5 razões para ter um "frasco da felicidade" - Melhor com Saúde

5 razões para ter um “frasco da felicidade”

Mesmo que não digamos o quanto nos amamos, neste frasco da felicidade podemos colocar todos os dias mensagens positivas para que nossos familiares vejam o quanto são importantes.
5 razões para ter um frasco da felicidade

Com frequência, costumamos dizer que a felicidade é tão frágil quanto o vidro.

No entanto, o vidro que é bem cuidado todos os dias brilha e reluz, e se além disso o cobrirmos com o verniz do carinho e a dedicação, pode chegar a ser tão forte como o aço.

Agora, para atender a esse material tão valioso que é o próprio bem-estar e o de nossos entes queridos, precisamos de atos cheios de vontade, atenção e daquele saber fazer que não segue atos espontâneos, e sim tem tudo bem previsto.

Um modo de obter isso é por meio da proposta que agora queremos apresentar.

Trata-se do “frasco da felicidade”: uma técnica motivadora que costuma obter bons resultados em pequenos grupos de pessoas, tais como uma sala de aula, um departamento de trabalho e, sobretudo, o núcleo de uma família.

O objetivo é simples: enchê-lo diariamente de pensamentos positivos sobre os demais.

Devem ser pensamentos e frases autênticas, sentidas, cheias de motivação, de carinho e de esperança para os nossos queridos.

Explicaremos a seguir como fazê-lo e quais benefícios pode trazer.

1. Trabalhar a inteligência emocional

Frasco da felicidade

Em nosso dia a dia nem sempre encontramos o momento adequado para dizer o quanto amamos nossos pais, filhos ou parceiros.

Sempre custa um pouco, sempre é complicado “arrancar” em palavras essa emoção interna.

Se tivermos em casa este frasco da felicidade a coisa vai ser mais simples, e ainda trabalharemos diariamente a inteligência emocional para aprender a administrar um pouco melhor o mundo das emoções.

Alguns exemplos simples das frases que podemos colocar no frasco são as seguintes:

  • “Me sinto orgulhoso de você por como enfrentou aquele problema que tinha”.
  • “Adoro quando sorri, é alguém muito especial”.
  • “Obrigado pela atenção que teve comigo ontem, é muito importante em minha vida”.
  • “Hoje no trabalho me lembrei muito de você, tive muita vontade de voltar para casa para te ver”.
  • “Me perdoa se ontem te irritei, às vezes falo sem pensar e logo me arrependo. Somente queria que soubesse que é a melhor coisa da minha vida”. 

2. O frasco da felicidade, uma ajuda na educação de nossos filhos

Frasco da felicidade para as crianças

O frasco da felicidade é uma estratégia muito adequada na educação das crianças. Irá ajudar no seguinte:

  • Cada dia receberá um reforço positivo de nossa parte que o ajudará a crescer, a amadurecer:

“Estou orgulhoso por como você se esforça no colégio”, “eu gosto como você é responsável com suas coisas”, “não se preocupe por aquelo erro que cometeu, papai e mamãe confiam em você e sabem que na próxima vez fará melhor”…

  • Por outro lado, eles mesmos devem também deixar seus cartões com frases para nós. Desse modo, estarão obrigados a fazer exercícios de reflexão, de expressão emocional e de análise.

Logo, o fato do frasco da felicidade enfatizar o “lado positivo” é algo muito bom, algo que traz motivação e segurança quando mais necessitam.

3. Valorizar os pequenos detalhes do dia a dia

Os pequenos detalhes são os que constroem a felicidade, são atos cheios de intenção onde se aprecia o amor, o carinho autêntico e a dedicação daquele olhar que atende e que sabe o que precisamos, o que gostamos.

O frasco da felicidade é o local onde habitarão os pequenos detalhes cotidianos, onde receberemos um “obrigado por ser assim” ou “eu gosto da forma como você é” ou “amo estar ao seu lado”…

São frases simples, curtas e elementares que alegrarão nosso dia, que darão brilho a nosso jornada, motivação ao nosso coração

Frasco da felicidade

4. Cultivar a gratidão

Quando vivemos em família muitas vezes damos as coisas como certas. Pensamos que o que nosso parceiro faz é normal, que é o esperado.

  • Dizemos para nós mesmos que nossa mãe, avó ou irmãos nos fazem tal favor porque é o comum no ambiente de uma família…
  • No entanto, no momento em que damos as coisas como certas, perde-se a magia, e inclusive a pessoa que segue estes atos pode se sentir decepcionada e pouco valorizada.
  • Por isso, nunca é demais dizer um “obrigado”, escrever um “te amo”, um “o que faria sem você…”. 

É uma estratégia simples com a qual se pode conseguir muito.

5. Focar no lado positivo

Frasco da felicidade

Em nosso dia a dia existe um excesso de críticas, de cansaço, de estresse que nos obriga a ir depressa sem focar em quem temos pela frente, no que é essencial para o coração e que às vezes descuidamos.

  • O propósito das mensagens que deixaremos escritas todos os dias no frasco da felicidade é focar somente o lado positivo.
  • Ao fazer isso, mudaremos o chip, deixaremos de dar tanta relevância ao que nos incomoda ou nos preocupa para perceber as coisas bonitas nos outros, para lembrar o que amamos de verdade, e o que nos faz ser felizes.

Para concluir, recomendamos que em casa, com a ajuda dos pequenos, você escolha um bonito frasco de vidro, o decore, e comece hoje mesmo a escrever suas mensagens positivas.