Cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

Ao abordar a vida de forma holística, integrando mente e corpo, é possível atingir uma plenitude mais próxima da natureza. Neste artigo, daremos dicas de como você pode fazer isso.
6 maneiras de cuidar do corpo para ter equilíbrio físico e mental

Foi-se o tempo em que acreditávamos que corpo e mente eram duas coisas totalmente separadas. Hoje sabemos que corpo, alma, mente e coração formam um todo indivisível, e precisam ser tratados como tal.

Conheça seis maneiras simples de alcançar o tão desejado equilíbrio físico e mental na sua vida, vivendo com mais satisfação todos os dias:

1. Exercícios físicos regulares para cuidar do corpo

Exercícios físicos regulares para cuidar do corpo

Caminhar, nadar, praticar esportes, os exercícios físicos regulares, são a dica número um para quem quer ter uma vida plena e equilibrada. Dentre os benefícios dessa prática, podemos citar:

Com apenas 20 ou 30 minutos de exercício diário, você ajuda o corpo a melhorar a circulação, oxigenar melhor o cérebro e proteger o coração.
— Os exercícios regulares evitarão o sobrepeso e a obesidade, e consequentemente as doenças que acompanham esses problemas.
— Após nos exercitar, sobretudo se fizemos atividades aeróbicas, sentimos grande bem-estar e até euforia, pois o corpo produz serotonina, prevenindo o risco de doenças emocionais e mentais, como depressão e ansiedade.

2. Acupuntura: cura natural

Acupuntura é um método de cura da medicina tradicional chinesa, em que agulhas bem finas são utilizadas para estimular pontos específicos no corpo.

Essa modalidade de tratamento é aprovada por vários médicos, pela sua eficácia e por não ser invasiva, oferecendo poucos riscos e efeitos colaterais. A acupuntura se tornou tão respeitada no Brasil que muitos planos de saúde cobrem o tratamento com essa técnica milenar.

Acredita-se que ela possa reequilibrar os fluxos de energia do organismo, contribuindo para a cura de várias doenças, como fibromialgia, alergias, depressão e inflamações.

3. Adotar uma dieta saudável

Adotar uma dieta saudável faz bem  ao corpo

Os alimentos têm uma influência surpreendente nas nossas emoções e nível geral de energia. Tanto que, se desintoxicarmos nosso corpo de todas as toxinas acumuladas após anos de uma dieta inadequada, vamos nos sentir muito melhor após poucas semanas.

Comer alimentos ricos em fibras e nutrientes favorece todo o organismo. Também ajuda rins e intestinos a eliminar os resíduos do corpo e manter o organismo “limpo” por dentro.

Pessoas que trocaram dietas baseadas em congelados e fast-foods por uma alimentação rica em vegetais e carnes magras relatam que se sentem muito mais felizes e bem dispostas.

Outra boa dica é evitar o excesso de café e optar por chás e beber muita água, para manter o corpo hidratado. Vale a pena também diminuir o consumo de açúcar e de bebidas alcoólicas.

4. Aprenda a ouvir o seu corpo

A correria da vida moderna muitas vezes faz com que nos desconectemos do nosso próprio corpo, deixando de perceber os sinais que ele nos envia a todo momento.

Talvez você esteja sentindo um cansaço crônico, mas nem se dê conta disso e esteja bebendo muito café ou refrigerantes (ou chocolate) para ter mais ânimo; talvez você esteja com excesso de peso e dificuldades de respirar.

Ou talvez tenha constipação ou problemas gastrointestinais, ou outro sintoma pode ser uma leve depressão que tira seu prazer de viver.

Não importa o problema, percebê-lo é o primeiro passo para encontrar a solução. Passe a ouvir melhor o seu corpo e siga sua intuição para uma vida mais feliz.

5. Cuidar do corpo com aromaterapia

Cuidar do corpo com aromaterapia

Aromaterapia é uma técnica de relaxamento natural com base na utilização de aromas e propriedades de algumas plantas, através dos óleos essenciais.

O olfato é nosso sentido mais primitivo, muito ligado à nossa natureza animal. Assim, certos aromas têm o poder de nos proporcionar uma imediata sensação de paz e relaxamento, que afeta diretamente o nível emocional e fisiológico.

Seu uso se espalhou pelo mundo como um tratamento para vários desequilíbrios psicológicos e físicos. Além disso, o tratamento com aromaterapia é mais barato e não tem efeitos colaterais.

6. Pratique ioga

Praticar ioga é uma excelente maneira de integrar mente e corpo, alcançando o equilíbrio e desenvolvendo a própria espiritualidade.

A ioga possui várias normas, que exigem autodisciplina, calma, respeito e honestidade com o eu e com outro. Uma das principais práticas dessa antiga filosofia indiana é a meditação, praticada todos os dias, e os exercícios respiratórios.

Dentre os vários benefícios da ioga, podemos citar:

— Proporciona uma maior sensação de calma
— Reduz o estresse
— Promove a disciplina
— Aumenta a flexibilidade do corpo
— Fortalece o sistema imunológico
— Melhora a respiração
— Tonifica os músculos
— Integra mente, corpo e coração.

Com esses seis hábitos simples, você verá como será mais fácil ter uma vida equilibrada, com mais saúde para o corpo e a mente.