5 truques maravilhosos para ter toalhas mais suaves

5 truques maravilhosos para ter toalhas mais suaves

Para que nossas toalhas fiquem mais suaves é fundamental que elas tenham bastante ar na hora de secar. Não devemos abusar dos produtos químicos que tendem a danificar as fibras do tecido.
Toalhas mais suaves

O tempo deteriora todas as peças de roupa, mas especialmente as toalhas, submetidas a contínuas mudanças de temperatura e de umidade.

Por isso, quando passa uma temporada, notamos uma certa aspereza que cresce com os meses se não agirmos para deixar as toalhas mais suaves.

Por que é difícil ter toalhas mais suaves?

A água é composta por minerais que aderem ao tecido

lavagem-para-toalhas-mais-suaves

O efeito disso é a eliminação da suavidade inicial de nossas toalhas, de maneira que elas podem inclusive raspar a pele se não fizermos nada para evitar.

Os amaciantes contêm lubrificantes e silicone

Eles formam uma película que impede a absorção de água. Ainda que seja paradoxal, o que em um princípio nos ajuda a conservar as toalhas mais suaves a longo prazo causa o resultado contrário.

Passar a toalha favorece o envelhecimento das fibras

passar-roupa-toalhas-mais-suaves

Como bem sabemos, assim como a temperatura baixa serve para manter qualquer elemento em seu estado original, as temperaturas altas debilitam a saúde. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de todas as toalhas passadas, faça isso quando o ferro estiver quase frio.

Não as oxigenamos o suficiente

Se você seca as toalhas e outras peças ao ar livre, agite-as de vez em quando para deixar entrar o ar.

5 truques para ter toalhas mais suaves

1. Use limão e vinagre antes de colocá-la na lavadora

Antes de começar com seu método habitual de lavagem, experimente fazer uma pré-lavagem com água fria, à qual você adicionará um pouco de suco de limão e de vinagre. As propriedades destes produtos para o lar são tantas que garantirão toalhas mais suaves.

Não fique com medo do aroma, já que após o fim do ciclo você irá colocá-las na lavadora como de costume, e a acidez destes produtos será imperceptível para o olfato (mas não para o tato, felizmente).

2. Evite os amaciantes químicos para manter as toalhas mais suaves

amaciante-para-toalhas-mais-suaves

Como falamos anteriormente, os benefícios iniciais dos amaciantes se voltam contra nossos propósitos, já que os compostos criam uma cobertura invisível que impede que os tecidos absorvam a água como deveriam.

3. Acrescente amônia e vinagre à lavadora

Enquanto a amônia impede que o sabão fique aderido tão fortemente aos tecidos, o vinagre terá o mesmo efeito com os sais minerais da água que mencionamos anteriormente.

4. Não abuse do sabão e do detergente

sabao-em-po-para-toalhas-mais-suaves

Mais não é necessariamente melhor. Usar sabão em abundância não implica uma maior limpeza, e corremos o risco de que aconteça justamente o contrário.

Se usamos alguns dos truques mencionados, uma pequena quantidade dos mesmos será suficiente para devolver a suavidade às toalhas.

5. Não sobrecarregue o tambor

Para que tudo que falamos até agora funcione, parece lógico que você deverá calcular a carga da lavagem, porque se incluir uma quantidade grande demais, os remédios caseiros não terão o efeito completo que podem oferecer.

Além disso, a fricção das toalhas umas contra as outras as endurecerá.

A secagem é importante para ter toalhas mais suaves?

lavagem-toalhas-mais-suaves

A resposta é sim, mais do que parece.

O ideal é colocar as roupas dentro da secadora junto com uma bola de secagem ou com uma bolinha de tênis. Estes elementos suavizam as toalhas ao reduzirem o efeito da fricção entre elas.

Se você não tem secadora, também há outro truque:

  • Em primeiro lugar, não exponha as toalhas a altas temperaturas durante muito tempo, porque isso envelhecerá as fibras.
  • Posteriormente, lembre-se do que falamos no começo: agite-as mais de uma vez para abrir os poros e se desfazer das transferências químicas, como minerais.

Assim, com estes truques iremos obter toalhas mais suaves, e ao mesmo tempo economizaremos dinheiro, tanto em sabão em pó quanto na renovação de nossas peças de banho.

Experimente estes conselhos e você não vai se arrepender.