Os 5 tipos de felicidade que você pode experimentar - Melhor com Saúde

Os 5 tipos de felicidade que você pode experimentar

Ainda que possam parecer muito diferentes, os tipos de felicidade que podemos experimentar ao realizar diferentes atividades se assemelham em um aspecto: nos dão um sentimento de plenitude.
Os 5 tipos de felicidade que você pode experimentar

Existem 5 tipos de felicidade distintas que você pode experimentar em diferentes situações, nas quais, certamente, você nunca havia parado para pensar. Por acaso você acreditava que só existia um tipo de felicidade?

Todos sabemos que, para sermos felizes, devemos aprender a estar mais presentes no agora, a nos afastar de preocupações passadas e futuras, diante das quais não podemos fazer nada, a passar tempo de qualidade com nossos entes queridos e a viajar e desfrutar da vida de maneira intensa.

Em que temos que prestar verdadeira atenção? Em quais situações reside a nossa felicidade?

Tipos de felicidade que todos experimentamos

1. Vivências prazerosas diárias

Felicidade no dia a dia

Ainda que você não acredite, cada dia de nossas vidas tem muitas vivências prazerosas que nos fazem sentir emoções positivas, que culminam na chamada felicidade.

É preciso fazer algo extraordinário para consegui-la? A verdade é que não, pois se você lembrar de uma frase bem conhecida, o prazer às vezes se encontra nas pequenas coisas do dia a dia.

Apenas precisamos prestar mais atenção e nos daremos conta de que fazer exercícios, desfrutar de um bom café da manhã com seu aroma ou ocupar nosso tempo lendo ou até realizando um projeto de trabalho com muitas possibilidades de êxito pode nos dar uma sensação de felicidade.

Leia: 9 truques para viver por mais anos e melhor

2. O estado de flow

Mulher lendo livro com seu cachorro

Com certeza alguma vez você já experimentou esse estado, mas como o nome não lhe diz nada, talvez se encontre, agora mesmo, um pouco perdido.

O estado de flow ou fluir se dá quando você se encontra tão imerso numa atividade que lhe agrada que se esquece do tempo e do que acontece ao seu redor.

Talvez isso tenha ocorrido alguma vez se você pinta, se é um escritor, ao realizar alguma atividade manual…

Descubra: Os rituais para ser feliz que você deve conhecer

Esse estado é fruto de um prazer seu. Por exemplo, se você gosta de matemática, se sentirá fluindo ao realizar operações matemáticas ou outro tipo de exercícios que incluam números e fórmulas.

Esse é um dos tipos de felicidade que variam muito, dependendo de uma pessoa ou de outra.

No seu caso… o que faz com que o mundo ao seu redor desapareça?

3. A felicidade nas relações

Os amigos nos trazem felicidade

Nós, seres humanos, somos seres sociais, portanto, estabelecer vínculos fortes e saudáveis com outras pessoas é muito importante para nós.

Ainda que seja verdade que uma dose de solidão é necessária para nosso bem-estar, ter pessoas ao nosso redor que nos queiram bem, em quem podemos confiar e com quem compartilhar momentos esplêndidos é algo que nos fará sentir muito bem.

Leia: Sabedoria japonesa para sermos mais felizes no dia a dia

4. Alcançar nossos objetivos

Você tem algum objetivo pendente que deseja cumprir e que está conectado aos seus valores? Esses dois elementos em conjunto formam um dos tipos de felicidade que podemos encontrar.

Chegar a essa meta nos enriquecerá, nos fará sentir plenos, motivados e muito felizes conosco mesmos. É um desenvolvimento muito positivo que, além disso, vai aumentar nossa autoestima.

5. Sua vida tem significado?

Mulher feliz com sua vida

Muitas pessoas se encontram perdidas, desconsoladas e tristes porque sua vida carece de sentido. Isso, às vezes, é fruto de vazios emocionais e problemas não superados que fazem com que se encontrem como num labirinto.

Estarmos conscientes de que existimos com um propósito, de que não estamos aqui por estar e de que temos um compromisso é outro dos tipos de felicidade que podemos experimentar.

Às vezes é complicado saber qual é nosso caminho. No entanto, saiba que estamos aqui por algo e para algo.

Ter uma motivação para fazer de nossa vida algo extraordinário será indispensável para sermos felizes. Pense que todos podemos trazer algo a este mundo. Com o que você contribui?

Antes de ir, não perca: O autoconhecimento é fundamental para ser feliz

Esses 5 tipos de felicidade são muito importantes e procurar nos sentir bem em qualquer desses 5 âmbitos será a máxima expressão do verdadeiro equilíbrio que pode existir em nossa vida.

Você se atreve a ser feliz de até 5 maneiras diferentes? A felicidade não se limita a um objetivo concreto ou a uma situação específica. São vários os lugares em que ela está nos esperando para que a encontremos. Façamos isso.

Imagem principal: cortesia de © wikiHow.com.