6 benefícios do óleo de gérmen de trigo para o cabelo

Graças às suas propriedades, e apesar de ser um óleo, o gérmen de não deixa umaspecto gorduroso no cabelo e o nutre em profundidade
6 benefícios do óleo de gérmen de trigo para o cabelo

Última atualização: 23 agosto, 2022

Óleo de gérmen de trigo é um produto vegetal obtido a partir do pequeno embrião encontrado no grão de trigo.

Destaca-se por sua cor âmbar escura característica e por seu suave cheiro de noz. Além disso, tem sido valorizado por seu alto teor de nutrientes essenciais e suas múltiplas aplicações medicinais e cosméticas.

Inclusive, muitas empresas estão incorporando o óleo de gérmen de trigo em alguns de seus produtos para pele e cabelo. Pois, após absorvido, ele exerce um efeito hidratante, reparador e rejuvenescedor.

Embora alguns não saibam, é uma grande fonte de ácidos graxos essenciais, antioxidantes e proteínas de alta qualidade, que ajudam a prevenir e a tratar diversos problemas estéticos.

Uma vez que muitos ainda não o conhecem, a seguir destacaremos seus 6 benefícios para a saúde do cabelo.

Não deixe de experimentar!

Promove o crescimento saudável

Aplicar óleo de gérmen de trigo nas raízes capilares é uma solução excelente contra queda excessiva e dificuldades de crescimento.

Este produto concentra quantidade significativa de vitaminas do complexo B, necessárias para estimular crescimento celular e a formação de tecido.

Suas proteínas fortalecem os folículos capilares e fibras. Assim, evitam a quebra, o ressecamento excessivo e outros transtornos que influenciam a queda.

Além disso, os ácidos graxos essenciais e sua contribuição de vitamina E regulam a produção de óleos no couro cabeludo e ajudam a manter a cabeleira volumosa, brilhante e saudável.

Combate o ressecamento

As gorduras saudáveis do óleo de gérmen de trigo, entre as quais se incluem ácido linoleico e ácido palmítico, penetram facilmente no couro cabeludo e ajudam a hidratar o cabelo ressecado.

Seus antioxidantes retardam o estresse oxidativo causado pelos radicais livres e reduzem os desequilíbrios de pH que conduzem ao ressecamento.

Vitaminas A, D e E fortalecem as fibras dos cabelos e, por sua vez, servem para mantê-los brilhantes e hidratados.

Condicionador natural

Por sua textura suave e alta concentração de nutrientes essenciais, este óleo pode ser usado como substituto de condicionadores comerciais.

Além de barato, proporciona ao cabelo muito mais benefícios em comparação com os produtos químicos.

Suas gorduras saudáveis ajudam a manter o brilho e desembaraçam os nós que tendem a quebrar o cabelo durante a modelagem.

Controla o frizz

Uma pequena quantidade de óleo de gérmen de trigo no cabelo ajuda a reduzir o efeito elétrico, conhecido como frizz.

Graças à sua textura, ajuda a hidratar e selar as fibras do cabelo, impedindo-as de deixar seu lugar ao ter contato com a brisa ou vento.

Embora seja um produto oleoso, se usado em pequenas quantidades não altera a produção natural de óleos, nem deixa um aspecto gorduroso no cabelo.

Protege o couro cabeludo

As proteínas, a vitamina E, e os ácidos graxos essenciais deste produto são nutrientes muito benéficos para o couro cabeludo.

Estes regulam o seu pH natural e facilitam a remoção de células mortas acumuladas sobre a sua superfície.

A sua aplicação através de massagem estimula a circulação nesta área e, portanto, facilita a oxigenação celular e o transporte de nutrientes.

Além disso, apresenta efeito antibacteriano e antifúngico que ajuda na prevenção e tratamento da caspa e infecções bacterianas e fúngicas.

Sela as pontas duplas

Certamente sabemos que nem sempre é possível selar as pontas duplas do cabelo. Portanto, uma boa opção é hidratá-lo com óleo de gérmen de trigo para melhorar a sua aparência.

O ácido linoleico, as vitaminas do complexo B e vitamina E atuam em conjunto para reparar os danos das fibras capilares, eliminando aquelas pontas separadas que dão uma aparência desagradável.

Como aplicar óleo de gérmen de trigo no cabelo?

O óleo de gérmen de trigo pode ser utilizado sozinho ou como parte de uma máscara ou tratamento capilar.

Conforme a necessidade do cabelo, você pode usar uma pequena quantidade no couro cabeludo, nas pontas, ou por toda a cabeleira.

  • O ideal é usar em um dia em que se tem várias horas livres, porque quanto mais tempo você deixar antes de lavar o cabelo, melhor.
  • Use sempre uma quantidade moderada porque o excesso pode ser de difícil remoção durante a lavagem normal.
  • Use duas ou três vezes por semana, dependendo do tipo de tratamento que você deseja aplicar ao cabelo.

Adquira este óleo em lojas de ervas ou cosméticos confiáveis. Inclua-o em sua rotina de beleza do cabelo e descobra todos os seus benefícios.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Wheat germ extract. (2015).
    mskcc.org/cancer-care/herb/wheat-germ-extract
  • Brandolini A, et al. (2012). Wheat germ: not only a by-product. DOI:
    10.3109/09637486.2011.633898
  • Skolnik, P. Eaglstein, W.H., Ziboh, V.A. “Human Essential Fatty Acid Deficiency.” Arch Dermatol, 1977; 113 (7): 939-941 (ref. 6751). — fatty acids and hair loss

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.