6 razões pelas quais a água morna em jejum é melhor

6 razões pelas quais a água morna em jejum é melhor que a água fria

A água morna pode nos ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Um copo de água quente em jejum nos ajuda a eliminar toxinas, repara as células da pele e aumenta a sua elasticidade.

Você tem o hábito de beber água morna em jejum? Talvez com algumas gotas de limão para diminuir a acidez do corpo? Pois faz muito bem, já que a prática tem diversos benefícios para a saúde e bem estar, sobre as quais falaremos neste artigo.

A água morna também é mais indicada que a fria, pois está próxima da temperatura interna do corpo, é mais agradável de consumir durante as primeiras horas do dia e oferece diversos benefícios, que descrevemos em detalhes mais adiante.

Muitas pessoas iniciaram esse hábito para perder peso, ajudar na digestão, diminuir a fome matinal e para “purificar o sangue”, desintoxicando o organismo. Como muitos também têm o hábito de evacuar de manhã, eliminando os dejetos e toxinas do corpo, a água morna ajuda o organismo a eliminar o que não precisa mais.

Confira em detalhes todos esses benefícios de acordar com um copo de água pura e morna, com ou sem limão:

1. Melhora a digestão

O Ayurveda, um ramo da medicina indiana bastante respeitado no mundo, afirma que a água morna, com ou sem limão, contribui para o “fogo digestivo” (jataragni), metabolizar os alimentos pela manhã.

A medicina chinesa também esclarece que a água morna ajuda na digestão, por manter o estômago quente, o que facilita a ação dos sucos gástricos sobre os alimentos. É prática de muitas pessoas tomar um chá quente após as refeições, talvez por causa disso.

2. Ajuda a emagrecer

Saiba porque água morna em jejum

O corpo precisa de um esforço para absorver a água de manhã e levá-la para a temperatura corporal, de 37°C, em média. Como ingerimos a água morna em cerca de 30°C, o corpo vai gastar calorias para estabilizar sua temperatura novamente.

Além disso, a água morna em jejum é considerada diurética, por favorecer a perda de líquidos, o que se pode notar na balança e na redução de medidas. O hábito facilita a eliminação de urina com toxinas e outros dejetos.

A água morna também ajuda a dar ao corpo a sensação de saciedade, ou seja, você sentirá menos fome antes do desjejum. Por isso, beba água morna antes das três principais refeições do dia, para acelerar os resultados. Se você estiver ou não de dieta, beber um copo de água morna de manhã pode contribuir para que você alcance o peso ideal mais rápido!

3. Água morna em jejum diminui a constipação

A água morna facilita os movimentos do intestino e amolece as fezes muito duras, que causam a constipação (ou “prisão de ventre”). Além disso, beber muita água, além de manter o corpo hidratado, também contribui para fezes mais volumosas e macias, que podem ser eliminadas com facilidade.

Veja os motivos que tornam a água morna em jejum melhor de ser consumida

Para melhorar os resultados, beba a água morna e aguarde cerca de meia hora antes de comer qualquer outra coisa, para que o organismo reaja. Além disso, para combater a constipação, é preciso adotar uma dieta rica em fibras, legumes, verduras e frutas, com menos carne e laticínios, e mover o corpo regularmente.

4. Deixa a pele mais bonita

Por ajudar a equilibrar o pH do corpo, a água morna ajuda o organismo a eliminar os radicais livres, grandes causadores do envelhecimento da pele. Além disso, o poder desintoxicante da água morna em jejum ajuda a eliminar toxinas que deixam a pele cansada e sem brilho.

5. Equilibra o pH do corpo

Incluir o suco de meio limão a 100 ml de água morna e beber em jejum também ajuda a equilibrar o pH do corpo, o que combate o envelhecimento precoce, alguns tipos de cânceres e ajuda o sistema imunológico a ficar mais forte para combater infecções e outras ameaças.

Remedios-caseiros-de-limao

O limão também tem poder adstringente, e junto com a água morna, ajuda a dissolver gordura nas paredes do estômago e a desintoxicar o fígado. Todo o organismo se beneficia desse hábito simples, pois oferece muitos benefícios e não custa quase nada.

6. Contribui para novos hábitos saudáveis

Adotar um hábito saudável nos ajuda a adotar outras práticas que fazem bem à saúde. A manhã é o melhor período para se exercitar, realizar algum tipo de meditação, ou investir em uma refeição saudável, pois nos prepara para o dia.

saudavel

À tarde e à noite, tendemos a estar mais cansados, e a mudança de hábitos pode se tornar mais difícil. A água morna em jejum, sobretudo com limão, também tem um poder estimulante, melhorando a circulação sanguínea e fornecendo mais energia.