Ansiedade: 6 dicas para combater este mal

6 dicas para combater a ansiedade

Graças à atividade física aumentamos nossos níveis de serotonina, que ajuda a nos sentirmos melhor e a controlar a ansiedade.

Encontrar pessoas que sofrem com ansiedade é muito comum hoje em dia, quem sofre, parece experimentar preocupações, medos, apreensões com diferentes aspectos da vida diária.

Os efeitos dessas situações podem variar de pessoa para pessoa, mas a grande maioria as apresenta com maior ou menor frequência.

Inclusive, existem sintomas como:

  • Náuseas
  • Palpitações do coração
  • Pressão alta
  • Transpiração excessiva
  • Falta de apetite
  • Dor no peito
  • Dificuldade para conciliar o sono
  • Debilidade e fatiga
  • Dor e tensão muscular
  • Pupilas dilatadas

 Isso converte a ansiedade em doença bastante complicada e difícil de levar, por esse motivo, vamos recomendar alguns remédios caseiros que podem ser muito efetivos para combater a ansiedade.

Praticar ioga e meditação

A ioga e a meditação são práticas recomendadas em casos de problemas de ansiedade, já que ajudam a pessoa a se sentirem melhor fisicamente e mentalmente. O melhor é praticar durante uns 20 ou 30 minutos diários, acompanhados de uma série de massagens relaxantes (especialmente na cabeça e no rosto), o que pode ser muito benéfico para reativar a circulação sanguínea.

Praticar exercício regularmente

Uma forma bastante fácil de controlar a ansiedade é realizar alguma atividade física, o que provém também agilidade, saúde, perda de peso e ganho de massa muscular. Se você puder caminhe pelo menos 30 minutos por dia, isso permitirá que os níveis de serotonina no cérebro aumentem e em consequência o humor.

Dieta balanceada ajuda a combater a ansiedade

O problema da ansiedade pode ser melhorado com uma alimentação balanceada e nutritiva. O que pode ajudar a manter a boa saúde física e mental, permitindo que o cérebro funcione de maneira correta, evitando essa classe de desordens.

Dieta balanceada ajuda a combater a ansiedade

Cada 100 mg de amêndoa comum traz uma importante quantidade de vitamina E (26,22 mg).

O mais indicado é aumentar o consumo de vegetais verdes, como o espinafre, os frutos secos, amêndoas, produtos que apresentam um alto conteúdo de magnésio, o que é muito bom, pois o mineral ajuda a eliminar a tensão tanto muscular como mental, melhorando notavelmente o problema da ansiedade.

As plantas medicinais

As plantas medicinais que podem ajudar a aliviar a ansiedade mediante infusões podem ser:

Você pode tomar o chá antes de dormir, o que proporciona um descanso tranquilo, além de um despertar mais sossegado.

Ter uma vida social saudável

Muito importante para ter uma boa saúde mental, é manter-se ocupado, lembre-se de que a solidão jamais é aconselhada, muito menos para aqueles que sofrem com a ansiedade. Procure realizar atividades recreativas em companhia de familiares ou amigos, se existe alguma coisa que te preocupa ou te aflige, não deixe de falar.

Ter uma vida social saudável ajuda a evitar crises de ansiedade

Outra recomendação importante para acabar com o problema da ansiedade pode ser realizar algum trabalho social, se seu tempo lhe permite, o ideal é pertencer a qualquer grupo de voluntários, já que dessa maneira, sua mente se manterá ocupada.

Um banho quente

Ainda que pareça um remédio pouco comum, é muito efetivo para acalmar a ansiedade. Se você tiver uma banheira, encha com água quente e adicione umas gotas de essência de cerejas ou de lavanda, pois isso ajudará a relaxar os músculos e a mente.

A hora apropriada para realizar esse relaxante banho pode ser pela manhã e a noite logo antes de ir dormir.