5 remédios para a tendinite no tendão de Aquiles - Melhor com Saúde

5 remédios para a tendinite no tendão de Aquiles

Seja para prevenir como para aliviar a tendinite é fundamental que utilizemos um calçado adequado para nos dar o apoio necessário, caso contrário, podemos criar problemas.
5 remédios para a tendinite no tendão de Aquiles

A tendinite no tendão de Aquiles é uma inflamação nesta parte do corpo. É um problema que pode causar muito incômodo e dor. Sua localização faz com que se torne muito difícil realizar atividades da vida cotidiana se a doença não for tratada de alguma forma.

Recomendamos que você dedique o tempo necessário para tratar o problema. Se o seu médico lhe pede que tire alguns dias de descanso faça-o seguindo o tempo indicado.

Apesar de existirem vários procedimentos cirúrgicos que poderiam agilizar o processo, o tendão de Aquiles é uma região muito arriscada para ser submetida a uma operação.

Além de seguir as indicações de seu médico você pode recorrer a alguns desses remédios contra a tendinite.

1. Aplique o método RGCE

O método RGCE é uma técnica de primeiros socorros dividida em quatro etapas:

Repouso

A tensão constante à que está submetida o pé é geralmente causada pela tendinite. Por isso você deve ser mais consciente do tempo e esforço para caminhar, pular ou correr.

É uma boa ideia colocar menos estresse e tensão sobre eles por alguns dias. Se puder tirar alguns dias de repouso será muito melhor.

GeloO gelo alivia a tendinite

A segunda fase desse tratamento consiste em aplicar regularmente compressas de gelo sobre o tendão de Aquiles.

Isso fará com a temperatura diminua gradualmente reduzindo a inflamação e aliviando a dor.

Compressas

Aplique uma compressa sobre a região do tendão de Aquiles, especialmente na hora de dormir. Assegure-se de manter o tendão equilibrado, dando a ele maior suporte, para evitar tensão adicional.

Para isso, basta vedar o tendão ou fazer um pouco de compressão.

Durante o dia, é importante utilizar o calçado adequado recomendado pelo médico.

Elevação

Um pouco de altura ajuda a melhorar o fluxo de sangue nessa área. Além disso, a gravidade ajudará a aliviar a tensão no tendão. Isso permite que os seus vasos sanguíneos e capilares na região se esforcem menos.

2. Faça uma massagem com óleo de mamonaÓleo de mamona ajuda a combater a tendinite

O óleo de mamona  ou de rícino é um grande aliado para tratar e diminuir os problemas da tendinite através de uma massagem. Devido ao seu alto conteúdo de ácido ribonucleico, seus efeitos são imediatos.

No momento de fazer a massagem, comece aos poucos, já que no começo será muito doloroso. Conforme sinta o seu tendão mais relaxado você pode fazer uma massagem mais forte para conseguir um resultado mais duradouro.

3. Pare de fumar

Fumar é um dos hábitos que mais contribuem para a deterioração da saúde, especialmente a relacionada à circulação sanguínea.

Se você está tendo problemas de tendinite no tendão de Aquiles, parar de fumar melhorará significativamente o processo de recuperação.

Abandonar o hábito de fumar não é uma tarefa fácil para ninguém, mas quando se trata de curar algo que é doloroso, cada passo valerá a pena.

Pense que continuar com este mau hábito fará com que os medicamentos, a massagem e qualquer outro tratamento demore em dar resultados.

4. Utilize os sapatos adequados

A tendinite no tendão de Aquiles impedirá você de caminhar corretamente. Mas isso não é tudo: se você usar os sapatos incorretos, o problema pode ser agravado.

Para evitar que isso ocorra é importante assegurar-se de usar um par de sapatos que lhe dê apoio suficiente. Isso evita com que seja carregada tensão constante pelo tendão.

Você também deve procurar sapatos que sejam macios pelos lados e na parte da frente, e de sola suficientemente grossa para evitar a necessidade de apoio extra. Se tiver dúvidas, pergunte diretamente ao seu médico.

Ainda que possa ser um pouco complicado, e até caro, comprar os sapatos corretos acelerará o processo de cura. Ao comprá-los, prove-os e caminhe um pouco com eles.

Não faz o menor sentido comprar um par que lhe ocasione muitos problemas, só porque são mais econômicos ou tenham uma aparência melhor.

5. Realize alongamentos para aquecer a região do tendão de Aquiles.Realize alongamentos para evitar a tendinite

Realizar alongamentos não é exclusivo da preparação para esportes. O fato é que recomenda-se que você os faça toda manhã para preparar seu corpo para os esforços do dia.

As torções inesperadas, cãibras, tensões e tendinites de qualquer região do corpo acontecem porque este não está preparado para enfrentar o esforço ou estresse habituais.

Para evitar qualquer problema ou complicação da tendinite, basta realizar uma pequena sessão de alongamentos de 10 a 15 minutos. Comece aos poucos e procure não forçar a região.

Algumas pessoas ficam mais fortes quando sentem dor, mas é melhor evitá-la tanto quanto puder. A última coisa que você quer é aumentar a inflamação

Vigie constantemente a evolução da tendinite

Se os sintomas não diminuem ou a dor for insuportável você deve pedir uma consulta com seu médico assim que puder. Não fazer nada só ocasionará complicações e mais dor do que o necessário.