Digestão: 6 alimentos que vão te ajudar

6 alimentos para melhorar a digestão

As maçãs são ricas em pectina, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, enquanto o vinagre de maçã atua como um laxante natural eficaz.

Quando sofremos com constipação ou prisão de ventre, é um verdadeiro drama ir ao banheiro, além disso, quando não conseguimos evacuar com regularidade e de maneira normal sentimos o estômago inchado e muito peso, mas, apesar disso, temos uma boa notícia para você: existem alternativas que melhorarão bastante esta situação. Neste artigo apresentaremos alguns laxantes naturais que podem ser muito benéficos para seu organismo e não dão efeitos colaterais. Além de serem produtos totalmente naturais, você pode consumi-los quantas vezes desejar, mas, claro, sem exageros. Comece agora mesmo a melhorar sua digestão.

Bananas

Bananas ajudam na digestão

Tente consumir uma banana por dia

As bananas têm grande quantidade de fibra a qual ajuda de maneira muito eficaz na boa digestão. Também, entre seus componentes, destaca-se a presença dos frutooligossacarídeos, substâncias poderosas que permitem melhorar e aumentar o crescimento da flora intestinal, por este motivo é importante adicionar esta deliciosa fruta, ou ainda, doces feitos dela, em nossa dieta, e com mais frequência se sofremos com a prisão de ventre.

Maças

As maças são ricas em pectina, um tipo de heteropolissacarídeo que ajuda no bom funcionamento dos intestinos. Inclusive o vinagre de maça, um dos produtos extraídos desta fruta, é um excelente laxante natural. Além disso, como se diz popularmente: “Uma maçã por dia mantém o médico longe“, mas consumi-la todos os dias pode ser um pouco fastidioso para algumas pessoas. Felizmente, existe uma solução efetiva, saudável e agradável para isto. Neste caso, pode-se tomar o suco (delicioso!) ou tomar com meio copo de água uma ou duas colheradas do vinagre de maça. Recomenda-se consumi-lo ainda em jejum.

Frutas vermelhas são ótimas para digestão

Algumas frutas vermelhas como mirtilo, morango e amora são muito ricas em antioxidantes, os quais são totalmente eficientes para ajudar a limpar o cólon. Também têm um sabor delicioso, estas deliciosas frutas são muito versáteis, já que podemos comê-las de diferentes formas, como, por exemplo: em saborosas sucos e batidas, no café da manhã ao ser adicionada ao iogurte ou aos cereais e se comemos juntos, cereais com iogurte e alguma destas frutas, será uma combinação perfeita que fará seu intestino funcionar melhor.

Cenouras

Cenouras ajudam a digestão   A cenoura é um fabuloso antioxidante natural, cujo consumo frequente faz com que o intestino funcione normal e corretamente. Deve-se consumir preferencialmente crua, ralada, acompanhando saladas, em sucos e, se preferir comê-las cozidas, devem ser feitas no vapor para que não percam suas propriedades. Caso nenhuma das ideias anteriores te agradem, sugerimos uma receita especial que inclusive agrada muita gente: comer cenoura com mel! Além de delicioso, também serão adicionadas e aproveitadas as propriedades do mel.

Cebolas

A cebola, além de ser um excelente remédio natural para reduzir os níveis de colesterol, previne doenças tão complexas como o câncer e também é um antioxidante por excelência. Graças à presença das vitaminas C e E também é um bom laxante, já que colabora ativamente na mobilidade apropriada dos intestinos, facilitando a evacuação normal e contínua.

Tomates para digestão

O tomate é um fabuloso laxante natural devido à grande quantidade de fibra que esse contém, também é um excelente protetor do cólon e da próstata, já que tem muito licopeno, o qual lhe dá a cor vermelha que o caracteriza e é o encarregado de prevenir o câncer nestes órgãos.

Lembre-se

Se você acompanhar estas recomendações e conselhos com atenção, pode ter certeza que os seus problemas estomacais e intestinais acabarão e a prisão de ventre será coisa do passado.