6 benefícios da beterraba para a saúde - Melhor com Saúde

6 benefícios da beterraba para a saúde

O suco de beterraba ajuda a manter o rendimento físico melhor do que qualquer bebida energética. Você também sabia que suas folhas contêm mais ferro do que a espinafre?
6 benefícios da beterraba para a saúde

A beterraba é um alimento muito antigo que originariamente era cultivado no norte da África, Ásia e Europa. Hoje se encontra em quase todo o mundo.

No início, a única coisa que se aproveitava desta hortaliça eram suas folhas, mas mais tarde iniciou-se o cultivo da raiz de beterraba vermelha e doce, que hoje em dia faz parte de muitos pratos da cozinha ao redor do mundo.

Na atualidade, a beterraba é utilizada como uma fonte para a produção de açúcar. Muitas pessoas não sabem de que a estão incluindo de uma forma ou de outra em suas dietas.

A beterraba é um alimento com uma riqueza nutricional muito importante, com incríveis benefícios para a saúde quando consumida regularmente. Você conhece seus benefícios?

Reduzir a pressão arterial alta

O consumo de suco de beterraba pode ajudar a reduzir os altos níveis de pressão arterial em questão de horas. Este benefício pode ser devido aos seus nitratos de origem natural, que ao chegarem ao organismo se convertem em óxido nítrico.

O óxido nítrico contribui para o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e controlando a pressão arterial.

Melhorar o rendimento físico

Suco de beterraba

Antes de recorrer a bebidas energéticas para melhorar o rendimento físico consuma um copo de suco de beterraba. É completamente natural e oferece um benefício similar.

O suco de beterraba pode atuar como um impulso para o corpo, graças à conversão de nitratos em óxido nítrico, que ajuda a reduzir o impacto do exercício no corpo, melhorando a resistência aos exercícios de alta intensidade.

Em um estudo foi evidenciado que as pessoas que beberam suco de beterraba antes de realizar exercícios tiveram um rendimento de até 16% a mais em comparação com aqueles que não beberam.

Combater a inflamação

A beterraba é uma fonte importante de betaína, um nutriente capaz de proteger as células, proteínas e enzimas do estresse ambiental. Que atribuem a este alimento um importante poder anti-inflamatório que pode proteger os órgãos internos, assim como melhorar os fatores de risco vascular e prevenir diferentes doenças crônicas.

Desintoxicação do corpo

Mulher fazendo batida de beterraba

Esta hortaliça contém pigmentos conhecidos como betanina, que auxiliam o processo de desintoxicação Fase 2 do organismo, que é quando as toxinas divididas se unem a outras moléculas para então serem eliminadas.

A beterraba também contém importantes nutrientes e antioxidantes, capazes de combater a ação dos radicais livres e essenciais para depurar órgãos vitais como o fígado, os pulmões e o sangue.

Fonte de minerais e fibras

O suco de beterraba fortalece as defesas do organismo, graças ao seu alto conteúdo de vitamina C, fibras e minerais:

  • Contem potássio, essencial para a saúde dos nervos, a função muscular e um coração saudável.
  • É rico em manganês, fundamental para os ossos, o fígado, os rins e o pâncreas.
  • É fonte de folato de vitamina B, que ajuda a reduzir o risco de defeitos de nascimento.

Propriedades anticancerígenas

Várias pesquisas encontraram resultados positivos no consumo da beterraba para a prevenção do câncer. De acordo com estes estudos, os fitonutrientes, que transferem a particular cor vermelha às beterrabas, poderiam ser os responsáveis por esta propriedade.

Os resultados de vários estudos realizados com animais deduziram que o extrato de beterraba reduz as formações tumorais quando administrado com água potável. Também foram encontrados resultados positivos no tratamento contra o câncer de pâncreas, mama e próstata nos humanos.

Consuma também as folhas de beterraba

Folha de beterraba

As folhas verdes da beterraba são uma parte muito importante e rica em nutrientes desta hortaliça. Estas contêm proteínas, fósforo, zinco, fibras, vitamina B6, magnésio, potássio, cobre, manganês, além de vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro.

Na verdade, as folhas desta planta contêm mais ferro do que a espinafre, assim como é uma fonte nutricional muito importante. Entre os benefícios de seu consumo regular encontramos:

  • Pode prevenir a osteoporose ao aumentar a resistência óssea.
  • Previne e combate o Mal de Alzheimer.
  • Estimula a produção de anticorpos e glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imune.

Estas folhas podem ser incluídas em batidas, sucos, saladas ou diversas preparações com verduras.