6 Remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

6 Remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

Você sabia que a sopa de frango, além de ser reconfortante, ajuda a acelerar o processo de recuperação dos resfriados? Seu poder reside em seu conteúdo de ferro e zinco.
aliviar a tosse

A tosse é um sintoma comum do resfriado e da gripe, que na maioria dos casos não evolui para algo mais sério, e pode ser controlado com remédios caseiros. Todos sabem que a gripe e o resfriado são mais comuns durante o inverno, pois neste período nosso sistema imunológico se debilita, e ficamos expostos a contrair uma grande quantidade de vírus e bactérias que podem atacar nosso organismo.

No caso das crianças, é muito importante consultar um pediatra e seguir as recomendações que ele der para combater tanto os resfriados quanto a incômoda tosse. Além disso, podemos confiar em remédios caseiros para aliviar a tosse, que foram alvo de diversos estudos e tiveram a sua eficácia comprovada, podendo reduzir significativamente os sintomas.

Quais são as causas da tosse?

Ainda que tenhamos mencionado que, na maioria dos casos, a tosse é um sintoma de gripes e resfriados, não é em todos os casos que este seja o motivo. A tosse surge quando os vírus inflamam e irritam as vias respiratórias superiores, e na maioria dos casos produzem mucosidades.

Bronquite saiba como aliviar a tosse

A tosse pode ser um sinal claro de um resfriado, uma alergia ou um transtorno de maior severidade, como a bronquite, pneumonia, asma ou câncer no pulmão. Nas crianças, ela pode aparecer de maneira súbita e costuma durar até quatro semanas. Em todo caso, por mais incômoda que seja, não se recomenda frear completamente a tosse, já que ela é uma manifestação natural do corpo para limpar as vias respiratórias e expulsar os micróbios, pó, componentes químicos ou outros irritantes.

Para aliviar a tosse das crianças, existem vários remédios caseiros que podem nos ajudar muito, já que, além de proporcionar alívio, também têm um sabor agradável que certamente elas não vão recusar.

Sopa de frango para aliviar a tosse

Esta comida tão agradável para as crianças vai muito mais além de uma simples “receita da vovó”. A sopa de frango ganhou sua fama já que é muito boa para aliviar os sintomas dos resfriados, incluindo a tosse. Segundo estudos do Centro Médico da Universidade de Nebraska, o ferro e o zinco presentes no caldo de frango ajudam a acelerar o processo de recuperação das tosses severas, especialmente as que incluem muco.

Vick Vaporub

Vick Vaporub para aliviar a tosse

Esta pomada clássica é outro remédio popular para aliviar a tosse e outros sintomas do resfriado comum. Antes que seu filho vá dormir, aplique Vick Vaporub na planta dos pés e faça-o calçar meias. Você também pode fazer uma massagem no peito e nas costas para potencializar seus efeitos. Dizem que este remédio é seguro para as crianças e os bebês, mas em todo caso o ideal é consultar um pediatra.

Mel com limão

Estes dois ingredientes são ideais para fortalecer o sistema imunológico e combater a tosse. O limão é rico em vitamina C e o mel é um excelente antibiótico natural. Para preparar este remédio, você deve misturar uma boa quantidade de suco de limão com mel de abelha pura e consumir várias colheres por dia.

Chocolate quente

Um estudo realizado pelo Imperial College London, do Reino Unido, descobriu que o chocolate contém um componente essencial chamado teobromina, que tem o poder de aliviar as tosses persistentes que aparecem nas crianças através de uma infecção oral.

Marshmallows

Este é um delicioso remédio caseiro que pode ser uma grande ajuda para as crianças. Acrescente um punhado de marshmallows a um copo de leite bem quente e espere que eles se derretam. Deve-se beber antes de dormir.

Creme de bananas

Uso da banana para aliviar a tosse

Este delicioso creme de bananas é saboroso, saudável e muito nutritivo. Seu delicioso sabor vai convertê-lo no remédio preferido das crianças, e certamente você não terá problemas para que elas o consumam.

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras médias
  • 2 colheres de mel
  • 400ml de água fervendo

Como prepará-lo?

  • Cortar as bananas com um garfo ou uma colher, preferentemente de plástico para que ela não se escureça.
  • Despejar a água quente sobre as bananas, tampar e deixar descansar por 30 minutos.
  • Acrescentar o mel no final, quando a mistura estiver fria.
  • Se quiser, você pode coar a mistura em uma peneira de plástico.

Consumo

Toda vez que for dar este remédio aos seus filhos, esquente levemente a mistura e faça com que eles a consumam 4 vezes ao dia.