5 sinais raros de câncer de mama - Melhor Com Saúde

5 sinais raros de câncer de mama

O câncer em pessoas jovens costumam ser mais agressivo, por isso é fundamental uma detecção precoce

O câncer de mama é um dos tipos de cânceres mais comuns em todo mundo, que afeta principalmente as mulheres, embora em ocasiões também possa afetar os homens. O risco de sofrer dessa doença aumenta à medida que a pessoa envelhece, mas detectá-la a tempo aumenta significativamente as possibilidades de superá-la por completo.


Os dados relacionados com essa afecção revelaram que os casos mais comuns se apresentam a partir dos 40 anos de idade, razão pela que é recomendado fazer exames periodicamente. Entretanto, também se apresentaram casos em idades mais precoces e, infelizmente, tendem a ser mais agressivos. Independentemente da idade que a pessoa tiver, a detecção a tempo é chave para um tratamento oportuno. Por essa razão, os especialistas em saúde recomendam aprender a identificar os possíveis sintomas comuns e não tão comuns que se apresentam em cada estágio da doença, de modo que possa haver uma alerta precoce para o seu diagnóstico.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama incluem vultos ou protuberâncias nos seios, variação na estrutura da mama, mudanças na pele ou no mamilo ou secreção de um líquido fedorento, entre outros. Entretanto, a Sociedade Americana do Câncer assegura que há alguns sintomas estranhos que devem ser analisados cautelosamente por um especialista, já que, embora pareçam sintomas comuns de outros problemas de saúde, também poderiam ser um indício de câncer de mama. Conheça os sintomas mais raros de câncer de mama.

Coceira, vermelhidão e dor

Nos dias prévios e durante o período menstrual, é normal que os seios estejam doloridos, sensíveis ou que gerem algum tipo de coceira. Entretanto, se esses sintomas persistirem ainda depois, então deve ser motivo de consulta, já que poderiam ser um signo de câncer de mama. Em geral, esses sintomas ocorrem com o câncer inflamatório, que é um que produz inchaço, coceira e dor no peito, assim como sintomas mais evidentes como a pele escamosa, pequenas marcas azuis ou celulite no peito, entre outros. Neste caso é importante atuar de forma imediata, já que é um tipo de câncer que avança rapidamente.

Dor nas costas

Sabemos que a dor de costas se produz por muitos fatores e nem sempre a relacionamos com o câncer de mama. Os especialistas contam que os pacientes diagnosticados com câncer de mama expressaram ter sentido dor na parte superior das costas, entre as omoplatas, antes de sentir qualquer outro sintoma dessa doença. É muito importante saber que alguns tumores cancerígenos muitas vezes se desenvolvem na profundidade dos tecidos do seio e podem chegar a se sentir na coluna vertebral ou nas costelas. Também pode ser percebido quando há metástase, que é a propagação maligna dessa doença.

Dor e sensibilidade nas axilas
Como-blranquear-tuas-axilas-500x375

Uma das primeiras áreas do corpo que podem indicar um câncer de mama são as axilas. Vários estudos encontraram que os gânglios linfáticos axilares podem indicar câncer de mama do mesmo modo que os gânglios linfáticos no pescoço e a garganta indicam uma gripe. Os gânglios linfáticos axilares inflamados, assim como a dor, podem ser um sintoma precoce de câncer de mama, inclusive desde muito antes de ser sentido no peito. O primeiro que a pessoa deve fazer é comparar suas axilas e determinar se houve alguma anormalidade ou moléstia. Se existir algum tipo de diferença evidente, é importante consultar o médico. Isso sim, como em todos os casos, estes sintomas nem sempre indicam que se está sofrendo de câncer.

Secreção no mamilo e mudanças

Uma das áreas do seio onde se faz mais evidente o câncer de mama é debaixo do mamilo. A presença de células cancerosas no tecido do seio pode ocasionar mudanças no aspecto e a sensibilidade do mesmo. O mamilo também pode ter uma textura incomum e sentir-se mais tenro. Outro signo evidente é a secreção de um líquido, sangue ou leite, que não acontece durante a lactação. Isso ocorre quando o tumor se forma no conduto do leite no mamilo ou detrás dele. Em ambos os casos, é importante o check up médico e os seguimentos necessários para tratá-lo a tempo.

Forma ovalada

Muitas mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama notaram mudanças evidentes na forma dos seus seios como, por exemplo, o fato de que um deles conserva sua forma arredondada, enquanto que o outro começava a se ver ovalado. Também há casos de mulheres que informaram irregularidade do tecido mamário em um lado da mama. Essas desigualdades nos seios costumam ser mais evidentes na hora de utilizar um sutiã. Para esses casos é recomendado fazer um autoexame de seio e consultar o especialista.