6 dicas para revitalizar os rins - Melhor com Saúde

6 dicas para revitalizar os rins

E você, como cuida da saúde de seus rins? É verdade que muitas vezes descuidamos esse órgão, seguimos hábitos de vida incorretos e, quando menos esperamos, algum problema nos surge. Podemos evitar isso? Desde já, é bom receber algumas dicas simples de como revitalizá-los e cuidar deles.

A saúde de nossos rins

Pense por um momento na quantidade de água que você bebe por dia. Questione também se você acha que consume as frutas e verduras mais adequadas para cuidar de seus rins. Ao refletir sobre isso geralmente perceberemos o quanto somos descuidados com nossa saúde.

Caímos em um ritmo de vida onde tudo é frenético, comemos quase tudo o que vemos sem nos preocuparmos se é saudável ou não. Considere que um problema que muitos têm é que, ao sofrerem períodos de estresse ou ansiedade, procuram principalmente se saciar com coisas nada saudáveis, como é o caso de hambúrgueres, pizzas, petiscos… Que nos oferecem uma sensação de placidez muito enganadora, porque a longo prazo danificam muito nossos rins. O mesmo acontece com o sal.

Muitos de nossos pratos são acompanhados por esse “toque” prejudicial. Lembre-se, além disso que, ainda que pareça surpreendente, muitos doces ou panificados industriais também contêm sal. Com tudo isso queremos dizer que, muitas vezes, deixamos passar o fato de que aspectos tão simples como esse vão danificando os rins diariamente de forma inevitável. É preciso ter consciência disso. De repente, num dia podemos sentir os seguintes sintomas:

  • Ardor ao urinar;
  • Vontade de ir ao banheiro, descobrindo além disso que a urina escureceu;
  • Infecções;
  • Cálculos renais.
  • Dor na parte baixa das costas;
  • Inchaços, sensação de que a comida é mal digerida, que nossa tensão arterial sobe como consequência de uma insuficiência renal.

Dicas para revitalizar nossos rins

O que significa revitalizar nossos rins? Essa ideia é lançada com a finalidade de melhorar o funcionamento dos rins, de tornar sua vida mais fácil, fortalecê-los, fazer com que sua funcionalidade não se reduza, com que filtre e depure o organismo da melhor forma possível. Vejamos como alcançar isso.

1. Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por dia

Vinagre-e-bicarbonato

Tomar uma colher de sopa de bicarbonato é uma terapia fabulosa para cuidar dos rins. O segredo de seu benefício reside no fato de que consegue depurar os rins de forma adequada, evitando o desenvolvimento de cálculos renais. Além disso, facilita sua função diária. O fato de que nos permite equilibrar a acidez de nosso corpo e sua alcalinidade faz com que esse composto seja algo básico para tomar, por exemplo, depois do jantar. Uma colher de sopa pequena dissolvida em água e pronto!

2. Dois litros de água de pouca mineralização

agua-alcalina

Sabemos que existem muitos tipos de água no mercado. A mais idônea para cuidar e revitalizar os rins é, sem dúvidas, a que dispõe de menos mineralização. Existem mananciais que são muito ricas em cálcio, silício, e outros minerais que em algum momento podem nos ser úteis. Porém, em geral, pessoas com problema de rins, alta tensão arterial e crianças pequenas, são mais beneficiadas com uma água pouco mineralizada, mais suave. Esse tipo de água nos permite eliminar melhor as toxinas, são diuréticas e mais saudáveis.

3. Os benefícios da melancia

melancia-e-toranja

Os médicos consideram a melancia como uma autêntica fruta curativa e das melhores aliadas para o rim. Por quê? Basicamente por seu alto teor em água, é muito adequada para limpar o sangue e nossos rins. Pode ser consumida em sua forma natural ou em suco, mas sempre fresca. Se estiver muito madura, perdemos algumas de suas propriedades.

4. Remédio para revitalizar os rins

alcachofra-500x375

A alcachofra é outro remédio bem simples e efetivo para cuidar dos rins, e também do fígado. Basta cozinhar uma alcachofra e beber ao longo do dia a água obtida desse cozimento, misturada com o suco de meio limão. Esta verdura também pode ser consumida, mas essa água é maravilhosa para melhorar as funções básicas desse órgão.

5. Suco matinal de abacaxi e uva

Suco-de-abacaxi-com-menta

Não perca nenhuma oportunidade de comprar abacaxi fresco. Seu alto teor em fibras e vitaminas faz com que essa fruta seja ótima para revitalizar os rins, já que pode fortalecê-los e, além disso, oferece um grande efeito diurético que nos faz urinar mais e, consequentemente, nos depurarmos. Combinado com uvas torna-se um tônico muito poderoso para começar o dia. Mas, lembre-se, o abacaxi tem de estar sempre fresco para nos oferecer mais vitaminas!

6. Infusão de dente de leão

dente-de-leao

O dente de leão é considerado como a melhor planta medicinal para revitalizar a saúde de nossos rins. Por isso é muito adequado tomar uma xícara dessa infusão todas as tardes. É preciso considerar que, segundo dizem os especialistas em fitoterapia, é a raiz de dente de leão que dispõe de maiores propriedades para nossa saúde em geral, pois é boa para nossa digestão, para inflamações, para depurar e favorecer a produção de urina e, é adequada para filtrar os rins. Vale a pena considerar essas informações!