6 remédios caseiros para combater a aparição precoce dos cabelos brancos

6 remédios caseiros para combater a aparição precoce dos cabelos brancos

Um dos problemas de beleza que mais afetam os homens e, especificamente, as mulheres é a aparição dos cabelos brancos. Ainda que, cedo ou tarde, eles apareçam como sinal inevitável da idade, o que preocupa muitas pessoas é que boa parte da população sofre com a aparição dos cabelos brancos em idade prematura como, por exemplo, aos 30 anos. Felizmente, existem várias formas naturais de evitar a aparição precoce dos cabelos grisalhos.

Existem vários tratamentos cosméticos que também podem ajudar, contudo, as opções naturais são grandes alternativas para cuidar do cabelo e fazer com que não sofram efeitos secundários.

Quais são as causas dos cabelos brancos prematuros?

Os cabelos brancos aparecem quando a produção do pigmento chamado melanina diminui. À medida que os anos se passam e, devido os hábitos de cada pessoa, a melanina diminui dando lugar aos cabelos brancos. A Academia Americana de Dermatologia revelou que mais da metade da população mundial maior de 45 anos possui o cabelo grisalho, ainda que apenas uma entre cada três mulheres o conservam neste estado.

Entre as principais causas dos cabelos brancos precoces encontramos:

  • Altos níveis de estresse.
  • Fatores genéticos.
  • Levar uma dieta inadequada, especialmente com deficiência de vitamina B12.
  • Ter hábitos pouco saudáveis como fumar, beber bebidas alcoólicas ou consumir drogas, entre outros.
  • Consumir café, frituras e temperos em excesso.
  • Ter problemas emocionais.

Como combater a aparição precoce dos cabelos brancos naturalmente?

Os seguintes remédios naturais podem ajudar você a reduzir ou prevenir a aparição precoce dos fios brancos, melhorando o aspecto do cabelo e fazendo com que pareça mais saudável. É importante levar em consideração que estes remédios devem ser aplicados frequentemente, pois os resultados não são imediatos.

Cebola

cebola

A cebola possui múltiplas aplicações na saúde e na beleza graças ao seu alto conteúdo de nutrientes. Este ingrediente pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo para frear a aparição dos cabelos brancos. Em um estudo realizado pela Universidade de Bradford ( Reino Unido) encontrou-se na cebola uma enzima chamada catalasa que diminui o peróxido de hidrogênio que se acumulam nos folículos do cabelo e os descoloram. Além disso, aplicar a cebola também estimula o crescimento saudável do cabelo.

Abacate

Este ingrediente super hidratante é ideal para conseguir cabelos brilhantes e prevenir seu envelhecimento prematuro. O abacate contém minerais, ácidos graxos e vitamina E com propriedades regeneradoras que ajudam a melhorar a saúde do seu cabelo. Para aproveitar seus benefícios basta extrair a polpa e aplicá-la por todo o cabelo e couro cabeludo.

Henna

Henna

A henna é um pó natural utilizado para tingir o cabelo sem que ele sofra os efeitos secundários das tinturas químicas. Este produto natural dá um tom avermelhado ao cabelo, mas também pode ser misturado com outros ingredientes para conseguir diferentes tonalidades. Pode ser misturada com um pouco de água e aplicada por todo o cabelo. Outra opção é misturá-la com óleo de coco para conseguir uma cabeleira marrom escura.

Folhas de nogueira

As folhas de nogueira podem ser utilizadas como um tratamento alternativo para cobrir e diminuir os cabelos brancos naturalmente sem sofrer os efeitos dos químicos das tintas. Estas folhas contêm uma substância chamada juglona que é um corante natural utilizado em indústrias cosméticas. Para aproveitar seus benefícios, basta preparar uma infusão com as folhas da nogueira, deixar repousar por 15 minutos e aplicar sobre o cabelo.

Loção de sálvia

Salvia

A sálvia é uma das ervas que possui tintura natural e que ajuda a recuperar o tom do cabelo e a diminuir a quantidade de cabelos brancos. Para escurecer a cor dos fios e cobrir os cabelos brancos, prepare uma infusão de sálvia deixando ferver as folhas por 30 minutos para retirar todo seu extrato. Em seguida, aplique sobre os fios e repita o processo pelo menos 3 vezes por semana.

Alecrim

Esta erva se tornou popular devido aos cuidados com o cabelo, pois dizem que estimula o crescimento e ajuda a conservar a cor natural. Para combater os cabelos brancos naturalmente, o alecrim possui altos níveis de ácido cafeico e ácido rosmarínico que, além disso, atuam como antioxidantes.

Ingredientes

  • ¼ de copo de alecrim.
  • ¼ de copo de sálvia .
  • 2 copos de água (400 ml).

Como preparar?

Ferva a água, acrescente as ervas, deixe repousar por toda a noite e, em seguida, aplique por todo o cabelo e couro cabeludo.