5 remédios caseiros para aliviar de imediato as queimaduras solares - Melhor Com Saúde

5 remédios caseiros para aliviar de imediato as queimaduras solares

As queimaduras solares são lesões que ocorrem quando os raios ultravioletas conseguem penetrar na camada superior da pele e causar danos aos tecidos superficiais.
Queimaduras-solares

Geralmente, não representam um problema grave, mas a longo prazo podem levar ao envelhecimento precoce, ao surgimento de rugas e manchas e até ao câncer de pele.

Na maioria dos casos, os primeiros sinais de queimaduras solares são pele ressecada, vermelhidão e maior sensibilidade nas áreas afetadas. Os sintomas pioram com o passar das horas, e a pessoa pode apresentar irritação, coceira e até dor. Também é comum que a pele “descasque” ou descame após algumas semanas.

Dependendo da sua gravidade, as queimaduras solares podem desaparecer aos poucos dias, desde que a pele afetada seja hidratada com agentes nutritivos para a derme. Mas, uma das razões pelas quais é melhor evitá-las é porque elas causam danos à pele que podem ser permanentes e prejudiciais a longo prazo.

Quase todas as pessoas que sofrem com queimaduras solares apresentam dor entre 6h e 48h após a exposição ao sol. Os bebês e crianças são ainda mais vulneráveis à ação do sol.

Felizmente, existem alguns remédios naturais que podem ser aplicados sobre a pele para acelerar a sua recuperação, além disso, aliviam a dor e dão uma sensação de alívio refrescante.

1. Leite dissolvido em água para queimaduras solares

Leite

O ácido láctico presente no leite tem um efeito hidratante sobre a pele, nutrindo-a após perder sua camada de proteção devido ao excesso de sol. Uma maneira de tornar o leite ainda mais refrescante é misturá-lo com uma porção de água gelada ou à temperatura ambiente.

Como fazer?
— Depois de diluir três partes de leite em água, umedeça um pano limpo no líquido e aplique-o sobre as áreas afetadas.
— Repita a aplicação várias vezes ao dia, todos os dias, para obter bons resultados.

2. Vinagre de maçã

Um dos melhores ingredientes para restaurar o pH natural da pele e reduzir os efeitos do sol é o vinagre de maçã. Barato e fácil de encontrar, é possível que você já o tenha na despensa de casa.

Esse produto tem uma quantidade significativa de ácidos naturais, que ajudam a reter a umidade natural e estimular a regeneração da pele.

Como fazer?
— Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água bem gelada e aplique sobre as áreas queimadas.
— Outra opção, para quem tem banheira em casa, é esta: misture duas xícaras de vinagre na água do banho e deixe o corpo dentro da água com vinagre por 20 minutos.
— Use esse tratamento até a completa cicatrização da pele.

3. Gel de aloe vera

Aloe-vera

A aplicação direta do gel da aloe vera (babosa) sobre a pele ajuda a cicatrização e traz um alívio imediato.

Esta planta é conhecida por suas muitas aplicações em cosméticos e medicamentos, por ser uma maravilhosa fonte de antioxidantes e outros nutrientes importantes que ajudam a restaurar as células danificadas do organismo, tanto interna quanto externamente.

O uso regular da aloe vera sobre a pele pode diminuir manchas e outros sinais de envelhecimento causados pelo sol e poluição. Além disso, a aloe vera pode evitar que a pele descasque e que se formem manchas e cicatrizes.

Como fazer?
— Corte uma ou duas folhas da planta de aloe vera, retire os espinhos laterais com uma faca, corte a folha ao longo do comprimento, formando duas metades. Use uma colher para obter todo o gel.
— Aplique suavemente sobre a área afetada, três vezes ao dia, e deixe secar sobre a pele. Continue o tratamento até a recuperação das regiões afetadas.

4. Água com gelo

Parece simples, mas a água com gelo é um santo remédio para qualquer tipo de queimadura, não apenas a solar.

Como fazer:
— Pegue uma bacia grande e coloque água com alguns cubos de gelo.

— Deixe as áreas afetadas de molho pelo tempo que achar conveniente, mas retire-as antes de sentir dor. A água gelada atua como anestésico e também vai interromper a degeneração celular causada pelo calor. Se você tiver uma banheira em casa, coloque poucos cubos de gelo na água, para não provocar hipotermia.

5. Chá de camomila

Cha-de-camomila

A camomila é uma planta com um grande potencial anti-inflamatório e calmante, que pode atenuar a dor e a irritação de peles queimadas pelo sol.

Como fazer?
— Prepare um chá de camomila como faria normalmente. Não adoce.
— Molhe um pano limpo ou chumaço de algodão no chá frio ou gelado e aplique sobre a área queimada.
— Outra boa opção é fazer gelo com o chá de camomila, para massagear a pele danificada.
— Repita a aplicação quantas vezes quiser. Este tratamento não tem efeitos colaterais.

A importância do protetor solar

Nunca é demais lembrar que o melhor tratamento para queimaduras solares é a prevenção. Evite se expor ao sol durante horários de pico, e use um bom protetor solar, com FPS adequado ao seu tom de pele (o ideal é usar FPS de pelo menos 20). Também ajuda muito usar roupas protetoras, bonés ou chapéus e um par de óculos escuros.

Se a queimadura for muito grande e incômoda, consulte um dermatologista imediatamente. Nunca aplique manteiga, borra de café, vaselina ou pomadas gordurosas sobre queimaduras.