6 boas razões para comer bananas 7 dias por semana

Apesar de sua má fama, a banana tem poucas calorias e pode ser uma fruta muito adequada para favorecer a perda de peso.
6 boas razões para comer bananas 7 dias por semana
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

As bananas são maravilhosas. Seu sabor estimula, agrada e combina de maneira excepcional com uma infinidade de alimentos, como o mel, a canela, a aveia, as nozes

É também a fruta favorita dos atletas e, realmente, basta um pouco para obter uma boa dose de energia e nutrientes para tratar o cansaço ou uma fraqueza momentânea.

Algo que todos sabemos é que não falta quem evite comer bananas por medo, porque pensam que algo tão saudável quanto consumir uma banana por dia pode fazer com que ganhemos peso.

Temos que avaliar esses dados com objetividade: uma banana por dia, sobretudo pela manhã, não faz mal, nem vai nos fazer ganhar alguns quilos a mais.

A chave, como sempre, está no equilíbrio e na conscientização de que comer bem é viver bem.

As bananas podem lhe ajudar a fazer isso. Daremos 6 boas razões que irão convencê-lo a consumi-las durante os 7 dias da semana.

1. Banana: a fruta mais nutritiva

As bananas são incrivelmente nutritivas. Assim, são o recurso mais correto para compor nosso café da manhã, um momento ideal para nos cuidar como merecemos, para começar o dia com a máxima energia.

Veja todos os nutrientes que uma só banana contém:

  • Uma alta quantidade de fibras e múltiplos antioxidantes
  • Minerais (potássio, magnésio, cobre, manganês)
  • Vitaminas (B6 e C)
  • Carboidratos
  • Proteínas

Além disso, cabe lembrar que as bananas contêm uma grande quantidade de água e pouquíssima gordura.

2. As bananas regulam o nível de açúcar no sangue

As bananas regulam o açúcar no sangue

A banana é rica em uma substância chamada pectina, uma fibra solúvel que nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

  • Assim, regula o apetite e torna mais lento o esvaziamento do estômago.
  • Por sua vez, se escolhemos as bananas menos maduras (sem chegar a estar completamente verdes), regulamos muito melhor o índice glicêmico. Assim, evitamos os temidos picos de glicose, que, às vezes, são causados por outras frutas mais doces.
  • No entanto, se somos diabéticos, o mais recomendável é evitar o consumo de bananas maduras.

3. Uma banana por dia para melhorar sua digestão

Algo que, sem dúvida, você gostará de saber é que uma banana média contém dois tipos de fibra: a pectina e o amido (já citados).

  • Esses dois componentes favorecem de um modo maravilhoso a nossa digestão. O amido, por exemplo, “escapa” da própria digestão para ir, diretamente, até nosso intestino grosso, onde se converte em alimento para as bactérias intestinais benéficas.
  • Uma flora intestinal forte e saudável é sinônimo de saúde: absorvemos melhor os nutrientes e evitamos a prisão de ventre.
  • Por sua vez, a pectina nos ajuda a proteger e a cuidar da saúde do cólon.

4. Sim, a banana também cuida do seu coração

Benefícios das bananas

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, sobretudo para regular e equilibrar a pressão arterial.

Se nos acostumarmos a consumir uma banana por dia, cuidaremos de nossos níveis de potássio, um mineral essencial para cuidar de nosso bem-estar cardiovascular.

5. Quer perder peso? Então consuma uma banana todas as manhãs

As bananas possuem várias características que as tornam aliadas fabulosas para favorecer a perda de peso.

Para se convencer disso, oferecemos os seguintes dados:

  • Para começar, a banana contém muito poucas calorias.
  • São saciantes e nutritivas. Basta incluí-las em seu café da manhã, juntamente com alguma proteína, algumas nozes, um café ou xícara de chá, para descobrir que você se sentirá “cheio” e com um bom nível de energia durante toda a manhã.
  • Também são ricas em fibras, como já explicamos: você cuidará de sua saúde digestiva, evitará a prisão de ventre…

Além disso, e, como dado interessante, você vai gostar de saber que, nas dietas para perder peso, é possível utilizar muito as bananas verdes.

Experimente durante 10 dias e observe o efeito que elas terão sobre você.

6. Se você pratica exercícios, sempre leve uma banana na bolsa

As bananas são uma ótima fonte de energia para fazer exercícios

Assim como indicamos no início, a banana é a fruta perfeita para os atletas. A razão? Por seu teor de minerais e carboidratos de fácil digestão.

  • Ainda assim, e esse dado é interessante, o consumo regular de banana pode nos ajudar a diminuir as cãibras musculares relacionadas ao exercício.
  • Realmente, se você não é atleta, mas sofre com câimbras noturnas habitualmente, não hesite: inclua em seu jantar uma banana (que não esteja excessivamente madura) e evitará esses incômodos.
  • Além do mais, a banana nos oferece uma alta carga nutricional “antes, durante e depois” do exercício, sobretudo se for de resistência.

Lembre-se sempre de levar uma banana consigo quando for correr ou malhar na academia!

Para concluir, somos conscientes de que existem determinados alimentos que não são digeridos da mesma maneira por todo mundo. Assim, há quem não tolere as bananas, é verdade.

No entanto, se você acha que consumir uma por dia é demais para você, anime-se a incluir essa fruta em seu café da manhã pelo menos 3 vezes por semana.

Sua saúde agradecerá.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • G.H. R, T. T, S.K. S, B. Z, N. M, M. K, et al. Green banana and pectin improve small intestinal permeability and reduce fluid loss in Bangladeshi children with persistent diarrhea. Dig Dis Sci. 2004;
  • Nieman DC, Gillitt ND, Henson DA, Sha W, Shanely RA, Knab AM, et al. Bananas as an energy source during exercise: A metabolomics approach. PLoS One. 2012;
  • Lara-Espinoza C, Carvajal-Millán E, Balandrán-Quintana R, López-Franco Y, Rascón-Chu A. Pectin and pectin-based composite materials: Beyond food texture. Molecules. 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.