5 receitas revitalizantes com aipo - Melhor Com Saúde

5 receitas revitalizantes com aipo

Você sabia que o aipo pode ajudar a perder peso, ao mesmo tempo em que fornece energia? A seguir contaremos como você pode adicionar o aipo às refeições para aproveitar todos os seus benefícios.

O aipo é um vegetal que tem muitos adeptos e muitos que não gostam nada dele. No entanto, não é apenas um ingrediente para sua salada ou sopa como geralmente se pensa. O aipo tem muitas propriedades para ajudar a perder peso, a nutrir e para fornecer toda energia necessária para seu dia. Não hesite em provar algumas receitas revitalizantes com aipo para começar sua jornada.

Propriedades do aipo

Tanto o talo como as folhas ou a raiz do aipo podem ser utilizadas para consumo em várias receitas. Uma das propriedades que o aipo tem é a sua natureza diurética, sendo o maior poder que ostenta. Isto se deve ao fato de que ativa o funcionamento dos rins, devido a que, serve para tratar problemas tais como, gota, pedras renais ou insuficiências. Graças à sua ação, elimina as toxinas que se acumulam em nosso corpo.

Por sua vez, está comprovado que o aipo oferece suas ações tonificantes, dando uma sensação de bem-estar e vitalidade aos que o consomem. Quando se mistura o aipo com a cenoura ou tomate, por exemplo, batidos no liquidificador, são multiplicadas suas vantagens.

Também se pode ingerir como se fosse uma infusão, com dez gramas, não mais, para uma xícara de água. Beber depois de cada refeição.

apio2

Ação emagrecedora do aipo

Como dissemos a princípio, o aipo é um excelente aliado na batalha para perder peso. Por isso não deve faltar em nenhuma dieta para emagrecimento. Aporta muitos de seus benefícios citados anteriormente e reduz fatores de risco relacionados à obesidade. Você pode consumi-lo em diferentes apresentações, desde a típica salada, passando pela sopa de vegetais, os sucos, as batidas, as vitaminas e as infusões.

Foi comprovado que 100 gramas de aipo nos fornece apenas 16 calorias. O bom é que esta quantidade pode complementar uma deliciosa salada. Que, por sua vez, tem 1,6 gramas de fibras que favorecem a depuração das toxinas do corpo. Por outro lado, o aipo nos fornece magnésio e potássio, dois minerais que estimulam o sistema urinário e eliminam o excesso de líquido.

apio3

É um alimento depurativo, diurético, hipocalórico, antioxidante, nos fornece zinco, vitaminas A, B, C e D, magnésio e tem um grande efeito para evitar a ação dos “malvados” radicais livres. Não subestime os grandes poderes deste vegetal “superpoderoso”.

5 receitas de sucos ou batidas de aipo

  • Suco de aipo, pera, pepino e cenoura. É uma opção maravilhosa para o verão e ideal para eliminar o inchaço e os líquidos que se acumulam nas pernas (tornozelos, sobretudo). Pegar três talos de aipo, duas peras, dois pepinos e uma cenoura. Se desejar, pode agregar algum adoçante natural. Lave e descasque todos os vegetais, corte-os em cubos e coloque-os no liquidificador. Se necessário, adicione água para que fique um pouco mais líquido. Beba em jejum ou pela manhã.

apio4

  • Suco de aipo, gengibre e cenoura: trata-se de uma deliciosa bebida para os que estão sofrendo de resfriados e gripes, os que têm alergias constantemente ou sofrem com a febre do feno. Os ingredientes são 2 talos de aipo, 5 cenouras médias e 1 rodela de gengibre fresco e descascado. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas finas, faça o mesmo com o aipo. Coloque ambos com o gengibre no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa. Pode adicionar água se necessário e, se desejar, uma colher de mel.
  • Batida de aipo e abacaxi: comece seu dia com esta deliciosa batida, muito saudável e saborosa, te deixará saciado(a) por várias horas e, além disso, te oferecerá uma grande quantidade de energia para cumprir com todos seus compromissos e obrigações. Pegue 1 talo de aipo, meia xícara de água, 1 fatia de abacaxi, meia xícara de gelo triturado, 2 xícaras de sementes de amaranto e 4 colheres de proteína em pó (opcional). Para adicionar as sementes, a melhor opção é deixá-las de molho na noite anterior. O aipo é cortado em pedaços pequenos. Adicione tudo (exceto a proteína) no liquidificador, até formar uma batida homogênea. Consuma como um café da manhã.

apio5

  • Batida de aipo, cenoura e maça: é uma das mais conhecidas combinações e é indicada para preparar a pele antes de tomar sol, retarda o envelhecimento celular, estimula as funções do fígado, trata as anemias, reduz os efeitos da contaminação ambiental, aumenta a quantidade de vitaminas e proteínas. Os ingredientes para duas porções são: 1 talo de aipo sem folhas, 1 maça, 4 cenouras e o suco de meio limão. Limpe bem os vegetais e descasque-os. Corte-os em rodelas e coloque no liquidificador. Adicione o suco e misture. Antes de beber, você pode bater novamente no liquidificador se desejar.
  • Batida de aipo e laranja: é uma excelente receita para emagrecer e se bebe em jejum pela manhã. Você precisará de um talo de aipo, suco de duas laranjas, algumas folhas de louro e um pouco de cacto. Exprima as laranjas, corte o aipo em rodelas, assim como o cacto e triture o louro. Coloque tudo no liquidificador e processe até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Aconselha-se beber todos os dias por duas semanas e depois descansar 7 dias antes de repetir.

apio6

Imagens cortesia de Tamara Smith, Emilian Robert Vicol, Stu_spivack, Jason Eppink, Breville USA.