5 sinais de problemas que podem ser detectados através da visão

5 sinais de problemas no organismo que podem ser detectados através da visão

Além da vista cansada e de outros problemas relacionados, os olhos podem refletir diferentes doenças em outras partes do organismo, como o fígado ou a vesícula, em função da sua cor.
5 sinais de problemas que podem ser detectados através da visão

A visão é um dos cinco principais sentidos do ser humano. Assim, os olhos são considerados órgãos primordiais para o desenvolvimento do dia a dia na vida de cada pessoa.

Apesar de haver casos de pessoas cegas que podem levar uma vida normal e que desenvolvem melhor outros sentidos, nós, que enxergamos, não podemos imaginar nossa vida sem a visão.

De um modo geral, o mais desejado por uma pessoa que tem o seu sentido da visão intacto é mantê-lo nas melhores condições possíveis.

Sem dúvida, atualmente isso é algo extremamente difícil de se conseguir.

Em primeiro lugar, pelo número infinito de instrumentos ou dispositivos usados para trabalhar e estudar (computadores, celulares, televisores, entre outros).

  • Estes se encarregam de gerar estresse nos olhos e, com o passar do tempo, provocam o aparecimento de problemas oculares.

Além disso, através da visão também podemos identificar problemas em outros órgãos; por isso, devemos ficar atentos aos sinais.

O objetivo é prestar atenção aos olhos para descartar males presentes em outras partes do organismo.

1. Visão anormal

Possivelmente este sinal faça alusão à fadiga acumulada devido ao uso excessivo ou exposição a aparelhos com brilho exagerado, como celulares ou computadores.

Sem dúvida, as irregularidades na visão sugerem também outros tipos de problemas muito mais preocupantes que aqueles que podemos imaginar.

Problemas na visão

  • Em termos gerais a visão encontra-se normal, mas de uma hora para a outra fica turva, causando perda parcial da visão. Isto é um indicativo de inflamação ocular.
  • Em casos mais graves a vista é perdida totalmente por uma questão de minutos, fato que indica problemas cerebrovasculares.

Não perca: Como prevenir a queda de cílios com alguns truques caseiros

2. Olhos de cor amarelada

Como está a sua visão?

Olhos amarelados ou de cor amarela não são muito comuns na região da íris (lugar onde vemos a cor dos olhos, sendo a cor marrom uma das mais predominantes), ainda que possam existir outras.

Neste caso, a cor amarela se apresenta em todo o olho, também na parte esclerótica (icterícia), a qual deveria permanecer esbranquiçada na maior parte do tempo.

Tal coloração indica um problema associado a uma doença de caráter hepático (que pode afetar o fígado, a vesícula ou as vias biliares).

Na maioria dos casos esse problema pode ser causado devido ao excesso de bilirrubina no organismo, a qual é produzida pelo fígado.

3. Visão embaçada

Um grande grupo de pessoas tende a perceber uma espécie de turvação em sua visão, o que impossibilita a observação da maneira ideal.

Segundo os oftalmologistas, um sintoma comum baseia-se no incômodo gerado. Os afetados sentem como se houvesse uma espécie de sujeira dentro dos olhos.

  • Este sinal sugere que a pessoa pode apresentar um início de catarata.
  • As cataratas aparecem de maneira comum em pacientes da terceira idade.
  • Além disso, há pacientes mais jovens que também chegam a sofrer com esta doença.

Descubra isto: Deliciosa bebida multivitamínica para melhorar a saúde dos olhos e o metabolismo

4. Pálpebras caídas

Pálpebras caídas

A aparição gradual de rugas e a perda de nutrientes da pele, especialmente na área facial, são bastante comuns em pessoas da terceira idade.

Isto se deve ao passar dos anos e ao excesso de impurezas presentes no organismo e a outros fatores similares.

De um modo geral, a perda de nutrientes na pele provoca a queda das pálpebras. Isso também ocorre quando existem problemas nos olhos.

Uma doença chamada ptose deriva da queda irregular das pálpebras, independentemente da idade da pessoa afetada.

Existem outros fatores que influenciam este problema, como por exemplo irregularidades presentes no sistema imunológico ou um tumor na região cerebral.

5. Clarões na vista

Podem aparecer ao realizar um movimento brusco (por exemplo, ao levantar-se de uma cadeira ou da cama rapidamente).

Além da aparição de clarões nos olhos, os quais somente são percebidos pelo afetado, a mudança repentina na circulação causa a sensação de tontura, desorientação.

Fora isto, também podemos perceber estes flashes se apresentamos problemas oculares, tais como miopia ou glaucoma.

Os sintomas destas doenças se manifestam principalmente com clarões repentinos e imprevisíveis. Isso indica a separação da retina do resto do olho.