5 remédios naturais para baixar o colesterol - Melhor Com Saúde

5 remédios naturais para baixar o colesterol

Os altos níveis de colesterol no sangue aumentam muito o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Por isso, baixar o colesterol é uma das primeiras recomendações médicas para evitar problemas do coração.
5 remédios naturais para baixar o colesterol

As taxas alteradas são um problema ainda mais grave se estamos com sobrepeso, temos maus hábitos, como o fumo e o álcool, nos alimentamos de maneira desequilibrada ou temos uma predisposição genética para doenças cardíacas.

Neste artigo, vamos falar sobre cinco remédios naturais para baixar o colesterol no sangue naturalmente.

1. Alpiste para baixar o colesterol

O alpiste é mais conhecido como ração de pássaros, mas existe uma variedade específica para consumo humano, um alimento medicinal que se popularizou nos últimos anos devido a suas incríveis propriedades para combater os altos níveis de pressão arterial e de gordura no sangue, assim como as inflamações. Também é muito utilizado em dietas para emagrecimento.

Além disso, o alpiste também ajuda a regenerar o fígado e o pâncreas, pois reduz os níveis de colesterol no sangue, graças ao seu alto teor da enzima lipase.

Sugestão de consumo: leite de alpiste

É fácil fazer leite de alpiste para consumo humano. Confira o passo a passo:

— Deixe as sementes de alpiste de molho durante a noite inteira.
— No dia seguinte, bata as sementes no liquidificador com água potável.
— Coe o leite de alpiste. Está pronto!

Podemos tomar um copo de leite de alpiste em jejum e outro antes de dormir.

2. Cenoura para baixar o colesterol

Cenoura para baixar o colesterol

A cenoura é um vegetal muito bom para combater o colesterol elevado, por dois motivos:

— É rica em betacaroteno, que estimula a produção da vitamina A, um antioxidante que melhora a síntese do colesterol bom, ou HDL, e reduz os níveis do colesterol ruim, ou LDL.

— Também contém muitas fibras, que é imprescindível na dieta para controlar o colesterol. As fibras ajudam os intestinos a eliminar gorduras e toxinas através das fezes.

Sugestão de consumo: salada de cenoura

Você pode preparar facilmente uma salada de cenoura crua ralada, bastante saborosa e refrescante. É possível acrescentar mais vegetais, temperar com azeite de oliva e limão ou com vinagre de maçã. Evite temperar suas saladas com sal ou molhos prontos.

3. Aveia: um alimento completo e amigo do coração

A aveia é um cereal excelente para a saúde, desde que você não tenha intolerância ao glúten. Contém bastante fibra solúvel, que ajuda a baixar o colesterol LDL, assim como a cenoura.

Não devemos nos deixar enganar por produtos industrializados, como biscoitos ou massas, que afirmam conter aveia, mas que também contêm grandes quantidades de açúcar, farinha de trigo e gorduras, que aumentam o colesterol.

Sugestão de consumo: café da manhã nutritivo

A aveia pode ser consumida crua ou cozida, em cremes, batatas e massas integrais. É ideal para ser consumida no café da manhã, com iogurte ou leite vegetal, frutas frescas e sementes.

4. Alho

Alho para combater o colesterol

Este é um alimento medicinal usado desde a antiguidade para múltiplas inflamações. O alho reduz os elevados níveis de colesterol, como também os de triglicerídeos, que podem estar muito relacionados.

Sugestão de consumo: cru e em jejum

O problema com o alho é seu aroma e sabor fortes e o fato de não ser bem digerido por algumas pessoas. Além disso, causa mau hálito, o que pode causar constrangimento.

Para evitar esses problemas, o ideal é consumir alho em cápsulas. Caso contrário, recomendamos comer um dente de alho em jejum. Uma maneira prática e agradável de comê-lo é amassado e espalhado em uma torrada integral, com um fio de azeite de oliva.

5. Gengibre

Esta raiz exótica, aromática e picante possui vários componentes benéficos para a saúde. Assim, vale a pena tê-lo sempre disponível na cozinha.

Seus antioxidantes ajudam a baixar o colesterol e evitam a obstrução das artérias. O gengibre evita que se formem coágulos de sangue e facilita a circulação geral do organismo.

Suco de gengibre para baixar o colesterol

Sugestão de consumo: suco de gengibre

Podemos beber o suco de gengibre cru, misturado a outros vegetais (como em sucos verdes), ralado sobre saladas, em chás ou em pó, como tempero em pratos com um toque oriental.

Nossa sugestão é tomar todas as manhãs um suco de gengibre fresco com outras frutas e vegetais. Uma excelente combinação é o suco verde de maçã, cenoura e gengibre, mas também é possível combiná-lo com laranja, abacaxi, mamão papaia, hortelã fresco, banana, pera, frutas vermelhas etc.

É importante ressaltar que, se você estiver tomando alguma medicação para o colesterol, precisa consultar seu médico antes de realizar qualquer alteração na dieta.