5 sinais que indicam que você é uma pessoa tóxica - Melhor com Saúde

5 sinais que indicam que você é uma pessoa tóxica

Se você não quer ser uma pessoa tóxica para os demais, por que é consigo mesmo? Você deveria ser o primeiro a se cuidar e procurar o bem-estar
5 sinais que indicam que você é uma pessoa tóxica

Temos falado muito sobre tipos de pessoas tóxicas que podem estar ao nosso redor. Mas, o que aconteceria se a pessoa tóxica fosse você? Uma pessoa que se autointoxica e faz dano a si mesmo.

Sempre é mais simples ver a sujeira no olho do outro, mas talvez diferentes relações ou pessoas o machucam porque você está permitindo.

Talvez, seus atos e suas decisões sejam mais negativos do que você pensa. Por isso, hoje iremos descobrir 5 sinais que podem indicar se você está se convertendo em uma pessoa tóxica.

1. Ficar ao lado de quem o machuca

Por que você se mantém ao lado da pessoa que tanto o machuca? Se você o permite, a culpa não é da pessoa, é sua!

Pode ser que não estejam prontos para conviverem juntos, que não sejam compatíveis porque não possuem a mesma visão do mundo e nem os mesmos valores. Apesar dos seus menosprezos, você continua ao seu lado.

Mulher tentando sair de uma relação tóxica

Quando você age dessa maneira, se torna uma pessoa tóxica. Talvez não com relação aos demais, mas para consigo mesmo.

Você não está gostando de você, não está se protegendo da toxicidade que impregna sua relação. E mais, a defende ficando ao lado de alguém que sabe que está destruindo você.

2. Culpar-se pelos erros cometidos

Ninguém é perfeito e todos nós cometemos erros. Por isso é importante começar a vê-los como oportunidades para aprender e seguir em frente.

Se não somos capazes de fazer isso e nos recriminamos constantemente por estes erros do passado, estamos nos machucando e impedindo de avançar.

Leia: Sentimentos de culpa e mau humor constante (depressão encoberta) 

Certamente você se converteu em uma pessoa muito perfeccionista ou que se exige muito.

Você é tão rígido consigo mesmo que qualquer erro, por menor que seja, já é algo muito grave.

Aprenda a aceitar seus erros e a não se culpar por eles. Errar é algo positivo, sempre que não dê aos seus equívocos um poder tóxico.

3. Reprimir as emoções

Por circunstâncias da vida, talvez você tenha passado por relações complicadas onde se machucou muito. Isso fez com que você reprimisse as emoções para se proteger.

O que você não sabe é que ao fazê-lo você se torna mais tóxico ainda. Se você ignora suas emoções, se as reprime e as prende, as emoções negativas se afloram. 

Menina tóxica chorando

Você deve aprender a expressá-las sem medo, porque nesta vida temos que nos arriscar. Além disso, as emoções são como os desejos, são para ser transmitidas.

Se você reprimir suas emoções, cedo ou tarde ficará consumido. Se tornará uma pessoa triste que não permitirá amar nem ser amado. Que não se merece. Expresse o que sente!

4. Ser pessimista

A vida não é fácil, mas adotar uma atitude pessimista não é a melhor de nossas opções. Isso refletirá em sua personalidade e também transmitirá esta sensação aos demais.

Por mais difícil que seja o momento que estiver vivendo, sua atitude pessimista não irá melhorá-lo; e mais, está tornando-a cada vez pior.

Não perca: Desanimar é normal, ser pessimista não

Entre as pessoas tóxicas existe um perfil denominado desta maneira, os pessimistas e os reclamões. Você quer ser um deles?

O otimismo será seu melhor aliado e evitará sua própria autotoxicidade. 

5. Os demais sempre primeiro

Pensar em você mesmo não o torna uma pessoa egoísta, e sim uma pessoa que ama a si mesma e que se protege desta maneira.

Estamos acostumados a escutar que sempre devemos nos preocupar com o bem-estar dos demais, mas devemos nos esquecer de nós mesmos?

Quando mudamos a situação, muitos podem nos ver como egoístas, inclusive você mesmo.

O que você não sabe é que está se convertendo em uma pessoa menos tóxica.

Mulher sozinha porque é tóxica

Não vá embora sem ler: 7 pessoas tóxicas que deve se afastar

Em muitos casos, você mesmo se converte em uma pessoa tóxica sem saber. Não sabemos que a toxicidade não é somente para os demais, mas também para nós mesmos.

Aprenda a se analisar, não tenha medo de descobrir coisas sobre si mesmo. Todos nós cometemos erros, mas está em nosso poder retificá-los.