6 plantas ideais para ter em seu quarto - Melhor Com Saúde

6 plantas ideais para ter em seu quarto

Você sabia que a valeriana, além de servir para preparar infusões e tinturas relaxantes também pode nos ajudar a relaxar e a dormir melhor se a colocarmos em nosso quarto?
6 plantas ideais para ter em seu quarto

Você tem dificuldades para dormir ou acorda durante a noite? Se a resposta for sim, vale à pena tomar todas as medidas possíveis para combater a insônia.

No início parece normal ter esse tipo de dificuldade, e não poder controlá-la faz com que as jornadas diárias sejam muito mais pesadas e menos produtivas.

Uma má qualidade de sono provoca perda de energias físicas e mentais, alterações no estado de ânimo, problemas de concentração e outros efeitos negativos que afetam a qualidade de vida.

Felizmente, são muitas as coisas que podemos fazer para combater esse problema e recuperar o quanto antes as horas de descanso.

Uma solução eficaz e 100% natural consiste em incorporar uma variedade de plantas relaxantes no interior de sua casa.

Estas não somente têm um toque decorativo, e dão vida aos espaços, mas contam com propriedades antiestressantes e purificadoras que promovem um sonho saudável.

Nesse espaço queremos compartilhar as 6 melhores para que você não tenha dúvidas em escolher a que mais lhe chamar atenção. Descubra-as!

1. JasmimPlanta de jasmim

O jasmim é uma planta exótica à qual se atribuem qualidades calmantes sobre o corpo e a mente. Está provado que controla a ansiedade, o que resulta em uma melhor qualidade do sono.

Isso indica que mantê-las na mesa de cabeceira ou em outro canto da casa ajuda a adormecer facilmente e permite alcançar o relaxamento.

Leia também: Estresse e ansiedade? Sinta-se melhor com estas batidas naturais

2. Lavanda

A lavanda é uma planta muito popular por suas qualidades aromáticas e relaxantes. É utilizada em muitas terapias para controlar a ansiedade e induzir ao sono.

Os odores liberados por suas flores diminuem o ritmo cardíaco e inibem a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

Muitos preferem utilizá-la através de óleos ou produtos perfumados, propomos aproveitá-la em sua forma natural: uma bonita planta de interior.

3. Aloé vera (babosa)Planta de aloe vera

aloé vera está catalogada como um das melhores plantas para purificar o ar, segundo a NASA. Aparentemente, ela emite oxigênio à noite, o qual favorece um sonho profundo e reparador.

Cabe destacar que é uma das mais fáceis de cultivar e conservar, pois não requer podas especiais e nem regas constantemente.

Os egípcios a batizaram como a “planta da imortalidade”, pois, conta com muitas aplicações  medicinais e estéticas.

Você pode pô-la no interior de seu dormitório, mas se aconselha que seja em uma janela para que receba luz solar suficiente.

4. Gardênia

A gardênia se caracteriza por suas folhas perenes brilhantes e suas flores perfumadas que têm um efeito relaxante.

É uma das plantas que não causam problemas no interior da casa, e, pelo contrário, favorece a qualidade do sono.

Existem estudos que afirmam que a Gardenia jasminoides é tão eficaz quanto o Valium no alívio da ansiedade, estresse e insônia.

No entanto é um pouco mais difícil de manter, já que suas folhas e flores requerem muita atenção e cuidado.

5. ValerianaPlanta de valeriana

A valeriana é uma planta bonita, perene e de flores cor de rosa ou brancas que liberam um perfume muito requintado.

Ela é utilizada desde o século XVI como composto ativo para a fabricação de fragrâncias, contudo, mais tarde sua raiz começou a ser utilizada em chás e tinturas para combater a insônia.

Sua descoberta como relaxante é atribuída ao médico e filósofo romano Galeno, que foi um dos primeiros a receitá-la.

Mais tarde, determinou-se que sua prescrição era correta, pois os aromas da planta são muito efetivos contra os problemas que impedem um bom sono.

Leve sempre em conta que a planta deve ficar em um local que tenha sol, pois necessita dele por pelo menos 6 horas diárias.

Visite esse artigo: Combata a insônia tomando banana com canela antes de dormir

6. Palma de bambu

Uma pequena palma de bambu ou palma de cana é uma opção perfeita para purificar o ar e aromatizar os ambientes.

Suas propriedades permitem desfrutar de um ar mais fresco durante o dia, mas também influenciam na sensação de relaxamento durante a noite.

Como suas origens são exóticas, o bambu tem um toque decorativo muito especial para sua casa.

Você deve apenas manter o solo ligeiramente úmido e procurar colocá-lo onde receba um pouco de luz solar.

Antes de escolher qualquer uma dessas plantas assegure-se de que não desenvolvam alergias nas crianças e nos animais de sua casa.

Procure limpar as folhas toda semana e regá-las conforme a necessidade para que não sequem.