6 números que você deve conhecer para cuidar da sua saúde - Melhor com Saúde

6 números que você deve conhecer para cuidar da sua saúde

Ainda que nosso médico mantenha um registro da nossa avaliação, também é importante que nós anotemos os diferentes valores que constam em nossos exames para podermos acompanhar em casa.
6 números que você deve conhecer para cuidar da sua saúde

Existem números que você deve conhecer para cuidar de sua saúde e hoje falaremos quais são eles. É que às vezes acreditamos que está tudo bem só porque nosso organismo se adapta a quase qualquer situação.

Se você não conhecer seu organismo poderá colocar em risco sua saúde e bem estar.

Esses números são quase mágicos, porque podem ajudar a prevenir doenças e diversas complicações. Da próxima vez que procurar seu médico para fazer um check up geral, não se esqueça de anotar estes dados.

1. Pressão sanguínea

Pressão sanguinea indica estado de saúde

O primeiro número que você deve conhecer para cuidar da sua saúde é aquele referente à pressão sanguínea. A pressão alta é conhecida como o “assassino silencioso”, porque não costuma gerar sintomas de que algo está mal, até que já é tarde demais.

Talvez você já tenha visto que quando o exame indica o valor da sua pressão ele o apresenta com duas cifras. Uma corresponde à pressão sistólica e outra à pressão diastólica.

Esses dois valores indicam a pressão com que seu sangue percorre as artérias e a combinação ideal é 120/80. Porém, quando mais baixos esses valores, melhor.

Caso seus níveis de pressão sejam altos, procure mudar para uma alimentação pobre em sais e rica em vegetais. Além disso, o exercício físico é muito importante.

Leia também: Reduza sua pressão sanguínea, combata tumores e limpe seu fígado com beterraba

2. Colesterol

Assim como a pressão sanguínea, a cifra do colesterol é composta por dois dados: o LDL e o HDL e a soma total sempre deve ser igual ou inferior a 200.

O LDL é conhecido como o colesterol mau e sempre deve estar abaixo de 100. Por outro lado, o colesterol “bom”, LDL, deve estar sempre acima de 60.

Quando esses números estão alterados podem surgir problemas no coração, como uma parada cardíaca, dentre outras situações. Você deve procurar seu médico para que ele avalie esse dado pelo menos uma vez por ano para manter uma boa saúde.

Caso sua saúde deteriorar ou você tenha algum histórico de problemas cardíacos, seu médico pedirá check-ups mais constantes.

3. TSH

O terceiro dos números que você deve conhecer para cuidar de sua saúde é o TSH, ou a quantidade de hormônio estimulante da tireoide. Calcula-se que 1 de cada 8 pessoas, principalmente as mulheres, terão algum problema de tireoide ao longo de sua vida.

Os problemas na tireoide costumam causar cansaço, mudanças constantes de peso e dor crônica. Ao conhecer o TSH seu médico pode atuar com mais rapidez e eliminar esses incômodos.

Os níveis normais de TSH estão entre 0.4 e 5.6 miliunidades por litro de sangue(mU/L). O mais comum é que seu médico peça esse exame, se você apresentar algum dos sintomas que mencionamos antes e se não houver outra causa para esses sintomas.

4. Açúcar no sangue

Medir a glicemia para verificar o estado e saúde

O quarto número que você deve conhecer para cuidar de sua saúde é obtido no exame de hemoglobina A1C, que serve para medir a quantidade de açúcar no sangue dos últimos três meses.

Existem outros exames, mas esses costumam indicar a quantidade de glicose no momento.

O A1C é classificado da seguinte forma:

  • 5.7 ou menos = Saúde boa
  • 5.8 a 6.4 = Pré-diabetes
  • 6.5 e mais = Diabetes

Se seus níveis estiverem em pré-diabetes, você ainda tem a oportunidade de evitar o nível seguinte mudando o sedentarismo por alguma atividade física e uma alimentação saudável.

A pré-diabetes é um aviso de que algo está mal.

Caso seus níveis tenham chegado ao de diabetes, não se estresse ou se deprima, pois ter hábitos saudáveis pode te ajudar a chegar a níveis mínimos. Demorará um pouco e vai requerer muito trabalho, mas é possível.

Se você sofrer de sobrepeso, é importante perder os quilos excedentes para que sua glicose no sangue também seja controlada.

5. Densidade mineral óssea

Este número surge de uma avaliação de seus ossos. É importante fazer o estudo a partir dos 30 anos, idade em que deixamos de acumular cálcio e surge o risco de osteoporose e fraturas.

O quinto dos números que você deve saber para cuidar de sua saúde é obtido por meio de um exame simples. O ideal é ter uma densidade entre 1 e – 1. Se estiver fora dessa faixa significa que você tem menos massa óssea do que deveria para a sua idade.

É muito normal que, à medida que vamos envelhecendo, este número diminua. Mas essa diminuição pode ser mais ou menos controlada se adicionarmos em nossa dieta alimentos ricos em cálcio.

Se na primeira avaliação seu médico detectar níveis baixos de massa óssea o exame pode ser feito uma vez por ano. Se ainda não chegou aos 30 anos, tem a oportunidade de melhorar esse número através da prática de exercícios e do consumo adequado de cálcio.

6. Circunferência da cintura

Medir a circunferência da cintura para cuidar da saúde

Este número vai mais além das questões estatísticas, já que foi demonstrado que uma cintura muito grande se associa com a síndrome metabólica, diabetes e problemas cardíacos.

A cintura da mulher deve medir 80 centímetros ou menos, e a dos homens, 90 centímetros ou menos.

Sua cintura mede alguns centímetros a mais? Recomendamos fazer alguma atividade física e mudar um pouco sua alimentação para eliminar a gordura abdominal.

Sem dúvidas, esses números devem ser conhecidos para que você cuide de sua saúde, eles irão revelar exatamente o que deve mudar.

Não deixe tudo nas mãos do seu médico: pergunte a ele cada dado e mantenha um registro.