6 Remédios naturais para desinchar tornozelos, pés e pernas

6 Remédios naturais para desinchar tornozelos, pés e pernas

desinchar

Os tornozelos, os pés e as pernas costumam inchar com certa facilidade já que, além de suportar nosso peso, também são afetados por diferentes fatores como a alimentação, as alterações hormonais e alguns transtornos de saúde. Com muita frequência, o inchaço nos tornozelos, pés e pernas é causado pela retenção de líquidos no organismo que, por sua vez, acumula toxinas e resíduos que podem piorar a inflamação.

Existem várias causas que podem influenciar o inchaço dos tornozelos, pés e pernas. Entre as causas mais comuns podemos encontrar a gestação, o sobrepeso, a obesidade, estar de pé o tempo todo e, obviamente, a retenção de líquidos. No entanto, há ocasiões em que devemos ter muito cuidado com esse tipo de inchaço, já que ele pode ser um sintoma de problemas mais graves, como doenças do fígado, trombose venosa e a obstrução linfática.

Se o inchaço nos tornozelos, pés e pernas for persistente, é muito importante consultar um médico para conhecer a causa exata desta situação. Para o resto dos casos, os seguintes remédios naturais podem ser de grande ajuda para desinchar o corpo de maneira eficaz.

Exercício físico

natacao

Ainda que o inchaço nos tornozelos, pés e pernas possa ser um pouco doloroso, a falta de atividade física pode piorar a condição. Ao contrário do que muitos acreditam, o exercício é uma das melhores formas de desinchar e acabar com a inflamação nas extremidades inferiores. Ao fazer exercícios, ativa-se a circulação sanguínea e é possível prevenir problemas como os coágulos sanguíneos.

O recomendado: praticar natação. Esse exercício é de baixo impacto e não exerce pressão sobre os tornozelos, os pés e as pernas.

Melhorar a dieta e reduzir o sal

A alimentação é uma das chaves para ter uma boa saúde, boa circulação e prevenir dores nas extremidades inferiores. Como a maioria de nós já sabe, o consumo excessivo de sal ou sódio é uma das principais causas da retenção de líquidos e de acúmulo de toxinas no corpo. É muito importante reduzir o consumo de sal, o qual não somente está presente no pó branco que temos na cozinha, mas também em muitos outros alimentos que adquirimos no mercado.

O recomendado: existem vários substitutos para o sal e vários alimentos que podem reduzir os seus efeitos no organismo. Adote uma dieta saudável com a finalidade de evitar problemas de sobrepeso e de obesidade.

Dente de leão

dente-de-leao

O dente de leão é uma planta muito popular por sua poderosa ação diurética e depurativa. Suas propriedades podem nos ajudar a combater a retenção de líquidos e, com ele, podemos também reduzir a inflamação dos tornozelos, pés e pernas.

O recomendado: preparar uma infusão de dente de leão e beber três xícaras por dia. Também podemos aplicá-lo diretamente nas extremidades afetadas, utilizando um pano ou toalha.

Sais de Epsom

Um dos clássicos e excelentes remédios para desinchar os tornozelos, pés e pernas são os banhos com sais de Epsom. Estes sais ajudam a relaxar as extremidades, reduzem o inchaço e estimulam a circulação para prevenir dores e outros problemas.

O recomendado: acrescente um copo de sais de Epsom na banheira com água morna e relaxe nela durante 15 minutos. Se o inchaço só afetar os tornozelos e pés, você pode preparar a mistura em um recipiente e submergir os pés durante 20 minutos.

Aloe vera

aloe-vera

Esta planta oferece vários benefícios para o organismo, tanto a nível interno quanto externo. Uma de suas propriedades de destaque é a ação anti-inflamatória e depurativa, que pode ajudar a combater a retenção de líquidos que afeta as extremidades inferiores.

O recomendado: extrair a polpa de aloe vera e comer duas colheres em jejum, seja com suco ou com água. Outra opção é aplicá-lo diretamente na região afetada.

Massagens

As massagens nos pés e nas pernas são muito relaxantes, estimulam a circulação sanguínea e favorecem a eliminação de líquidos retidos. Trate de fazer movimentos suaves, mas firmes, sempre na direção do coração.

O recomendado: utilizar óleos essenciais para massagear as extremidades inchadas e obter melhores resultados. Entre os óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias encontramos:

  • Hortelã-pimenta
  • Eucalipto
  • Limão
  • Lavanda