6 exercícios que ajudam a queimar mais calorias

6 exercícios que ajudam a queimar mais calorias

Se queremos queimar calorias mas não estamos acostumados a nos exercitar, é importante começar lentamente para evitar lesões. Depois podemos ir aumentando a intensidade e o tempo.
Exercícios para 6 exercícios que ajudam a queimar mais calorias

O exercício é um dos melhores hábitos que você pode adotar para manter um peso estável e uma boa saúde física e mental. Ele aumenta o gasto energético do corpo e ajudar a queimar mais calorias, que em excesso são, muitas vezes, a causa do sobrepeso.

Como se isso não fosse o suficiente, ajuda a manter em bom estado os músculos das articulações tornando-as  cada vez mais resistentes.

Hoje há  muitos tipos de exercícios e rotinas que podem ser feitas todos os dias, sem que isso seja uma atividade  exclusiva para as academias.

Na verdade,  há muitos tipos de exercícios que podem ser feitos no conforto de casa ou em lugares mais agradáveis, como parques.

Nesta ocasião, queremos compilar os 6 exercícios que podem ajudar  você a queimar mais calorias. Experimente!

1. Subir e descer escadas

Subir-escada-para-queimar-mais-calorias

Subir e descer escadas como um exercício pode ajudá-lo a queimar de 300 a 500 calorias, dependendo do tempo pelo qual você fizer a atividade.

É claro que vale a pena usá-las no trabalho em vez do elevador, embora o ideal seja adotá-las como parte do treinamento.

Ao fazer isso, é muito importante ter cuidado com a forma de colocar o pé no chão, pois uma pressão forte pode afetar a articulação do joelho.

Se você é uma pessoa sedentária terá que começar suavemente, com apenas alguns minutos, pois tentar fazê-lo em excesso pode ser prejudicial.

Veja também: Causas e remédios para dor no joelho

2. Correr

Correr a uma velocidade mais rápida ou mais lenta sem parar ajuda a queimar entre 325 e 450 calorias (se corrermos 1,6 km em oito minutos).

Este é um exercício cardiorrespiratório muito completo que acelera o metabolismo, fortalece as pernas e melhora o desempenho físico, além de permitir queimar mais calorias.

Assim como no caso anterior, deve-se ser tomado cuidado para controlar a postura das pernas, para evitar possíveis lesões.

Você pode começar com 8 ou 10 minutos, e ir aumentando o tempo de acordo com a resistência adquirida.

3. Agachamentos

Agachamentos-para-queimar-mais-calorias

A maioria das rotinas de treinamento de profissionais incluem várias sessões de agachamento pelos benefícios que ele traz para o corpo, sendo uma excelente opção para queimar mais calorias.

Eles não só ajudam a queimar muita gordura, mas fortalecem os músculos dos glúteos, pernas e abdômen.

São várias as maneiras de realizá-los e variar sua intensidade. Por exemplo, ao movimento clássico pode-se adicionar o peso de halteres para torná-lo mais eficaz.

Eles também podem ser feitos com saltos ou segurando barras de peso profissionais.

É claro que tudo deve ser feito com moderação e sempre tentando manter a postura correta.

Para queimar cerca de 80 calorias são recomendadas 8 séries de 20 repetições, com 45 segundos de descanso.

4. Pular corda

A atividade de pular corda há muito tempo deixou de ser apenas uma brincadeira de criança. Este exercício é um excelente aliado para perder peso e queimar mais calorias, porque aumenta o gasto de energia e reduz medidas de forma eficaz. 

30 minutos de treino permite queimar até 400 calorias, de acordo com a velocidade e intensidade.

Com este movimento trabalhamos mais grupos musculares do que correndo, e ele também serve para melhorar o equilíbrio, a coordenação e a concentração.

5. Andar de bicicleta

Andar-de-bicicleta-para-queimar-mais-calorias

Seja em uma bicicleta estática ou clássica, trata-se de um exercício muito bom para a saúde cardiovascular que fortalece vários grupos musculares do corpo.

Fazê-lo intensamente durante 45 ou 60 minutos pode ajudar a perder cerca de 300 a 400 calorias.

Também serve para tonificar  partes do corpo, tais como:

  • As pernas.
  • Os glúteos.
  • O abdômen.
  • Os braços.
  • A parte inferior das costas.

Visite este artigo: Exercícios para ter coxas mais magras e tonificadas

6. Dançar

Poucos imaginam que uma atividade tão prazerosa como a dança também seja uma maneira eficaz de trabalhar o corpo e reduzir medidas. Dependendo de sua intensidade e ritmo, ela ajuda a perder entre 180 e 200 calorias por sessão.

Ritmos agitados como swing, merengue e salsa servem como um exercício aeróbico de intensidade moderada.

Também é bom experimentar várias misturas de ritmos em práticas como a zumba.

Com esta fortalecemos as pernas, trabalhamos os glúteos e também queimamos gordura abdominal.  Serve também para desenvolver a flexibilidade, resistência e coordenação.

Se qualquer uma dessas atividades lhe causar dúvidas, consulte o seu médico ou profissional de sua confiança para ter a certeza de que seja adequada para você.

Lembre-se de que, se você não está acostumado, é melhor começar devagar para adquirir resistência física suficiente.