6 Razões pelas quais não conseguimos perder gordura abdominal

6 Razões pelas quais não conseguimos perder gordura abdominal

gordura abdominal

Como nos livrar de uma vez por todas desta incômoda gordura abdominal? Temos certeza de que você já tentou de tudo, seguiu inúmeras dietas, fez atividade física e bebeu muita água, mas mesmo assim, sua cintura continua tendo o mesmo volume.

Por que isso acontece? Por que, em algumas ocasiões, apesar dos nossos esforços, não conseguimos reduzir essa gordura abdominal tão desagradável? Explicaremos a seguir quais podem ser os motivos. Esperamos que eles possam ser de grande ajuda.

  1. Ficamos obcecadas em eliminar todo tipo de gordura

Saiba como perder gordura abdominal

Na hora de perder peso, costumamos acreditar que temos que nos manter firmes, resistir à tentação e reduzir por completo o consumo de gorduras. Você acha que isso realmente é saudável? Que temos que cortar por completo todos os alimentos que contêm algum tipo de gordura? Não, não é bem assim, e explicaremos o motivo.

Existem gorduras que são saudáveis e necessárias para o nosso organismo, como é o caso dos ácidos graxos monoinsaturados.

Geralmente, o que muita gente costuma fazer é substituir a gordura por hidratos de carbono e, a longo prazo, isso não ajuda em nada para eliminar a gordura abdominal.

Para reduzir o sobrepeso, nosso organismo precisa de um nível adequado de ácidos graxos, ou seja, de gorduras saudáveis, que podem ser encontradas, por exemplo, no azeite de oliva, no abacate e nas castanhas, nozes e amêndoas. Inclua-os na sua dieta diária. Eles ajudarão a perder peso e, além disso, oferecem saciedade.

  1. Nosso estado de ânimo pode atrapalhar na perda de gordura abdominal

Cansaço ansiedade e tristeza te atrapalham a perder gordura abdominal

Como você se sente quando está seguindo uma dieta para perder peso? Geralmente, sentimos desde ansiedade até tristeza. Tudo se transforma em um pequeno caos emocional, no qual se combina o desejo por estar mais bonita fisicamente com o estresse diário, e com a dieta que temos que seguir, com a qual muitas vezes passamos fome. Além disso, não podemos consumir alguns alimentos não saudáveis dos quais gostamos e que nos davam muita satisfação.

De acordo com um estudo da Rush University Medical Center de Chicago (Estados Unidos), é comum que as mulheres que se sentem tristes ou que sofrem de depressão tendam a apresentar uma gordura abdominal significativa.

Assim, lembre-se: cuidar das suas emoções é tão importante quanto cuidar da dieta.

  1. Como estão seus níveis de magnésio?

Magnesio ajuda a perder gordura abdominal

Já falamos algumas vezes sobre os grandes benefícios do magnésio, mas você sabia que esse mineral cumpre uma função essencial para nos ajudar a perder peso?

O consumo de magnésio é muito eficaz para equilibrar em nosso organismo os níveis de açúcar e insulina

Como você já sabe, pode encontrar o magnésio nas oleaginosas, como as amêndoas, bem como em legumes e cereais. No entanto, também é possível ingeri-lo através de complementos vitamínicos que são vendidos nas farmácias ou em lojas especializadas.

  1. Você toma refrigerantes light?

Evitar refrigerantes ajuda a perder gordura abdominal

É um erro que costumamos cometer com muita frequência. Quando seguimos uma dieta para perder peso, em vez de cortar por completo os refrigerantes, começamos a consumos os chamados “refrigerantes light”. No entanto, você sabia que o que conseguimos com eles é exatamente aumentar nossa gordura abdominal?

Lembre-se: quando quiser perder peso ou reduzir o volume na sua cintura, deixe de tomar refrigerantes e jamais caia no erro de consumir os light. Eles farão com que o seu abdômen fique mais volumoso!

  1. Você tem mais de 50 anos e não faz exercícios?

Caminhada ajuda a combater a gordura abdominal

A partir dos 50 anos, nosso metabolismo se altera e não é tão fácil perder gordura, não importa quanto esforço fizermos para controlar tudo aquilo que ingerimos. É importante combinar uma boa alimentação com um pouco de exercício diário, mas lembre-se de que o exercício deve ser aeróbico, ou seja, obrigar o seu coração e os seus pulmões a trabalhar, acelerar a respiração e melhorar as suas funções.

Esse tipo de exercício vai nos ajudar a reduzir a gordura alocada no abdômen, já que o corpo vai precisar dela como fonte de energia ou combustível. Assim, não hesite: saia para andar, correr, andar de bicicleta, dançar…

  1. Você consome alimentos de “cores vivas”?

Dieta a base de frutas ajuda a perde gordura abdominal

Você pode ter se surpreendido com o fato de falarmos em “cores vivas”. A quem estamos nos referindo com essa expressão? Um estudo recente publicado na revista The Journal of Nutrition nos explicou que todas as pessoas que consomem diariamente alimentos de cor vermelha, laranja e amarela têm menos barriga e apresentam menor gordura abdominal.

Quer saber de quais alimentos estamos falando? Tome nota:

  • Limão
  • Laranja
  • Toranja
  • Pimentão
  • Melancia
  • Morango
  • Uvas vermelhas
  • Abacaxi
  • Abóbora
  • Mamão papaia
  • Cenoura

Anime-se desde hoje mesmo a seguir a sua dieta de emagrecimento de uma forma mais correta e adequada. Perder gordura abdominal é possível, sempre e quando fizermos tudo do jeito certo, com saúde e motivação, sem descuidar das nossas emoções.

Lembre-se também de que um excesso de gordura no abdômen é muito perigoso para a nossa saúde, sendo uma das principais causas de ataques cardíacos. Que tal começar a colocar em prática hoje mesmo esses conselhos simples?