6 benefícios do suco de limão para a sua saúde - Melhor Com Saúde

6 benefícios do suco de limão para a sua saúde

Se você pode não suportar a acidez do suco de limão nem misturado com água, pode adicionar um pouco de estévia ou outro adoçante natural, mas não açúcar, para não diminuir seus benefícios.
6 benefícios do suco de limão para a sua saúde

O suco de limão fresco, feito em casa, é um alimento tão fácil de obter, tão simples e tão benéfico para a saúde, que é conveniente conhecer todas as suas propriedades medicinais para estar disposto a tomá-lo todos os dias.

Muitas doenças podem ser curadas apenas com este simples hábito. Experimente!

Como preparar o suco de limãoLimão

O suco de limão é o líquido extraído quando o limão é espremido.

No entanto, para melhorar as propriedades que citaremos, recomendamos escolher limões orgânicos para também consumir sua casca que é muito rica em nutrientes.

Se não for ecológico, não use, pois isso iria acrescentar ao nosso suco uma quantidade significativa de pesticidas e ceras.

Para usar todo o limão, batemos o citrino inteiro, cortado em quatro pedaços durante um minuto, juntamente com um copo de água (200 ml). Filtraremos o líquido resultante e teremos pronto o nosso suco de limão medicinal.

Quando utilizamos o limão com a sua casca, a bebida também terá um gosto amargo em adição ao ácido. Se você não suportar o sabor forte, pode adicionar um pouco de estévia pura, mas sempre evitando o açúcar, porque diminui os benefícios de nossa bebida.

Por favor, leia: Como germinar uma semente de abacate usando quatro palitos

1. Poderoso antioxidante

O suco de limão é um potente antioxidante, por isso, é um excelente remédio para impedir a ação dos radicais livres no nosso corpo. Contém principalmente vitamina C, mas também flavonoides e betacarotenos, entre outros.

Os radicais livres são causados pelos maus hábitos, má nutrição,  poluição, estresse, etc…

Comer alimentos antioxidantes nos ajuda a permanecer saudáveis, com boa aparência, e retardam os efeitos do envelhecimento.

2. Depurativo completo

O limão é uma das frutas mais depurativas que existe, isto é, nos ajuda a remover as toxinas que se acumulam no nosso corpo. Ela promove a função do fígado, da vesícula biliar e dos rins, que, indiretamente, também melhora o trânsito intestinal.

O seu conteúdo de cálcio e potássio ajuda a combater a retenção de líquidos e facilita o trabalho depurativo do rim.

3. Alcaliniza o organismoLimões

Mesmo que o limão seja ácido, tem poder para neutralizar o excesso de ácido no estômago e contribuir para a alcalinização do sangue e do corpo em geral.

Ter um organismo muito ácido, por causa de uma dieta pobre, emoções negativas ou poluição, predispõe a sofrer todos os tipos de doenças.

Alguns estudos demonstram também ser eficaz na prevenção do câncer, que pode também estar relacionado com um organismo excessivamente acidificado.

4. Protetor cardiovascular

O limão contém quantidades significativas de vitamina C, hesperidina e rutina, bem como de vários antioxidantes.

Estes são muito benéficos para melhorar a elasticidade das veias e artérias e prevenir doenças como a hipertensão, colesterol, veias varicosas, hemorroidas ou arteriosclerose.

5. Ajuda com a perder pesoSuco de limão

O limão é ideal para dietas de perda de peso, pois tem a propriedade de estimular o metabolismo e dissolver as gorduras.

Isso, juntamente com a virtude de eliminar a retenção de líquidos em excesso, favorecer uma perda de peso gradual e saudável e melhorar a nossa saúde. Estes benefícios são alcançados graças à sua vitamina C, pectina e cafeína.

Por outro lado, o suco de limão tem um efeito de saciedade que faz com que seja um medicamento para o controle do apetite, especialmente se tomado algum tempo antes das refeições.

Você quer saber mais? Leia: 8 alimentos que ajudam a acelerar seu metabolismo

6. Melhora a digestão

Infusões com um pouco de limão, seu suco em jejum ou como tempero…. Este citrino é um suplemento muito eficaz para melhorar a digestão das nossas refeições.

Impede a azia, ajuda a digerir gorduras e proteínas e regula o apetite.

Nós podemos mudar ou substituir o vinagre por limão em saladas e molhos, e adicioná-lo a todos os tipos de carnes. Podemos também acrescentar suas raspas às sobremesas.

Temperar nossas refeições com limão também aumenta a absorção de ferro e previne e combate anemia naturalmente.