6 erros comuns que cometemos no café da manhã

6 erros comuns que cometemos no café da manhã

Se quisermos que o café da manhã nos ofereça as energias necessárias para enfrentar o resto do dia, devemos consumir os alimentos adequados e não nos limitarmos a um café.
6 erros comuns que cometemos no café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante e essencial do dia. Sem ele, não poderíamos funcionar adequadamente.

Após ter passado várias horas sem consumir algum alimento enquanto estava em sua fase de descanso, esta primeira refeição lhe permite se concentrar em sua jornada diária, evitando o mau humor ou o cansaço.

Este primeiro grupo de alimentos é o combustível inicial e, se você quiser começar o dia de uma boa maneira, deve comer bem. Evite os erros mais comuns que listamos a seguir para garantir a energia necessária para o dia.

1. Não comer

nao-tomar-cafe-da-manha-500x371

Este erro costuma ser bastante comum entre as pessoas jovens. Devido ao fato de terem um ritmo de vida acelerado, tendem a esquecer ou ignorar o consumo de alimentos pela manhã, seja por falta de tempo ou por não sentirem fome.

Se este é seu caso, lembre-se de que este costume pode gerar muitos problemas gastrointestinais como úlceras, gastrite e acidezTodos são muito dolorosos e o ideal é evitá-los.

Também há quem siga dietas restritivas onde não comem uma grande variedade de alimentos ou ficam muitas horas sem comer. Isso não é nada recomendável, a menos que seja por ordem médica ou sob supervisão de um especialista.

Devemos comer uma boa porção de alimentos que nos permitam recarregar as energias para enfrentar o resto do dia.

2. Não consumir proteínas o suficiente

Para começar o dia é importante e indispensável que obtenhamos uma boa dose de proteínas no café da manhã. Não basta uma xícara de cereal para obter todas as proteínas que seu corpo vai gastar nas primeiras horas do dia.

Há pessoas que só comem o cereal e deixam de lado o leite que representa a dose de proteínas normal. Uma boa alternativa é preparar uma torrada com uma fatia de pão integral.

Você pode comê-la com abacate ou com dois ovos mexidos e terá um café da manhã nutritivo e fácil.

Lembre-se de que se você não obtiver a porção fundamental desses elementos, depois terá fome em poucas horas.

torrada-abacate-ovo-500x313

3. Consumir pouca fibra

A sensação de fome aparece quando adicionamos muitos açúcares ao café da manhã, já que eles são digeridos muito rápido. Este efeito é compensado quando adicionamos fibra o suficiente na alimentação, pois a sensação de saciedade dura muito mais tempo.

É imprescindível adicionar pelo menos 5 gramas de fibra e vigiar para que o consumo de açúcar seja mínimo. O ideal é evitar todo tipo de açúcares refinados. Aqueles cereais e similares que contam com açúcar adicionado são a pior opção.

O mais indicado é uma salada de vegetais com alguns grãos ou sementes e uma fruta.

4. Comer pouco

Esta prática também é um dos erros mais comuns. A maioria das pessoas dão por fato que tomar café da manhã é comer uma fruta no caminho para o trabalho ou para a aula. Esta ideia é totalmente errada e é preciso abandoná-la o mais rápido possível.

O melhor é tirar uns minutos para poder se sentar e comer coisas balanceadas, com uma dose apropriada de carboidratos, fibras, proteína e gorduras. Consumir cerca de 300 ou 400 calorias é suficiente para nos sentirmos satisfeitos até chegar a hora do almoço.

Um café da manhã completo deve incluir:

  • Verduras e frutas.
  • Proteínas de alta qualidade.
  • Carboidratos complexos.
  • Gorduras saudáveis como nozes, sementes ou azeite de oliva.

Um dado que deve ser considerado por quem vai à academia de manhã é que ao fazer atividade física em jejum o corpo entra em estado de choque e, ao invés de queimar gordura, perde músculos.

Antes de ir à academia, é boa ideia tomar um café da manhã leve que ofereça carboidratos complexos, fibras e aminoácidos essenciais.

5. Não consumir gorduras

Existe a falsa crença de que o café da manhã deve ser uma refeição muito pequena e saudável. Inclusive, acredita-se que deve ser sem gorduras. Esta ideia é totalmente falsa, já que uma refeição sem gorduras pode nos fazer sentir com muita fome depois de somente uma hora.

Por isso, sugere-se que as primeiras horas do dia substituamos o iogurte sem gorduras por um que tenha 2% de gorduras. Se não quer fazer esta troca, adicione em seu iogurte natural algumas nozes para evitar a sensação de fome a curto prazo.

Dê-se o tempo necessário para tomar um bom café de manhã. Tomar apenas um iogurte com nozes não é uma refeição completa.

6. Tomar o café da manhã muito tarde

tomar-cafe-da-manha-tarde-500x331

É muito recomendável comer logo após acordar. Quanto mais tempo demoramos para tomar o café da manhã, mais famintos ficaremos e será mais difícil nos sentirmos satisfeitos depois de comer.

Para algumas pessoas talvez seja impossível comer tão cedo. Em todo caso, o recomendável é comer o mais cedo possível.

A falta de tempo não pode ser uma desculpa para deixarmos de tomar o café da manhã completo e saudável. Planejar o menu com antecedência e aprender a fazer as escolhas alimentares corretas ajudará a aproveitar o tempo ao máximo.

Não se esqueça de que consumir um café da manhã completo ajuda a ter energia durante todo o dia.