6 alimentos de origem vegetal para limpar seu fígado naturalmente

6 alimentos de origem vegetal para limpar seu fígado naturalmente

O consumo de alimentos naturais é fundamental para obter todos os nutrientes necessários para limpar seu fígado. Além disso, assim você se assegura de não intoxicar seu corpo com químicos perigosos.
6 alimentos de origem vegetal para limpar seu fígado naturalmente

Com que frequência você se assegura de limpar seu fígado? Ao menos sabe que é possível fazer isso? Vivemos em um mundo onde as doenças hepáticas e suas complicações estão em constante aumento.

Isto é atribuído a vários fatores, como a exposição contínua a substâncias tóxicas através da água, do ar e dos alimentos.

Outra via através da qual estas toxinas podem entrar no organismo são os pesticidas que são borrifados nos cultivos que consumimos.

A maioria destas substâncias afeta ao fígado, que é a maior glândula do corpo. É fundamental entender que, sem ele, uma pessoa não pode sobreviver.

Por isso é tão importante mantê-lo saudável, pois a maioria das complicações hepáticas não detectadas conduzem à morte.

1. Beterraba

beterraba

A beterraba é um vegetal brilhante que atua como um disparador de energia e nutrientes para o corpo.

Os tons vermelhos da beterraba te lembrarão a cor do sangue e quase poderá parecer que a natureza te envia uma mensagem, pois ela limpa e purifica o sangue.

No que se refere ao fígado, a beterraba o limpa e corrige seu funcionamento, ao mesmo tempo em que melhora a absorção de nutrientes.

A beterraba é rica em antioxidantes e nutrientes importantes. Dentre eles se destacam a vitamina B, a fibra (pectina), o ferro, a betaína e a betanina.

  • A pectina é uma fibra solúvel bem conhecida por suas propriedades de limpeza e capacidade para fazer com que nos sintamos saciados com pouco alimento.
  • As fibras e os nutrientes da beterraba ajudam o corpo a eliminar as toxinas que frequentemente são armazenadas em nosso fígado.

Tudo isso faz deste vegetal um dos melhores para limpar o fígado naturalmente.

Quer saber mais? Leia: 7 benefícios de consumir beterraba

2. Alho

O alho é outro dos vegetais que te ajudarão a limpar seu fígado de forma natural. É um alimento rico em alicina e selênio, dois nutrientes potentes que atuam na limpeza hepática e do sangue.

  • O selênio é um mineral naturalmente desintoxicante, enquanto a alicina ajuda a combater os invasores do sistema imunológico.

Estas duas características são as que ajudam a aliviar a carga do fígado. O alho também ativa as enzimas no fígado que ajudam com a depuração das toxinas e a digestão geral.

Nossa recomendação é que, sempre que possível, você use os dentes de alho naturais ao invés das versões comerciais trituradas ou em pó.

3. Lentilhas

lentilha

Seu fígado vai amar as lentilhas porque são ricas em fibras, que ajudam no processo de limpeza, e também são uma fonte natural de proteína vegetal.

O excesso e proteína animal pode ser difícil de processar. Por isso, a proteína vegetal é a opção perfeita para limpar seu fígado de forma natural.

Também são uma das leguminosas mais fáceis de digerir, o que ajudará seu corpo a usá-las melhor para a distribuição de nutrientes.

Ao cozinhá-las, procure combiná-las com outros alimentos que também sejam bons desintoxicantes do fígado.

4. Cebolas

Assim como o alho, as cebolas também são ricas em alicina, que serve para depurar o fígado e o trato digestivo.

Também nos oferecem potássio, fibra, fitonutrientes e flavonoides que ajudam nosso corpo a cumprir com suas funções mais essenciais.

Por isso, não é raro que a cebola seja um ingrediente comum de todo tipo de remédios.

  • Se você não costuma comer cebolas por terem um odor e sabor um tanto fortes, combine-as com outros ingredientes que neutralizem isso.
  • Para evitar a indigestão, procure comer cebolas cozidas. Uma boa opção é a sopa de cebola, que você pode incluir em sua dieta uma vez por semana.

5. Batata-doce

A batata-doce, junto com a cenoura, é rica em caroteno. Este é um anti-inflamatório natural realmente importante para o corpo. O betacaroteno se transforma em vitamina A ao ser processado pelo fígado.

  • É importante que procuremos obter a vitamina A de alimentos ricos em betacaroteno ao invés de suplementos.
  • Ainda que os suplementos sejam muito comuns e econômicos, podem ser tóxicos para o fígado devido aos químicos necessários para fabricar os comprimidos.

As batatas doces e outros alimentos não causam toxicidade hepática, além de oferecerem fibras e vitamina C.

6. Frutas cítricas

frutas-citricas

Os cítricos contêm altas quantidades de vitamina C. Esta ajuda a desintoxicar o fígado por meio da conversão de materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas facilmente pelo organismo.

Para se assegurar de limpar o fígado, é uma boa ideia incluir um tipo de cítrico por dia na sua dieta.

Desta forma, ao invés de se preocupar com uma limpeza a cada semana ou a cada mês, você o fará de forma gradual.

Visite também o artigo: Benefícios de consumir cítricos no café da manhã

Manter uma boa alimentação é básico para limpar seu fígado

Apesar de esta lista de alimentos ajudar a ter um fígado mais saudável, é muito importante manter um equilíbrio. Por isso, você deve procurar:

  • Consumir alimentos naturais.
  • Cozinhar com pouca gordura e sal.
  • Consumir água o suficiente durante o dia.

Considere que o fígado é o órgão encarregado de manter seu organismo limpo, mas sua capacidade é limitada.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com