6 estratégias para reduzir seus níveis de glicose

6 estratégias para reduzir seus níveis de glicose

Manter um nível correto de açúcar no sangue é importante. Em certas ocasiões não parece uma tarefa fácil, mas podemos conseguir isso seguindo conselhos simples e muito eficazes.
Níveis de glicose no sangue

Viver com uma síndrome metabólica, ou a famosa diabetes, é complicado. Você deve se assegurar de revisar e manter seus níveis de glicose em patamares saudáveis a todo o momento. 

Às vezes, você pode sentir que está fazendo algo errado ou que perdeu o controle, porque seus níveis de açúcar no sangue não diminuem.

Se você se encontra nessa situação, não acumule excesso de preocupação, já que isso também irá afetá-lo. Tome nota de algumas estratégias interessantes para reduzir os níveis de glicose do sangue com rapidez. Você verá que em pouco tempo conseguirá estabilizá-los. Confira.

1. Evite o consumo de amido

Os alimentos ricos em amido, como a batata e os cereais, são comuns em nossa dieta. Ainda que seus teores nutricionais sejam importantes, você deve evitar seu consumo para reduzir os níveis de glicose rápido.

Estes produtos são ricos em uma molécula camada amilopectina, que é de rápida digestão, mas que também gera picos de glicose no sangue.

O recomendável é deixar os amidos por um ou dois dias para facilitar a estabilização da glicose no sangue. Depois você pode voltar a consumi-los, sempre que não se exceder, já que a amilopectina oferece energia útil para a atividade física.

Você deve se lembrar de que o consumo excessivo de amido oferecerá quantidades de energia. Quando não usamos essa energia ela se transforma em gordura, e nossos níveis de glicose aumentam consideravelmente.

2. Reduza o consumo de açúcares

Reduz-o-consumo-de-açúcares-500x335

Todo diabético ou todos aquele que querem evitar a diabetes devem reduzir ou evitar por completo o uso de açúcares para controlar seus níveis de glicose. À primeira vista pode parecer simples, mas é uma tarefa que requer muito esforço e atenção.

A parte simples pode ser a de excluir os adoçantes naturais e artificiais de sua mesa. Porém, você deve ir além e manter vigília sobre todos os alimentos que comer. Produtos como pão de forma, bebidas energéticas e vegetais congelados contêm quantidades enormes de açúcar.

Isso se deve ao fato de que o açúcar melhora o sabor desses produtos e os torna mais suculentos ao cliente. Se você tem apresentado altos níveis de glicose, lembre-se de ler os rótulos dos alimentos e evitar aquele que contêm açúcares.

Você encontrará o tipo e a quantidade de açúcar na lista de ingredientes e na tabela de teor energético. Nossa recomendação é que escolha os produtos mais naturais, como vegetais frescos e água natural.

3. Assegure-se de consumir vitamina D

Vitamina-500x356

De acordo com a revista Diabetes Voice, pessoas com deficiência de vitamina D podem desenvolver alteração da tolerância à glicose. Por isso, se seus níveis de glicose se encontram elevados, você deve se assegurar de obter uma quantidade suficiente de vitamina D.

A forma mais fácil de obter vitamina D é tomando sol. Quando os raios solares entram em contato com a pele, o organismo produz este nutriente de forma natural. No entanto, caso você não possa tomar sol tanto quanto precisa, você pode consumir os seguintes alimentos:

  • Óleo de peixe
  • Cogumelos Portobello
  • Atum
  • Cereais integrais
  • Sardinha
  • Amêndoas
  • Tofu
  • Ovo
  • Queijo fresco

Se, apesar de comer estes alimentos, você acreditar que seus níveis de glicose ainda estão sendo afetados pela falta de vitamina D, você também pode incluir um suplemento alimentar em sua dieta.

4. Exercício

Um programa regular de exercício é vital para reduzir e manter seus níveis de glicose ótimos. De acordo com o Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, basta seguir um programa de exercícios de 1 hora três vezes por semana. Em um estudo feito por esta revista, foram acompanhados os dados de alguns participantes que realizaram exercícios aeróbicos e de resistência por doze semanas.

Caso a atividade física que você faz atualmente seja leve ou você não pratique nada, você pode começar com uma caminhada de 30 minutos. Lembre-se de que você deve começar de forma gradual porém constante, para que seus níveis de glicose se estabilizem e se mantenham ao longo do tempo.

5. Tome seus medicamentos

Controlar os níveis de glicose no sangue requer um grande esforço por sua parte. O mais básico e importante é seguir as recomendações do médico no que se refere aos medicamentos que deve tomar.

Quando se esquece de tomar um certo medicamento ou da injeção de insulina, você coloca sua saúde em sérios riscos e seus esforços anteriores não dão os resultados esperados. Caso você se esqueça de alguma dose e seus níveis de açúcar no sangue subam, assegure-se de tomar a dose seguinte na hora estabelecida.

Às vezes é complicado seguir todas as instruções devido às obrigações diárias, mas lembre-se de levar seus medicamentos para onde for e tomar quando for preciso.

Medicamentos-500x333

6. Beba água

Tomar água é vital para manter um corpo saudável e livre de toxinasCaso tenha altos níveis de glicose, é importante que substitua todas as bebidas que consome por água natural. Dentre as bebidas que mais afetam seu açúcar no sangue estão:

  • O café
  • Sucos
  • Bebidas energéticas

Caso queira consumir algo com mais sabor, tente preparar uma água fresca com uma fruta natural, ou aposte em chás e infusões para quando quiser algo morno ou quente.

Recomendamos a leitura do artigo: Benefícios de beber água com o estômago vazio

Reduza seus níveis de glicose e melhore sua qualidade de vida

Manter estáveis os níveis de açúcar no sangue requer certas mudanças em seu estilo de vida. Deixamos aqui seis estratégias para reduzir esses níveis rapidamente. Se você segui-las, conseguirá uma vida mais saudável por muito tempo. Não custa nada tentar, sua saúde agradece!