Nariz entupido: 6 dicas para desobstruí-lo em poucos minutos

6 dicas para desobstruir seu nariz entupido em poucos minutos

O vapor que é gerado durante o banho de água quente é um remédio muito eficaz para desobstruir o nariz entupido e conseguir um alívio imediato.
6 dicas para desobstruir seu nariz entupido em poucos minutos

Os resfriados são uma constante em nossas vidas, especialmente nos momentos em que estamos expostos às mudanças de temperatura constante, como na chegada da primavera ou do outono. Eles trazem um mal-estar geral, que é aumentado quando temos o nariz entupido.

Em primeiro lugar, não chega oxigênio suficiente para o nosso corpo e, em segundo lugar, se nós tentarmos respirar pela boca, a sua qualidade da respiração será ruim.

Esta é a razão que faz com que encontrarmos uma maneira de limpar o nariz entupido seja importante, já que pode trazer melhoras e diminuir as dores habituais que aparecem em processos de resfriados.

Então, você deve prestar muita atenção às seguintes dicas para desobstruir seu nariz entupido, pois elas são eficazes e podem proporcionar um grande alívio.

1. Coma alimentos picantes para desobstruir o nariz entupido

Os alimentos picantes dissolvem o muco e, portanto, irão ajudar a limpar o nariz obstruído em minutos. A duração do efeito não é muito longa, mas, por que desprezar esses benefícios na nossa alimentação?

Para tirar proveito de suas propriedades, acrescente às suas refeições ingredientes como cebola ou alho, de preferência crus, condimentos, tais como wasabi, ou consuma diretamente pimentas picantes, como jalapeño ou chile serrano.

Assim, além de adicionar mais alimentos nutritivos em sua dieta, você alcança o seu objetivo.

2. Massageie seu seio nasal

dicas-desobstruir-nariz-entupido

Os seios nasais são os espaços que se encontram logo ao lado da divisória nasal.

Aqui, uma grande quantidade de muco se acumula, e fazer uma massagem na região com movimentos circulares irá contribuir para a sua dissolução e uma distribuição menos incômoda.

Como fazer?

  • Use os dedos indicadores médios e coloque suas mãos sobre os seios, logo abaixo da cavidade ocular, e faça movimentos circulares.
  • Durante 20 ou 30 segundos, cuide das regiões mais próximas ao nariz e, posteriormente, das que estão logo abaixo dos olhos.

Por último, apoie os polegares sobre as bochechas e faça movimentos circulares para fora.

3. Controle a respiração

dicas-desobstruir-nariz-entupido

Alguma vez você já obstruiu os ouvidos e tampou o nariz para corrigir isso? Se a resposta é sim, você entenderá facilmente esta dica.

Como fazer?

  • Respire fundo e tampe o nariz. Em seguida, com o nariz na mesma posição, tente expulsar o ar até você se sentir incomodado com isso.
  • Nesse momento, tire suas mãos e respire normalmente.
  • Você vai ver como, em poucos minutos, terá conseguido desobstruir seu nariz.

4. A tradição manda: aplique uma solução salina

Neste caso, você tem duas opções: comprar o líquido na farmácia ou produzi-lo por conta própria em sua casa.

Ambos são igualmente eficazes, mas aqui nós sempre apostamos em remédios caseiros, especialmente se eles são tão simples como este: basta ferver a água com sal e deixar esfriar.

Em seguida, use uma seringa para depositar o líquido através de suas narinas para que funcione como solvente e limpe o nariz obstruído imediatamente.

5. A hortelã é inimiga do muco

dicas-desobstruir-nariz-entupido

Como sabemos, a hortelã tem sido utilizada para aliviar os problemas respiratórios devido ao fato de que contém ácido acético e ácido ascórbico.

O poder dessas substâncias é tão eficaz que usando os inaladores de mentol ou das clássicas pomadas mentoladas nas vias respiratórias você extinguirá seus problemas em questão de minutos.

6. Tome um banho quente

O vapor de água atravessará seu sistema respiratório, de maneira que diluirá a massa que impede que você obtenha a quantidade de ar necessária ao respirar.

Além disso, com certeza se introduzirá uma certa quantidade de água quente diretamente no nariz entupido, de modo a obter o descongestionamento.

Não tenha medo de piorar sua condição com esta ducha para limpar o nariz. Quando sair do banho, seque-se bem e não haverá problema. Além disso, lembre-se de que você deve se livrar dos micróbios que são produzidos por espirros ou tosse.

Lembre-se dessas dicas, porque, infelizmente, mais cedo ou mais tarde todos nós precisaremos delas.

Graças a elas, você poderá obter mais bem-estar quando você ou alguém próximo estiver resfriado. Vale a pena experimentar.