Vesícula biliar: conheça 5 sintomas de doença neste órgão

5 sintomas de uma doença da vesícula biliar

Um funcionamento correto da vesícula biliar é fundamental para fazer bem o processo de digestão, já que nos ajuda a assimilar e queimar os alimentos gordurosos.

A vesícula biliar é um órgão muito pequeno. Muitas pessoas nem sabem que ela existe, mas é um elemento indispensável no nosso corpo: armazena a bílis e nos ajuda a fazer a digestão. Cabe destacar que costuma causar mais problemas nas mulheres, portanto vale a pena conhecer quais são os principais sintomas de uma doença na vesícula.

Qual a função da vesícula biliar?

  • Tem o formato de uma pera e é um órgão pequeno, situado na parte direita do nosso estômago, e bem debaixo do fígado. Trata-se de uma espécie de saco onde é armazenado a bílis que chega precisamente do fígado, além de ter um conduto que permite desembocá-lo no intestino delgado do trato digestivo.
  • Esta bílis que é armazenada pela vesícula é também indispensável para nos ajudar na digestão, atuando também como emulsificante de gorduras. Quer dizer, nos permite digeri-las e queimá-las.
  • É comum que as doenças deste órgão afete especialmente as mulheres que, por exemplo, tem algum problema de peso, ou que sofrem de alguma disfunção gastrointestinal, além de um nível alto de colesterol. Temos que levar isso em conta.
  • Outros aspectos que devem ser levados em conta são, obviamente, os cálculos biliares, principalmente doença da vesícula, além das infecções.

Sintomas de uma doença na vesícula biliar

1. Inchaços e gases

Vesícula biliar influencia diretamente no sistema digestivo

Como você já sabe a vesícula está associada a nossa digestão. Quando existe algum tipo de problema e não canaliza adequadamente a bílis, ou está inflamada, ou inclusive obstruída, é normal que comecemos a sentir que a nossa digestão é mais pesada, nos sentimos inchados e mais pesados.

São muito habituais os gases e os eructações contínuas. Para que seja verdadeiramente significativo, estes sintomas você deve tê-los com frequência todos os dias. É normal nos sentir mal um dia isolado, ou inclusive dois. Mas, quando passam de dez dias seguidos e você vê como o seu abdômen segue inchado e endurecido, vale a pena comentar com o seu médico.

2. Problemas na vesícula biliar como enjoo e tontura podem indicar que algo está errado.

Enjoo e tontura podem ser sinal de problemas na vesícula biliar.

Preste atenção em como você se sente no meio da tarde, especialmente como duas horas depois de ter almoçado ou ter comido a refeição principal do dia. É o momento no qual a nossa digestão deve ter finalizado. Se você notar uma certa fraqueza, com enjoos e tontura, então o melhor é que se sente e coloque a mão no seu abdômen. Está duro? Arrota com facilidade?

Se além da má digestão você reparar que todos os dias sente tonturas e enjoos provavelmente há um problema na vesícula.

3. Dores pontuais nas costas, abdômen e no braço direito

Dores pontuais nas costas, abdômen e no braço direito podem ser problemas na vesícula.

É muito característico. Uma sensação de peso no abdômen, e uma dor que se estende tanto da parte direita das costas como no braço de esse mesmo lado. Temos que lembrar que a vesícula está situada no lado direito do abdômen e ao lado do fígado. Se se inflama, toda essa região será afetada, e a dor é muito particular. É preciso levar em conta que às vezes, por exemplo, a dor pode começar de repente e na forma de ataque como se fosse, por exemplo, um cálculo biliar. Uma dor intensa que pode durar 15 minutos, e em seguida desaparecer e voltar a aparecer, uma situação que pode se estender por até 15 horas. A dor pode piorar com a respiração.

Se a nossa doença biliar estiver muito avançada, e temos vários cálculos, a dor pode ser verdadeiramente severa, afetando inclusive nossas omoplatas.

4. Preste atenção na sua urina

Cor da urina pode indicar problemas na vesícula.

Nós sabemos, não é nada agradável prestar atenção a nossas intimidades quando estamos no banheiro, mas garantimos que é imprescindível observar a tonalidade da urina para advertir possíveis doenças. No caso que a urina esteja muito branca, e que as fezes sejam muito cinzentas, sem muita cor e um pouco soltas, então isso está associado a um problema da vesícula biliar, devido exatamente a um baixo nível da bílis.

É normal que as pessoas com problemas na vesícula, sofram de numerosos episódios de diarreia. Devemos levar isso em conta.

5. Mau hálito e febre podem indicar problema na vesícula

Febre e mau hálito pode indicar problemas na vesícula.

Se você notar que tem começado a sentir um mal-estar na boca, um sabor estranho e um hálito desagradável, do qual você não consegue se livrar, anote quando tempo dura. Foi somente um dia ou dois? Então não tem problema. Mas se são já 10 dias, então fale com o seu médico, especialmente quando você se levanta de manhã, e nota que tem um pouco de febre. A febre se costuma ter de manhã e ao final da tarde.

6. Icterícia

Ictericia pode ser causada por problemas na vesícula biliar.

Você tem notado que talvez o tom da sua pele tem estado um pouco amarelado ou que os seus olhos adquiriram de repente essa tonalidade? Então, não hesite e procure o médico. Isso é icterícia, e se deve basicamente a que alguns cálculos biliares bloqueiam o conduto biliar, causando que a bílis volte ao fígado, e assim à corrente sanguínea. É um assunto sério e temos que levar em conta pela a nossa saúde. Não se descuide!