6 benefícios de mergulhar seus pés em vinagre

Graças ao ácido acético do vinagre, além de controlar as infecções, neutralizar os maus odores e suavizar a pele, conseguiremos um extra de hidratação e acalmaremos a coceira.
6 benefícios de mergulhar seus pés em vinagre
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Os pés têm a função de suportar nosso peso em cada uma das atividades que realizamos diariamente. Entretanto, quase sempre descuidamos da sua saúde até que estes apresentem algum tipo de problema.

Poucas vezes consideramos que, por seu contínuo contato com o chão, os pés estão expostos ao ressecamento, às bactérias e a outros fatores que podem afetá-los.

Como resultado, surge uma série de imperfeições, as quais incluem os fungos, os calos e outras alterações. Além do fato de que deixam os pés feios do ponto de vista estético, algumas dessas imperfeições também são prejudiciais a saúde dos pés.

Felizmente há ingredientes 100% naturais cuja composição oferece um “extra” de nutrientes e proteção, bem como melhora em pouco tempo a sua aparência.

Entre eles encontramos certamente o vinagre, um alimento rico em ácidos e compostos antimicóticos que regulam o pH da pele.

Queremos contar em seguida quais são seus benefícios para a derme e por que é conveniente usá-lo como tratamento.

1. Combate os fungos

Pé rachado

O ácido acético do vinagre ajuda a eliminar os fungos que causam problemas como o pé de atleta, também conhecido como frieira,  ou as unhas amareladas.

Sua ação antimicótica e antibacteriana controla a infecção e, bem como cria uma barreira protetora contra futuros ataques destes micro-organismos.

Como utilizá-lo?

  • Coloque uma xícara de vinagre em um recipiente com água morna e mergulhe os pés durante 15 ou 20 minutos.
  • Repita o tratamento 2 ou 3 vezes por semana.

2. Suaviza a pele

A ação esfoliante deste produto natural é útil para eliminar as células mortas que nos fazem sentir a pele ressecada e áspera.

Como utilizá-lo?

  • Mergulhe os pés em um recipiente com água e vinagre por 15 ou 20 minutos.

3. Elimina as verrugas

Calo no pé

Os ácidos do vinagre, neste caso o de maçã, são eficazes contra os vírus que causam verrugas na pele dos pés.

Sua composição neutraliza a infecção e suaviza a protuberância até removê-la por completo.

Como utilizá-lo?

  • Primeiramente acrescente meia xícara de vinagre de maçã em um recipiente com água morna
  • Em seguida deixe os pés de molho durante 30 minutos.
  • De forma opcional, aplique o vinagre sobre a verruga com a ajuda de um pedaço de algodão.

4. Acalma a coceira

A coceira nos pés pode ser causada por um desequilíbrio no pH, tanto pelo um excesso de ressecamento ou quanto pela proliferação excessiva dos fungos.

Inclusive, algumas vezes isso ocorre por uma reação alérgica aos materiais do sapato.

Por sorte, o vinagre de maçã alivia este incômodo sintoma e, ao mesmo tempo, controla o problema que o origina.

Como utilizá-lo?

  • Misture igualmente vinagre de maçã com água morna e mergulhe os pés durante 20 minutos.
  • Repita o tratamento todos os dias se considerar necessário.

5. Neutraliza os maus odores

Pés hidratados

O excesso de suor nos pés e o crescimento de algumas bactérias podem causar odores desagradáveis e difíceis de eliminar.

Os ácidos do vinagre reduzem a proliferação de fluidos e, ao mesmo tempo, inibem o crescimento dos germes. Ou seja, aplicado sobre os pés, é uma solução natural para acabar com estes odores incômodos.

Como utilizá-lo?

  • Acrescente igualmente duas partes de água e uma parte de vinagre de maçã em um recipiente e deixe os pés de molho durante 15 minutos.
  • Se o odor for forte demais, acrescente além disso várias gotas de óleo essencial de melaleuca.
  • Assegure-se de limpar os sapatos antes de voltar a utilizá-los.

6. Suaviza os calos dos pés

Os calos nos pés podem se formar pela acumulação excessiva de células mortas e a contínua fricção por alguns tipos de sapato.

O ácido acético deste produto age como um esfoliante e emoliente, sendo assim, ideal para remover a pele morta e suavizar os calos.

Sua absorção aumenta o nível de hidratação da pele e, com os dias, melhora de forma notável a aparência dos pés.

Como utilizá-lo?

  • Combine igualmente vinagre branco com água quente e mergulhe os pés durante 15 ou 20 minutos.
  • Repita o tratamento todas as noites e complemente sua aplicação com o uso de uma pedra-pomes.

Você está pronta para cuidar dos seus pés com este maravilhoso ingrediente? Agora que sabe o quanto ele é benéfico para cuidar desta parte do seu corpo, não hesite em incluí-lo em sua rotina de beleza.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Darshna Yagnik et al. “Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coliStaphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression”, Sci Rep. 2018; 8: 1732.
  • Gopal J et al. “Authenticating apple cider vinegar‘s home remedy claims: antibacterial, antifungal, antiviral properties and cytotoxicity aspect”, Nat Prod Res. 2017 Dec 11:1-5. doi: 10.1080/14786419.2017.1413567.
  • Mota AC et al. “Antifungal Activity of Apple Cider Vinegar on Candida Species Involved in Denture Stomatitis”, J Prosthodont. 2015 Jun;24(4):296-302. doi: 10.1111/jopr.12207. Epub 2014 Sep 14.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.