6 exercícios de relaxamento para dormir tranquilamente

6 exercícios de relaxamento para dormir tranquilamente

Tente não fazer esporte ou atividades estimulantes pelo menos duas horas antes de deitar, porque, pela geração de endorfinas, seu corpo permanece em estado de alerta.
Exercícios de relaxamento

No mundo tecnológico moderno em que vivemos, a taxa de pessoas com distúrbios do sono tem aumentado pois o estilo de vida agitado e o uso constante de dispositivos eletrônicos prejudica o padrão de sono considerado normal.

Os problemas do sono estão associados a muitas condições de saúde e não saber como controlá-los pode levar a sérios problemas físicos e psicológicos que podem afetar a qualidade de vida.

Portanto, é essencial não ignorar a questão e aprender a melhorar o sono para descansar de forma adequada.

Exercícios de relaxamento são boas alternativas que você pode considerar para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono; graças a eles, o corpo fica livre do estresse e estará mais preparado para dormir da melhor forma e sem interrupções.

Se nos últimos dias você não conseguiu descansar calma e corretamente, não perca este 6 exercícios de relaxamento recomendados para dormir tranquilamente e algumas dicas extras para melhorar a qualidade do seu sono.

Visite este artigo: 10 coisas sobre o sono que você deve saber: É muito importante!

Técnica de relaxamento para dormir melhor

Antes de começar

Passo 1. Encontre um lugar em sua casa onde você possa ficar quieto, longe do barulho e vista-se com roupas confortáveis. Você também pode ambientar o lugar com música suave para se concentrar.

Passo 2. Você pode praticá-lo sentado ou deitado, mas sempre tendo em mente que o conforto é essencial e a posição não deve ser forçada.

6-exercicios-de-relaxamento-recomendados-para-dormir-tranquilamente2

Exercícios:

  • N ° 1. Se você preferir deitar-se, dobre os joelhos e mantenha-se com os pés separados entre 20 a 30 centímetros. Assim, as costas estarão na posição de descanso. Se você prefere estar sentado, assegure-se de apoiar a cabeça em algum lugar confortável.
  • N ° 2. Coloque uma das mãos sobre a barriga e a outro na parte superior do corpo, incluindo o tórax e pescoço, a fim de receber melhor os movimentos do diafragma durante a respiração.
  • Nº 3. Com os olhos fechados, inspire profunda e lentamente e imagine a viagem que o ar faz através de seu corpo.
  • N ° 4. Observe como o ar retorna ao abdômen por ter colocado sua mão ali, mas o tórax não deve se mover. Tente manter a respiração por 3 ou 4 segundos.
  • N º 5. Expire expulsando o ar lentamente, enquanto conta de cinco até zero. Observe que o abdômen retorna à posição de descanso.
  • Nº 6. Repita estes mesmos passos por alguns minutos, concentrando-se em cada um dos movimentos. Pouco a pouco, você começa a sentir que seu corpo entra em um estado de relaxamento.

Precauções!

Para que estes exercícios de respiração funcionem como técnica de relaxamento é muito importante controlar a velocidade da respiração e da quantidade de ar inspirado durante o exercício.

Sempre que possível siga um ritmo lento e pausado, pois inspirar profundamente pode causar tonturas devido à hiperventilação ou a muito oxigênio no sangue.

Recomendações para melhorar o descanso

Para melhorar os efeitos desses exercícios também é bom considerar algumas recomendações que contribuem para melhorar o descanso e para que possamos dormir sem interrupções.

Respeite seus horários

Organize um período para dormir e acordar, pois desta forma o corpo se acostuma a dormir sem distrações no tempo definido.

Evite cochilos

Não é ruim descansar por 15 minutos durante o dia. O que não é recomendado é exceder este tempo ou fazê-lo algumas horas antes de dormir.

Faça do seu quarto um templo para descansar

O lugar de dormir deve ser confortável, livre de aparelhos eletrônicos, com cortinas escuras e um bom colchão.

Um jantar leve

Comer antes de dormir ou ingerir alimentos muito pesados horas antes de descansar também poderia causar um distúrbio do sono.

Os especialistas recomendam um jantar leve pelo menos duas horas antes de deitar.

Veja também: 6 jantares saudáveis para dormir melhor

Faça uma leitura

Muitos preferem assistir TV, jogar jogos no celular ou usar outro dispositivo eletrônico quando não conseguem dormir. No entanto, a luz emitida por estes dispositivos tem um efeito negativo para a saúde e pode ser a causa da dificuldade para pegar no sono.

Portanto, o ideal é ler algo ou fazer algum exercício de lógica para estimular o sono e também o cérebro. É uma grande terapia e também melhora a memória.