6 Remédios naturais para atenuar o melasma

6 Remédios naturais para atenuar o melasma

melasma

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas de cor escura que afetam o rosto, especialmente áreas como as bochechas, a testa, o pescoço e a região sobre o lábio superior. Estas manchas são esteticamente feias e costumam aparecer como consequência da gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, alterações hormonais, menopausa e a exposição excessiva ao sol. Em muitos casos, o melasma vai se atenuando sozinho, mas há muitas ocasiões em que ele é difícil de eliminar e pode requerer diversos tratamentos.

Creme clareador para atenuar o melasma

leite-em-po

Como já comentamos, o melasma é um tipo de mancha no rosto muito difícil de eliminar da noite para o dia, mas não é impossível de atenuar. Este creme clareador caseiro é um excelente remédio para diminuir o melasma e recuperar o tom natural da pele.

Ingredientes

  • 2 colheres de leite em pó
  • 20 gotas de água oxigenada
  • 2 gotas de glicerina

Como prepará-lo?

Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta. Aplique-a nas áreas afetadas do rosto e deixe agir durante 20 minutos. Depois, retire-a com água fria e passe protetor solar.

Loção para atenuar o melasma

limao

Esta excelente loção clareadora tem propriedades para tonificar a pele e eliminar as células mortas que podem ocasionar as manchas no rosto. Suas propriedades são muito boas para reduzir o melasma e, se for utilizada todos os dias, pode obter resultados em pouco tempo.

Ingredientes

  • 2 colheres de suco de limão
  • 4 colheres de vinagre de maçã
  • 1/2 copo de água
  • Um pouco de salsinha

Como prepará-la?

Coloque para ferver o 1/2 copo de água e faça uma infusão com as folhas de salsinha. Deixe-a repousando e depois acrescente o vinagre e o suco de limão. Depois, despeje a preparação em um borrifador e aplique-a sobre as manchas todas as noites antes de dormir.

Suco de cebola e alho

alho

A cebola e o alho possuem propriedades antissépticas, antibióticas, antioxidantes e adstringentes que podem melhorar a saúde da pele e eliminar manchas tão escuras quanto as que causam o melasma.

Ingredientes

  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola

Como prepará-lo?

Extraia o suco da cebola e do alho e integre-os em uma mistura homogênea. Aplique a preparação sobre a zona afetada pelo melasma e deixe agir durante 10 minutos. Passado esse tempo, retire com água morna e repita o tratamento duas vezes por semana.

Máscara de limão e salsinha

salsina

O limão e a salsinha são dois bons aliados da saúde da pele, já que ambos a tonificam e a limpam profundamente para eliminar as impurezas. Se você quiser atenuar o melasma e diminuir as manchas na pele, não hesite em preparar esta máscara de limão e salsinha.

Ingredientes

  • Um pouco de salsinha
  • O suco de um limão

Como prepará-la?

Misture os ingredientes em um liquidificador até formar uma pasta. Aplique a máscara e deixe-a agir durante 20 minutos. Retire com água morna. Tenha em mente que esta máscara só deve ser aplicada à noite, já que, por conter limão, se entrar em contato com o sol pode até piorar o problema.

Máscara de cenoura e ovo

cenoura

A cenoura  é um alimento rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais para a saúde da pele. Esta máscara combina as propriedades da cenoura com as do ovo para fazer um poderoso creme clareador, capaz de atenuar o melasma.

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 2 ovos

Como prepará-la?

Triture a cenoura e incorpore-a no liquidificador junto com os dois ovos. A seguir, aplique a mistura por todo o rosto e deixe agir durante 30 minutos. Depois, retire com água morna e repita esse procedimento três vezes por semana para obter bons resultados.

Remédio de raiz-forte e leite

leite

A raiz-forte tem propriedades clareadoras que podem eliminar as manchas na pele, inclusive as do temido melasma. Para potencializar seus efeitos, iremos misturá-la com o leite, que é um bom suavizante da pele, capaz de limpá-la em profundidade.

Ingredientes

  • 1 raiz-forte
  • 1/4 de copo de leite morno

Como prepará-la?

Bata os dois ingredientes no liquidificador até formar uma pasta e aplique-a sobre a pele do rosto, principalmente nas áreas afetadas pelo melasma. Deixe agir durante 20 minutos e retire-a com água morna. Para obter bons resultados, repita este tratamento três vezes por semana, durante dois meses seguidos.