6 conselhos para manter os olhos saudáveis - Melhor com Saúde

6 conselhos para manter os olhos saudáveis

Piscar é fundamental para lubrificar os glóbulos oculares e manter os olhos saudáveis. Se você passa muito tempo em frente a uma tela, procure não se esquecer de piscar com frequência.
6 conselhos para manter os olhos saudáveis

A visão é um dos sentidos mais apreciados, mas muitas vezes não cuidamos dela como deveríamos. Já escutamos em muitas oportunidades como cuidar de nosso corpo e de cada uma de suas partes, mas por que é tão importante manter os olhos saudáveis?

A maioria dos conselhos para cuidar da visão são similares a: “não veja muita televisão” ou “não use tanto o computador ou o celular”. Hoje em dia estes conselhos se tornaram um pouco obsoletos.

Mesmo que continuem sendo recomendações muito úteis, a realidade é que muitos de nós precisamos passar várias horas em frente a uma tela devido ao trabalho, estudos ou outra atividade.

Por estas razões queremos falar sobre alguns conselhos para que você consiga manter os olhos saudáveis. 

1. Melhore a alimentação

alimentacao-saudavel

A alimentação influencia enormemente a visão. Isso se deve à quantidade de vitaminas que proporcionamos aos olhos através do que comemos.

Um dos melhores alimentos quando se trata de cuidar da visão são as cenouras, por serem ricas em vitaminas A e C. Estas vitaminas se encarregam de manter e melhorar a saúde dos olhos.

No entanto, esta não é a única forma através da qual a alimentação afeta nossos olhos. Se seguimos uma dieta desequilibrada, aumentam-se os riscos de sofrer de alguma doença como o glaucoma.

2. Use óculos de sol sempre que puder 

Os óculos de sol não só estão na moda, eles também ajudam a reduzir o impacto que os raios UV geram nos olhos. Se você for sair, use óculos de sol, não importa a ocasião ou se está nublado.

Quando for comprar os óculos, assegure-se de que, pelo menos, resistam a 90% dos raios UV.

Além disso, melhor ainda se forem antirreflexo, já que ajudarão a manter seus olhos saudáveis e você se sentirá melhor quando estiver em algum lugar ensolarado.

3. Consulte um especialista sobre o estado de sua visão 

saude-ocular

Somente o oftalmologista pode falar com propriedade sobre o estado geral de seus olhos. Isso envolve um procedimento bem simples.

Para quem não sabe, os exames de vista consistem em:

  • Ver imagens através de cristais
  • Ler letras que mudam de tamanho
  • Examinar o olho com um aparelho que não causa nenhuma dor, mas que mede sua pressão ocular.

No entanto, se você quer garantir resultados ótimos nos exames, deve realizar uma dilatação de pupilas. 

Neste exame te aplicam algumas gotas de um colírio para que sua pupila se dilate mais do que o normal e possam examinar com maior precisão o olho. Mesmo que este procedimento seja mais detalhado, é pouco comum ser feito.

Na maioria das vezes isso é feito para descartar alguns problemas mais graves, ou quando sua pressão intraocular deve ser vigiada de forma regular.

4. Se usa óculos ou lentes, cuidado!

Usar óculos não significa necessariamente que você não tenha os olhos saudáveis. A maioria dos casos somente requer uma ajuda para poder ver melhor ou para prevenir desgastes na visão.

Não importa se você usa óculos ou lentes de contato: estes devem sempre estar limpos. Desta maneira você evita que sua visão se esforce e, no caso das lentes de contato, evita uma possível infecção.

É recomendado que, pelo menos uma vez por ano, você volte ao oftalmologista para fazer uma revisão geral do estado da visão e ajustar os graus das lentes.

5. Aprenda a usar as telas

cuidar-da-visao

Como já mencionamos anteriormente, hoje em dia não podemos viver sem uma tela, seja do computador ou do celular.

No entanto, isso não significa que não existam maneiras de proteger nossa visão quando as usamos. A chave neste ponto é o equilíbrio.

A distância recomendada quando vemos a televisão é de um metro. Se for usar um computador, deve dar uma distância de 60 cm entre seus olhos e a tela.

É muito comum usar os celulares no escuro, mas saiba que isso danifica a visão. O melhor é que sempre use as telas com a luz acesa.

Além disso, lembre-se de que na maioria das telas pode-se graduar a iluminação. Use esta ferramenta para deixar sua visão mais descansada.

6. Olhos lubrificados = Olhos saudáveis

Os olhos precisam estar lubrificados constantemente. Se você sentir secura ou coceira, pisque.

Se piscar já não for suficiente, peça ao oftalmologista que recomende lágrimas artificiais para umedecer seus olhos de tempos em tempos.

Se você for passar várias horas em frente ao computador, aplique uma gota em cada olho a cada três horas, ou cada vez que sentir incômodo. Assim você poderá manter seus olhos saudáveis por mais tempo.

Como você pode notar, todos estes conselhos para manter a visão em boas condições são muito simples e fáceis de seguir.

Basta cuidar dos olhos como se estivesse cuidando de outra parte do corpo.