6 conselhos para prevenir o envelhecimento precoce

6 conselhos para prevenir o envelhecimento precoce

Você sabia que a atividade física também é importante para regenerar a pele? Graças à eliminação de substâncias tóxicas conseguimos adiar os sinais do envelhecimento. Além disso, também prevenimos a flacidez.
Como combater o envelhecimento precoce

O envelhecimento da pele é um processo biológico que, em algum momento da vida, todas as pessoas precisarão aceitar. Embora hoje em dia existam muitas técnicas para adiar seus sinais, a verdade é que chegará um momento no qual o seu surgimento será inevitável.

Quando esse processo ocorre de forma natural, quase sempre é notado a partir dos 40 anos, com o desenvolvimento de pequenas rugas que, pouco a pouco, vão se tornando mais visíveis. Isso ocorre por uma diminuição hormonal que compromete as células da pele, assim como a produção de colágeno e elastina.

Por outro lado, existe um tipo de envelhecimento que pode ser evitado e reduzido com mais eficácia. Falamos daquele que ocorre de forma precoce como resultado dos maus hábitos de vida e outros fatores externos que afetam a saúde da pele.

Temos que saber que absolutamente todos nós estamos expostos, de uma forma ou de outra, a sofrer estes danos precoces na pele.

Para reduzir o risco, vale a pena seguir algumas recomendações e tratar de melhorar o estilo de vida em geral.

  1. Dormir bem

dormir

Durante as horas de sono o organismo libera várias substâncias que apoiam a regeneração celular para manter a pele mais jovem. Quando não dormimos, estamos obstruindo esta atividade e, a médio e longo prazo, isso pode ser notado no estado da pele.

Dormir 7 ou mais horas por dia, sem interrupções, permite que o organismo se repare de forma adequada, e há um menor risco de desenvolver sinais como as olheiras e as bolsas sob os olhos.

  1. Alimentação balanceada

A pele é o órgão mais extenso do nosso corpo e, portanto, requer uma nutrição especial para gozar de uma saúde ótima.

Através de uma alimentação de boa qualidade, podemos oferecer a ela compostos antioxidantes, vitaminas, minerais e muitos outros nutrientes que participam da sua restauração e que evitam o dano oxidativo causado pelos radicais livres do ambiente.

Neste sentido, a dieta deve estar baseada em alimentos de alta qualidade como:

  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes
  • Ácidos graxos ômega-3
  • Frutos secos
  1. Proteger-se do sol

protetor-solar

Os raios ultravioleta do sol são a principal causa do envelhecimento precoce da pele e de muitas outras condições cutâneas.

Como em muitos momentos é inevitável manter-se longe deles, é indispensável usar sempre um protetor solar, bem como chapéus, viseiras e bonés, entre outros elementos que sirvam para proteger a pele.

Os danos que o sol causa nas camadas superficiais e profundas da pele nem sempre são notados de imediato, mas com o tempo costumam ser bastante visíveis. Além disso, foi demonstrado que eles também aumentam o risco de câncer de pele.

  1. Fazer exercícios regularmente

É isso mesmo! Além de ser um excelente hábito para se manter em forma, a atividade física também apoia a regeneração da pele e ajuda a conservá-la em perfeitas condições durante mais tempo.

Através desta prática o organismo elimina diversas substâncias tóxicas que afetam a saúde e que influenciam no desenvolvimento precoce do envelhecimento.

Somado a isso, esta é a melhor forma de prevenir a flacidez, que é outro dos fatores que propicia o surgimento de rugas.

  1. Não fumar

fumar

Está comprovado que todas as pessoas que têm o mau costume de fumar envelhecem mais rapidamente em comparação com aquelas que mantêm um estilo de vida saudável.

Os tóxicos presentes no cigarro são absorvidos por vários órgãos purificadores do corpo e vão parar no sangue, afetando cada uma das células do corpo.

O resultado é um organismo mais doente e uma pele enrugada, com manchas e outros transtornos cutâneos que afetam a beleza.

  1. Cuidados estéticos

Por último, e não menos importante, é bom realizar com regularidade alguns tratamentos de beleza que permitam melhorar os resultados anteriores para garantir uma pele livre de impurezas e imperfeições.

Os produtos de uso externo nutrem a pele e estimulam a reparação celular para diminuir e prevenir as rugas e as manchas.

Além disso, são apropriados para eliminar as células mortas, tonificar e proporcionar uma hidratação profunda para conservar a firmeza da pele.

Para levar em conta!

Reduzir os sinais do envelhecimento é muito mais difícil do que preveni-los. Por isso, em vez de esperar que os mesmos apareçam, o melhor é começar a agir antes para reduzir o impacto negativo dos fatores que os desenvolvem.