6 sintomas de falta de vitaminas que podem ser lidos no rosto

Se você tem acne, pode ser devido à falta de vitamina A. Descubra as conseqüências e sintomas de falta de vitaminas e como obter esses nutrientes através da dieta diária.

A falta de vitaminas dá origem a uma série de problemas que geralmente ocorrem no início de uma mudança de estação. Sem as vitaminas essenciais, nos sentimos mais cansados ​​e apáticos. Tudo isso significa que os vírus podem nos afetar mais facilmente. A seguir mostramos alguns dos sintomas de falta de vitaminas que podem ser vistos no rosto.

Sintomas de falta de vitaminas que podemos identificar no rosto

Mulher pálida

1. Palidez

Durante o inverno poucas pessoas podem parecer bronzeadas, mas a verdade é que, se tivermos uma pele muito pálida, muito mais do que o comum em nós, esse sintoma pode indicar a falta de vitamina B12 .

Você notará esta carência rapidamente, pois sem ela se sentirá deprimida e cansada. Para compensar essa falta, é essencial consumir mais carne e frutos do mar.

Se você vê que, em vez de palidez, o que você tem é a pele seca, então isso é um sinal de falta de vitaminas A e C. No caso da vitamina A, é muito importante quando se trata de preservar a saúde da pele, especialmente após a exposição da derme ao sol.

vitamina C é essencial para a síntese de colágeno. O colágeno é usado pelo corpo para produzir novos fios de cabelo, regenerar a pele, fazer as unhas e tecidos conjuntivos crescerem, e fortalecer o sistema imunológico.

Para obter estas substâncias, é aconselhável consumir couve, pimentões (particularmente variedades vermelhas, laranjas e amarelas), repolho, cenoura, alface, espinafre, damasco, toranja, laranja, ameixa, entre outros alimentos.

2. Cabelo seco

Se temos o cabelo seco e frágil, com caspa, este pode ser um sinal de falta de biotina, também conhecida como vitamina B7.

Isso é comum após uma temporada na qual tomamos antibióticos. Para aumentar o nível de vitamina B7, você precisa comer com mais frequência carne, peixe, vegetais, frutas, cogumelos e leguminosas.

Se, ao invés de um cabelo seco, temos um cabelo com caspa, isso também pode ser um sinal de alarme claro. A caspa é causada pela falta de vitaminas B2 e B6 . Também por deficiência de minerais essenciais, como o zinco ou o magnésio.

A caspa pode ser produzida, entre outras razões, por deficiências nutricionais. Para evitar que isso aconteça, você terá que incorporar à sua dieta alimentos como chocolate amargo, amendoim, cenoura, ovos, nozes, peixe e feijão, entre outros.

3. Olhos inchados

Mulher com os olhos inchados

Se você tem inchaço nos olhos e extremidades, seu corpo pode não ter iodo suficiente. Para resolver isso, tente adicionar um pouco de sal iodado nas refeições. Esse é um dos grandes sintomas de falta de vitaminas.

Você deve ter em mente que o iodo também é encontrado em frutos do mar, laticínios e até no pão.

Se os seus olhos tiverem sensibilidade à luz, pode ser devido à falta de vitamina A e vitamina B2, entre outras razões. No entanto, se você tiver problemas relacionados aos olhos e à visão, é melhor consultar o seu médico. Só então você vai tirar a dúvida e se certificar de que não tem um problema mais grave.

4. Lábios pálidos

Os lábios pálidos são geralmente um sintoma de falta de ferro . Você poderá confirmar isso se notar que tem um resfriado frequente e tem baixa pressão arterial.

Para compensar a falta de ferro, você deve comer uma quantidade maior de carne vermelha e evitar temporariamente produtos com alto teor de cálcio, porque estes impedem a absorção de ferro.

5. Sangramento nas gengivas

Sangramento nas gengivas

Se você notar um sangramento nas gengivas, pode estar com falta de vitamina C. Se não possuímos essa vitamina, podemos acabar tendo um sistema imunológico enfraquecido.

Tudo isso causará dor nos músculos e ossos, bem como problemas nos dentes. A vitamina C está presente em grandes quantidades em frutas cítricas e pimentões vermelhos.

6. Acne

acne pode ser um dos sintomas de falta de vitaminas, em particular de vitamina A. Ela pode ser encontrada em alimentos como peixe, fígado, gema de ovo, manteiga e vegetais verdes e amarelos.

Por outro lado, a vitamina E é encontrada no gérmen de trigo, fígado, azeitona e vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve-flor.

Recomendados para você