6 razões pelas quais seus dentes doem

6 razões pelas quais seus dentes doem

Se seus dentes doem, mudar alguns costumes pode ser o suficiente, ou talvez seja preciso fazer uma visita rotineira ao dentista se o problema for mais grave.
6 razões pelas quais seus dentes doem

Sem dúvida, você já sabe que um dos maiores incômodos que existe é quando os dentes doem. Se somamos a isso a visita ao dentista e qualquer tratamento que ele possa fazer, a experiência não é nada agradável.

Por sorte, nem todos os casos existem a extração do dente. Às vezes basta vigiar alguns de nossos hábitos. Aqui diremos as principais razões pelas quais seus dentes doem.

Descubra quais são e analise se uma pequena mudança bastará. Porém, se constatar ser necessário, não evite uma consulta com um dentista.

1. Você escova os dentes com muita força

Escovar os dentes corretamente para não causar dor nos dentes

Um dos motivos pelos quais seus dentes doem pode ser por escová-los com muita força ou aplicar muita pressão. Já sabemos que é importante nos assegurarmos de que nossa higiene bucal é adequada, mas não se exceda, porque o excesso sempre pode causar mais problemas.

Quando escovamos os dentes com muita força danificamos a estrutura da camada que os cobre. Isso pode fazer com que as raízes, ou uma parte delas, fiquem expostas. Com o tempo começamos a notar muita sensibilidade ao beber ou comer coisas muito quentes ou muito frias.

Devido ao fato de que esse dano não pode ser desfeito, é importante evitar isso a todo custo. Se já é um problema, deverá procurar seu dentista para ver as possíveis soluções.

Algumas vezes pode ser colocado um substituto na parte da gengiva, que cobre os dentes e consegue o efeito original.

Uma boa opção para escovar os dentes é investir em uma escova elétrica ou em uma manual porém com cerdas extra suaves.

2. Sofreu um trauma nos dentes

Talvez você pense que esse não pode ser o motivo pelo qual seus dentes doem. Depois de tudo, se tivesse ocorrido algum trauma você teria notado, certo? A resposta é: não!

Alguns traumas pode começar a incomodar muitos anos depois de terem acontecido.

Qualquer tipo de acidente pode machucar sua boca ou seus dentes e é possível que você não perceba. Por isso, se sofreu algum acidente, é importante que seu dentista faça exames contínuos e examine com raio X para prevenir qualquer possível sequela.

3. Tem uma infecção periodontal

infecção periodontal pode causa dor nos dentesA pele que cobre a parte dos dentes pode ter uma infecção e esse é o segundo motivo mais comum pelo qual seus esteja sentindo dor. Na realidade esse é um problema muito comum em pessoas de meia idade, especialmente na década entre os 30 e os 40 anos.

Esta infecção ocorre quando os germes ou bactérias entram nos dentes ou na área da gengiva que os protege e se multiplicam a um ponto em que o sistema imunológico se torna incapaz de combatê-los.

A infecção periodontal causa:

  • Dor.
  • Sangramento nas gengivas.
  • Vermelhidão ao redor dos dentes.
  • Mau sabor.
  • Pus.

É importante escovar bem os dentes caso tenha essa infecção. Às vezes por sentir dor, evita-se a área. O risco nisso é que ocorrem abscessos que pioram o problema..

Nos casos mais severos é importante acudir ao dentista para que limpe a área e o dente infectado. Além disso, ele prescreverá algum antibiótico e enxágue bucal especial.

4. Pressiona muito os dentes ao dormir

Seu parceiro já mencionou que você tem o hábito de ranger os dentes ao dormir? Isso acontece porque você os pressiona muito e pode ser o motivo pelo qual está sentindo dores.

A pressão em excesso pode causar desde dentes fraturados até a perda de alguns. É muito importante que seu dentista avalie se todos os dentes estão bem, sua medida e qualquer dano exterior ou interior que possa ocorrer.

Não espere que a dor aumente. Se agora dói um pouco ou não dói mas seu parceiro mencionou essa situação, visite seu dentista. Caso o problema ainda não seja grave, o dentista poderia lhe dar uma placa como medida de proteção para seus dentes a noite.

Se o problema já é grave, seu dentista lhe dirá se é conveniente extrair o dente danificado e colocar uma prótese e esclarecer outras possíveis opções.

5. Um de seus dentes está quebrado

Dentes quebrados podem gerar dor

Outra das razões pelas quais seus dentes doem pode ser a presença de um dente quebrado ou fraturado. Este problema pode ser causado por inúmeras razões. Desde morder algo muito duro, um baque forte, um acidente ou o desgaste devido ao tempo.

Nesta situação é muito comum sentir dor quando come ou bebe coisas muito frias ou muito quentes. Em alguns casos o dano pode ser visto a olho nu, quando é muito superficial e, em outros, seu dentista pedirá exames de raio X para ver o problema.

É importante que no momento em que veja que seu dente está quebrado ou tenha uma leve suspeita, procure o dentista. Do contrário a fratura poderia continuar e danificar definitivamente toda a peça.

Além disso, as cáries podem se desenvolver facilmente se essa fratura não for tratada de forma correta.

6. Se a dor persiste, tome medidas a respeito

A dor tem várias causas e também várias soluções. Por sorte, você não terá de lidar com esse incômodo por muito tempo. Marque uma consulta o quanto antes com seu dentista e deixe que ele o ajude a controlar a situação.

Pense que deixar sem tratar qualquer pequena dor hoje pode causar infecções, perda de dentes e dores mais agudas no futuro.