5 razões pelas quais você deve incluir alho-poró em seu jantar

5 razões pelas quais você deve incluir alho-poró em seu jantar

Ao consumir alho-poró à noite facilitaremos a síntese de nutrientes e faremos a digestão antes, por isso poderemos ter um sono mais tranquilo e reparador.
5 razões pelas quais você deve incluir alho-poró em seu jantar

Se você ainda não inclui o alho-poró em seus jantares, chegou o momento de dar esse passo. Ele é leve, combina bem com muitos alimentos, é saciante e nutritivo.

Se você é dessas pessoas que opta por não jantar em excesso para evitar ganhar peso, o alho-poró é, sem dúvidas, sua melhor opção.

Porém, lembre-se de que o jantar deve ser variado e equilibrado, sem descuidar nunca de cobrir todos os nutrientes necessários para terminar bem o dia.

Não se trata apenas de jantar um copo de leite e alguns cereais, já que nosso organismo deve se preparar para desempenhar tarefas importantes de desintoxicação durante a noite. Por outro lado, também não devemos sobrecarregá-lo.

É necessário escolher bem quais alimentos incluir no jantar para facilitar o trabalho do organismo, ao mesmo tempo em que favorecemos um descanso adequado. Em seguida daremos mais informações a respeito. Confira!

1. Ajuda a perder peso

Já comentamos esse ponto acima. Se você quer desfrutar de refeições mais leves, porém nutritivas, é momento de incluir o alho-poró em seus jantares.

  • Ele é composto por uma grande porcentagem de água. Não contém muitas calorias, mas sim uma grande quantidade de fibras.
  • Em 100 gramas conseguimos quase 83 gramas de água, 1 grama de proteína e 2 gramas de fibra dietética.
  • Além disso, incluir este vegetal em seus jantares fará com que você obtenha nutrientes adequados como a vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e minerais (ferro, cálcio, magnésio e manganês).

Se você combiná-lo com alguma proteína e outros vegetais leves, conseguirá perder peso de forma saudável.

Alho-poró para perder peso

2. Cuida da digestão para que você descanse melhor

Este dado é interessante: o alho-poró é um dos poucos alimentos que contém prebióticos, um tipo de bactéria boa que nos permite absorver melhor os nutrientes.

Além disso, cuidam de nossa flora intestinal e estimulam a secreção de bile para melhorar nossa digestão.

Assim, não esqueça: o alho-poró fará com que você durma muito bem, sem gases, sem inchaços, sem se sentir pesado…

3. Combate as infecções

O que lembra o sabor do alho-poró? Está mais ou menos entre o alho e a cebola. É mais suave, mas tem esse toque de enxofre que tanto nos lembra esses dois alimentos medicinais.

De fato, não é por casualidade. O alho-poró tem propriedades antibacterianas, e ainda que não seja tão potente quanto o alho, ambos dispõem de um composto similar chamado aliinasa.

Se nos acostumarmos a consumir este vegetal no jantar, nossa saúde irá perceber. Conseguiremos combater as bactérias que afetam o aparelho gastrointestinal.

Alho-poró

4. Combate a retenção de líquidos

Os jantares são importantes. Muitos de nós não damos a essa refeição a importância que ela merece e jantamos quase qualquer coisa.

  • Jantar alimentos muito calóricos fará com que nos levantemos nos sentindo pesados. A retenção de líquidos está relacionada ao nosso estilo de vida, por isso é necessário fazer pequenas mudanças.
  • O alho-poró é adequado para combater a retenção de líquidos graças ao seu equilíbrio entre o potássio e o sódio.
  • Além disso, sua riqueza em fibras fará com que possamos depurar toxinas facilmente.
  • Você gostará de saber que ele também é um alimento indispensável para tratar o ácido úrico. O fato de consumi-lo durante o jantar fará com que, à noite, sejam desempenhadas tarefas de desintoxicação de forma mais efetiva.

5. Fortalece o sistema imunológico

Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina A. Também conhecida como retinol, trata-se de uma vitamina lipossolúvel que intervém na formação e manutenção de nossas células, por isso cuida do sistema imunológico.

  • A vitamina K, a vitamina C e o manganês também nos ajudam a fortalecer nossos glóbulos brancos.
  • Não podemos nos esquecer de que, ao incluir alho-poró em nossos jantares, reduzimos a homocisteína no sangue. Este elemento é o que nos torna muito mais vulneráveis frente a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Vale a pena considerar esses dados.

Jantar com alho-poró

Formas saudáveis de consumir o alho-poró

  • Peito de frango ao limão com alho-poró.
  • Salmão com molho de alho-poró.
  • Arroz integral com alho-poró e brócolis.
  • Mexido de alho-poró, alho e camarão.
  • Alho-poró com molho de pimentão.
  • Caldo depurativo de alho-poró, cebola e abóbora.

As saladas também são uma boa opção. Alguns exemplos simples são:

  • Salada de alho-poró com tofu e vinagre.
  • Alho-poró com atum, tomate, tofu e cenoura ralada.