6 erros que cometemos quando queremos emagrecer

6 erros que cometemos quando queremos emagrecer

Passar fome para perder peso é um dos piores erros que podemos cometer. Para emagrecer, devemos manter uma dieta saudável, mas não podemos nos esquecer de combiná-la com uma rotina de exercícios e outros hábitos saudáveis.

Em um mundo onde a obesidade se tornou um dos maiores problemas de saúde em vários países, a maioria das pessoas tenta emagrecer e em muitos desses casos cometem erros que as atrapalham a obter bons resultados.

Emagrecer se tornou um dos maiores negócios em todo o mundo, sendo o tema de muitas empresas que oferecem produtos para perder peso, que geralmente não apresentam os resultados esperados. Em certas ocasiões, tais produtos podem ser de grande ajuda para perder peso com facilidade, porém, não há nada “milagroso” que possa dar resultados sozinho, já que para emagrecer é preciso considerar muitos outros fatores que influenciam no peso.

Um dos erros mais frequentes que as pessoas cometem quando querem emagrecer é se limitar a apenas uma coisa, pensando que assim obterão resultados. Por exemplo, a pessoa leva uma alimentação saudável mas não pratica exercícios e não considera outros hábitos importantes. Outras recorrem a dietas “milagrosas” que dão resultado em um primeiro momento, mas que no fim não servem para nada caso não continuem com um plano de alimentação e rotinas saudáveis. Gostaria de conhecer os erros mais comuns de pessoas que tentam emagrecer? Confira!

1. Eliminar da alimentação todos os carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, por isso jamais devem ser excluídos completamente de um plano saudável de alimentação. Claro que comê-los em excesso faz com que ganhemos peso, mas se o consumo for bem administrado, em quantidades recomendadas, é possível chegar ao objetivo.

Para conseguir emagrecer sem excluir os carboidratos o segredo é consumi-los no café da manhã ou no almoço, dessa forma, sobrará o resto do dia para queimá-los. Seu consumo à noite não é recomendado, já que assim se converterão em gordura.

É importante ressaltar que a eliminação dos carboidratos de nossa dieta pode nos acarretar diversos problemas graves de saúde.

2. Passar fome atrapalha a emagrecer

Muitas pessoas deixam de comer, pulam refeições ou comem pouquíssimo pensando que essa é uma boa maneira de perder peso. O que não sabem é que esse é um dos piores erros que podem cometer, já que além de criar deficiências nutricionais no organismo, farão com que o metabolismo se torne lento e, portanto, será mais difícil perder peso.

Foi comprovado que comer pequenas porções distribuídas em cinco ou seis refeições ao dia mantém o metabolismo em bom funcionamento, tendo a possibilidade de queimar gordura com mais facilidade.

3. Não tomar água

Não tomar água atrapalha a emagrecer

Muitas pessoas acreditam no falso mito de que a água faz com que ganhemos peso, devido ao fato de que supostamente favorece a retenção de líquidos. Porém, estudos demonstraram que ocorre o contrário, já que beber agua ajuda a acelerar o metabolismo, melhora a digestão e, além disso, nos mantém hidratados.

O que causa a retenção de líquidos é o sódio no organismo, por isso é recomendável evitar ou diminuir substancialmente o consumo de sal.

4. Abusar dos alimentos diet ou light

O fato das etiquetas dizerem que o produto é diet, light ou com baixo teor de gordura, desnatado ou saudável, não quer dizer que sejam 100% assim. É certo que esses alimentos tem menos teor de gorduras, açúcares, calorias, sódio e carboidratos, porém, o que muitos não consideram é que essa é só uma porcentagem comparada com os demais alimentos, assim, do mesmo modo podem engordar se o consumo for de forma abusada.

5. Praticar apenas exercícios cardiovasculares

Praticar apenas exercícios cardiovasculares pode atrapalhar a emagrecer

Sair, correr, andar de bicicleta, cavalgar ou, geralmente, praticar apenas exercícios cardiovasculares não basta para perder peso. A chave para obter bons resultados está em combinar esse tipo de exercícios com aqueles de resistência, que ajudam a queimar calorias durante o treinamento.

6. Fazer exclusivamente uma dieta

A alimentação desempenha um papel muito importante na hora de emagrecer e manter um peso equilibrado. É certo que alguns alimentos nos ajudam a queimar gorduras com mais facilidade, devido as suas propriedades. Mas, também existem dietas que favorecem a perda de peso em pouco tempo e com bons resultados.

Mas a verdade nisso tudo é que para darem resultados é muito importante eliminar qualquer alimento do tipo fast food, ricos em açúcares e gorduras, independentemente do tempo que dure a dieta.

Por exemplo, existem dietas que ajudam a queimar gordura em uma ou duas semanas, é possível que ao seguir passo a passo bons resultados sejam colhidos. Porém, para não fazer esse esforço em vão, no fim da dieta é muito importante continuar com um plano de alimentação saudável e bons hábitos de vida, que impeçam que você volte a ganhar peso.