitar sempre fazer muita força. Do contrário, sentiremos desde dor até breves alucinações visuais, como manchas ou luzes.

3. O ponto das “portas da consciência”

Acupressão na cabeça

Este ponto se localiza na nuca, justo na altura da base do crânio e irradiando dois músculos essenciais nesta região do corpo: o trapézio e o esternocleidomastóideo.

  • Os benefícios de aplicar acupressão nesta área de nosso corpo são múltiplos e vale a pena prová-lo em alguma ocasião (ainda que, neste caso, seria mais adequado uma segunda pessoa nos ajudando).
  • Estimular o chamado ponto “das portas da consciência” alivia a enxaqueca e a rigidez da nuca.
  • Também nos cairá bem para reduzir as vertigens, os enjoos, dores oculares e inclusive os incômodos zumbidos.

A pessoa que nos aplicar esta terapia deve localizar, primeiramente, esses dois pontos sobre a base do nosso crânio.

  • Primeiramente deve pressionar durante cinco segundos com a ponta dos dedos e, depois, fazer uma massagem com as juntas dos dedos durante 3 minutos.

O ideal é que permaneçamos deitados durante todo o processo.

 

4. Acupressão no “ponto da fragrância”

Acupressão no "ponto da fragrância"

Esse nome poético, “o ponto da fragrância”, na realidade localiza-se em dois pontos em cada lado das fossas nasais.

Os benefícios de aplicar acupressão nesta área são, nesta ocasião, algo mais limitado porém, ainda assim, interessantes: alivia a enxaqueca e os temíveis incômodos associados à sinusite.

  • Para fazê-lo bata situar as pontas dos dedos nestas áreas e então massagear durante um minuto. Muito relaxante!

A técnica da acupressão pode trazer diversos benefícios para as tensões do dia a dia.

5. A mansão do vento ou o ponto GV16 fengfu

Acupressão no "GV16"

Um novo nome carregado de magia para designar um ponto muito concreto: nossa nuca.

Como curiosidade, é interessante saber que é um dos mais conhecidos, visto que o ponto Gv16 Fengfu, situado entre a confluência da cabeça e do pescoço, exerce um benefício terapêutico a múltiplos órgãos de nosso corpo.

Estes seriam alguns de seus benefícios:

  • Melhora o sono.
  • Nos ajuda em nossas digestões.
  • Diminui a dor de cabeça, de dente e a dor articular.
  • Favorece a circulação sanguínea.

Para realizar a estimulação da mansão do vento, use um cubinho de gelo. Exerça pressão com ele, em intervalos de 3 segundos, durante um minuto.

O bem-estar que nos confere é quase que imediato.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.comz


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pivetta, A., Martins, F. S., Salbego, C., & Nietsche, E. A. (2016). Medicina tradicional chinesa e técnicas de acupressão como possibilidade de cuidado em saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica.
  • Zanelatto, A. P. (2013). Avaliação da acupressão auricular na síndrome do ombro doloroso: estudo de caso. Revista Brasileira de Enfermagem. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000500009

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.