6 dicas e recomendações para uma manicure em casa perfeita - Melhor com Saúde

6 dicas e recomendações para uma manicure em casa perfeita

As gorduras dos cremes podem dificultar a fixação do esmalte, quando hidratamos as mãos devemos evitar a zona das unhas
6 dicas e recomendações para uma manicure em casa perfeita

As mãos são parte importante de nossa beleza e apresentação pessoal. Os cuidados que temos nesta área pode dizer muito sobre nós.

Para ter mãos bonitas, limpas e bem apresentadas, os centros de beleza oferecem a realização de uma manicure, procedimento que mima as mãos, através de diferentes técnicas, que proporciona uma aparência bonita às unhas.

Hoje em dia, muitas pessoas se especializaram neste tipo de tratamento de beleza para melhorar o estado das mãos e unhas de forma regular.

No entanto, nos dias de crises e dificuldades econômicas, algumas pessoas não conseguem pagar e buscam outras alternativas.

Neste artigo, queremos compartilhar as recomendações básicas para realizar uma manicure caseira perfeita, caso você não possa procurar um profissional.

Elimine o esmalte anterior

O primeiro passo será eliminar os restos de esmaltes que tendem a ficar de uma manicure anterior e que podem ficar aderidos às unhas.

Escolha um removedor de esmaltes suave para as unhas, já que alguns podem conter compostos agressivos que podem enfraquecer as unhas.

Empape um algodão com o produto e depois aplique-o com uma leve pressão durante um minuto.

Evite esfregá-lo de um lado para o outro, porque o único que conseguirá é manchar os dedos.

Veja também: O que o roer das unhas fala de sua personalidade

Lixa para dar forma

Mulher fazendo manicure nas unhas

A lixa é o elemento chave da manicure porque permite dar forma às unhas antes de trabalhar com as cutículas e com o resto dos produtos.

Escolha lixas de papelão, já que as metálicas tendem a enfraquecer e quebrar a unha com facilidade.

Para lixar faça o movimento na mesma direção, evitando o famoso ziguezague. Mova-a dos lados para o centro de modo suave, proporcionado a forma desejada.

Evite lixar a superfície das unhas, pois com isso estará eliminando sua capa protetora e as enfraquecerá.

Submerja as mãos na água quente

Mulher molhando as mãos antes de fazer a manicure

A água quente ajuda a relaxar as mãos e a suavizar as cutículas para que seja mais simples tratar esta parte das mãos.

Os especialistas recomendam evitar cortar as cutículas, já que estas têm uma função protetora da unha e, ao cortá-las, crescerão cada vez mais duras.

O que se faz neste passo é eliminar as que estão aderidas à superfície da unha, utilizando um creme específico e um palito.

Hidratar e aplicar uma base

Depois de submergir as mãos na água, aplique um creme hidratante, sem tocar nas unhas, porque a gordura destes produtos pode dificultar a fixação do esmalte.

Antes de aplicar a cor, lembre-se de utilizar uma boa base para evitar descolorações amareladas e desta forma polir a superfície.

Aplicar o esmalte

Manicure em unhas

Escolha a cor do esmalte que você mais gosta e aplique-o começando pelo centro da unha para fora, antes de dar outras duas pinceladas dos lados.

O ideal é aplicar duas camadas para que a cor fique brilhante e perfeita. Para isso, aplique primeiro uma e espere secar antes de aplicar a outra.

Evite colocar mais camadas, pois a única coisa que irá acontecer é o esmalte não aderir de forma adequada na unha e descamar rapidamente.

Terminar com um brilho secante

Para terminar uma manicure perfeita, espere alguns segundos para que o esmalte seque. Depois aplique algumas gotas de esmalte secante sem cor para uma máxima duração e um toque de brilho extra.

Lembretes!

As mãos e as unhas estão expostas todos os dias a uma grande quantidade de fatores que podem sujá-las, afetar sua saúde e proporcionar uma aparência pouco agradável. Por isso, recomenda-se fazer uma manicure, no mínimo, uma vez por semana.

Caso você sofrer alguma fragilidade nas unhas, evite o uso de esmaltes agressivos, já que podem piorar o problema. Neste caso, o melhor é limpar as unhas e utilizar um produto fortalecedor antes de dar cor.

Quer conhecer mais? Leia: Dicas para ter unhas mais bonitas