6 Remédios caseiros para eliminar a cera de ouvido

6 Remédios caseiros para eliminar a cera de ouvido

cera de ouvido

A cera de ouvido é uma substância produzida de forma natural, com a função de proteger os ouvidos de bactérias e outros agentes que possam danificá-los. Além disso, a cera atua como um lubrificante natural para a orelha e o conduto auditivo. No entanto, há um momento em que ela se acumula em grandes quantidades e pode causar incômodos no ouvido como, por exemplo, irritação, enjoos, coceira e até a perda parcial da audição. É por esta razão que devemos limpar os ouvidos regularmente e eliminar o excesso de cera.

Quais são as causas da cera de ouvido?

Antes de conhecer qualquer remédio caseiro para eliminar o excesso de cera do ouvido, é importante ter em mente quais são as causas dos incômodos nos ouvidos por acúmulo de cera. Ela pode causar irritação quando há um bloqueio ou retenção devido ao seu acúmulo no interior do canal auditivo. Este acúmulo muitas vezes ocorre graças ao uso de cotonetes de algodão, que em vez de limpar somente obstruem e causam mal estar no interior do ouvido.

Ele também pode surgir por causa do uso de qualquer objeto pontiagudo, como garfos e canetas, dentro do ouvido, com a finalidade de eliminar a cera superficial. Assim como os cotonetes, este tipo de elemento empurra a cera para o interior do ouvido e causa a obstrução.

As pessoas que usam tampões ou fones de ouvido também têm um maior risco de sofrer problemas pelo acúmulo excessivo de cera.

Quais são os sintomas?

Como eliminar a cera de ouvido

Quando há um excesso de cera nos ouvidos, as pessoas podem sofrer com os seguintes sintomas:

  • Coceira no canal auditivo
  • Enjoo
  • Zumbido no ouvido
  • Diminuição da audição
  • Dor de ouvido

Remédios caseiros para eliminar o excesso de cera no ouvido

Para não sofrer com o acúmulo de cera nos ouvidos, é importante limpá-los regularmente e tratar de eliminar a cera para que não se acumule nunca. Para evitar o uso de cotonetes e pinças, a seguir iremos compartilhar os melhores remédios caseiros para eliminar o excesso de cera nos ouvidos.

Solução salina

Esta solução salina é uma excelente opção para eliminar o excesso de cera nos ouvidos. Para fazê-la, basta misturar uma colher de sal (7,5g) em 1/2 copo de água (125ml) até que o sal fique bem dissolvido. Em seguida, molhe um algodão na mistura e deixe cair algumas gotas da solução no ouvido, inclinando levemente a cabeça para cima. Mantenha essa posição por cerca de dois minutos para que o líquido entre no ouvido. Logo depois, incline a cabeça do lado contrário para drenar a solução.

Óleo de parafina

Um dos remédios caseiros mais seguros e eficazes para eliminar a cera de ouvido é o óleo de parafina que é vendido nas farmácias. A única coisa que você deve fazer é esquentar 2-3 colheres de óleo sobre uma vela e jogar algumas gotas no ouvido, deixando agir durante 5 minutos, sem fazer nenhum movimento. Deve-se repetir o tratamento dois dias seguidos, para que o acúmulo seja totalmente dissolvido. O último passo será lavar o ouvido com água morna para eliminar os restos de cera.

Peróxido de hidrogênio

Misture partes iguais de peróxido de hidrogênio e água. A concentração do peróxido de hidrogênio não deve ser superior ao de 3% (10 vol.). Coloque algumas gotas da mistura no ouvido e incline a cabeça para que elas cheguem até o interior. Deixe agir por alguns minutos e depois vire a cabeça para o lado contrário para drenar o líquido restante.

Glicerina

Glicerina para suavizar a cera de ouvido

A glicerina é um ingrediente natural que ajuda a suavizar a cera para facilitar a sua eliminação. Você pode comprar este produto na farmácia e aplicar 4 gotas, 3 vezes ao dia, para obter bons resultados.

Vinagre e solução de álcool

Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em um recipiente. Molhe um algodão na mistura formada e aplique algumas gotas diretamente dentro do ouvido.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é outro ótimo ingrediente natural para suavizar a cera de ouvido e facilitar a sua eliminação. Coloque 2 ou 3 gotas de azeite de oliva diretamente no ouvido afetado antes de dormir e deixe agir durante a noite. Repita o tratamento durante 3 ou 4 dias seguidos.