As 6 melhores frutas para combater a prisão de ventre

As 6 melhores frutas para combater a prisão de ventre

A ameixa é uma fruta muito tradicional no que diz respeito a acabar com a prisão de ventre. É rica em vitaminas e fibras solúveis e insolúveis. Além disso, tem um efeito laxante e estimula os movimentos do cólon.
Frutas para combater prisão de ventre

A prisão de ventre é algo que não devemos desejar nem a nosso pior inimigo. É realmente uma sensação horrível que nos persegue dia e noite e não nos permite cumprir com nossas atividades de forma natural.

Você sabia que existem frutas que ajudam a combater a prisão de ventre? Confira nosso artigo para saber quais são elas e não deixe de incluí-las na dieta!

O quê? Por quê? Como? A prisão de ventre em primeira pessoa

Se nos ajustássemos à definição médica do termo “prisão de ventre”, deveríamos dizer que é a impossibilidade de evacuar regularmente os intestinos ou precisar de muito esforço para fazer isso.

Isso quer dizer que sofremos de prisão de ventre quando não conseguimos ir ao banheiro com normalidade, e na vida de algumas pessoas isso é algo frequente. Claro que o objetivo dessas pessoas é que isso mude, já que não é bom para a saúde.

A prisão de ventre é uma patologia que afeta cada vez a mais pessoas devido, em sua maioria, ao estilo de vida e à alimentação que mantêm, principalmente em grandes cidades do ocidente.

A evacuação desequilibrada do intestino pode causar consequências incômodas como por exemplo:

  • Sensação de estar pesado;
  • Inchaço;
  • Dores de cabeça;
  • Flatulência;
  • Hemorroidas;
  • Fissuras no ânus;
  • Diverticulite;
  • Dor ao ir ao banheiro.

Não se esqueça de ler: infusões naturais para tratar a prisão de ventre

prisão-de-ventre

Para que possamos receber o diagnóstico de prisão de ventre, as evacuações devem ser menos frequentes do que 3 vezes por semana, mas também há uma relação com o tamanho e a consistência das fezes. Este problema pode ser crônico ou ocasional, e isso depende de nossos hábitos mais do que de qualquer outra coisa.

Considerações para evitar ou tratar a prisão de ventre

Uma boa dieta é essencial para que possamos evacuar corretamente todos os dias ou a cada dois dias. As mudanças na alimentação devem ser acompanhadas por modificações no estilo de vida. Abaixo seguem algumas dicas:

Evite alimentos processados

Alimentos processados, farinhas e açúcares brancos causam muitos problemas ao organismo. Um deles é a dificuldade para ir ao banheiro corretamente.

Pratique exercícios

Caminhar, correr, nadar… são apenas algumas das opções que temos à disposição. Não esqueça de que a prisão de ventre piora quando a vida é sedentária.

Escolha azeite para temperar

Está comprovado que o azeite de oliva atua como um perfeito lubrificante para as fezes no cólon. Uma colher de sopa em jejum pode ser de muita utilidade!

Consuma iogurte

Os probióticos e outras bactérias saudáveis deste laticínio melhoram a saúde e o funcionamento intestinal.

Tome infusões (que não sejam laxantes)

Só recorra aos tratamentos de emergência quando tiver prisão de ventre ocasionalmente.

Beba muita água

O fato de lermos milhares de vezes que devemos beber “de 2 a 3 litros de água por dia” não é um mero acaso, já que esta é uma necessidade básica e fundamental de nosso organismo.

Mantenha uma alimentação rica em fibras

Os cereais integrais, as sementes, as leguminosas, as frutas e algumas verduras, são ricas em fibras. Devido as suas propriedades adstringentes, devem-se evitar os seguintes alimentos:

  • Banana
  • Maçã
  • Cenoura
  • Arroz
  • Queijos
  • Pães e doces

prisão-de-ventre

Quais são as melhores frutas para evitar a prisão de ventre?

Como já dissemos antes, é preciso consumir uma boa quantidade de fibras caso o objetivo seja dizer adeus aos problemas para evacuar. Não deixe de ir ao supermercado e à feira e comprar as frutas que indicaremos a seguir.

Assim você evitará a prisão de ventre, se alimentará de forma mais saudável e poderá aproveitar algo saboroso e rico para a sobremesa ou entre as refeições:

  1. Kiwi

Esta pequena fruta de cor marrom e verde tem um alto teor de fibras. Ajuda a melhorar o trabalho do intestino graças a uma enzima chamada actinidina (que também favorece o processo de digestão e reduz a produção de gases).

Uma das formas mais eficazes de aproveitar as propriedades do kiwi é consumindo a fruta em jejum todos os dias. Se o sabor não lhe for muito agradável, você pode combiná-lo com suco de laranja batido para o café da manhã.

  1. Ameixa

Com certeza sua avó já o aconselhou a comer ameixa para ir mais rápido ao banheiro. É um remédio natural para tratar a prisão de ventre, conhecido já há muitos anos. A ameixa seca é uma excelente fonte de fibra, tanto solúvel quanto insolúvel.

O açúcar que contém oferece um leve efeito laxante e favorece a retenção de água no intestino até terminar o processo de formação das fezes. Além disso, esta riquíssima fruta de cor roxa protege as mucosas e estimula o trabalho do cólon.

  1. Laranja

O ácido cítrico que esta fruta oferece a transforma em um remédio natural excelente para dissolver os resíduos que se acumulam no intestino. Por sua vez também permite:

  • Eliminar líquidos
  • Regular o trânsito intestinal
  • Combater a prisão de ventre

Sem contar todas as propriedades que tem por conter uma boa dose de vitamina C. É recomendável tomar um suco de laranja recém feito em jejum.

laranja-combater-prisão-de-ventre

  1. Pera

Essa é outra fruta que, sem dúvidas, os mais velhos da família aconselhariam! É uma excelente aliada para tratar problemas para ir ao banheiro. Além de ser rica em fibras a pera contém pectina, uma substância que regula os movimentos intestinais e a depuração do organismo. Quer saber ainda mais? Ela fortalece o sistema imunológico e nos protege da hipertensão arterial.

  1. Figo

Suas fantásticas propriedades nutricionais e medicinais são um pouco desconhecidas. Porém, o figo é perfeito para combater a prisão de ventre. Seus efeitos laxantes facilitam a evacuação. Por poder ser digerido com facilidade, protege o estômago e evita problemas como acidez e refluxo.

  1. Frutas vermelhas

morang-combater-prisão-de-ventre

As deliciosas e pequenas frutas vermelhas não poderiam faltar em nossa lista contra a prisão de ventre. São antioxidantes e melhoram não apenas o trânsito intestinal, como também a digestão. Entre elas encontramos:

  • Morangos
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Cerejas