6 técnicas para manter a postura da coluna - Melhor com Saúde

6 técnicas para manter a postura da coluna

A má postura acaba trazendo consequências muito negativas para a coluna. Ensinaremos como manter as costas sempre na posição correta.
6 técnicas para manter a postura da coluna

Passamos muitas horas sentados diante do computador ou de pé devido ao trabalho, e isso faz com que a coluna nunca fique reta. Manter a postura é vital para cuidar da saúde das costas e evitar dores ou contraturas (tão habituais atualmente).

Neste artigo falaremos sobre algumas técnicas para manter a postura adequada. Confira!

Como influencia a postura da coluna?

Postura da coluna

Basicamente, em tudo. A coluna é nossa sustentação e é muito importante cuidar dela. Uma má postura traz como consequência graves problemas, até mesmo irreversíveis. Apenas para citar alguns exemplos: hérnias de disco e fatiga crônica. Mas as doenças causadas por não sentarmos, andarmos ou sentarmos direito, são mais comuns.

Nas mulheres é muito frequente o mau alinhamento da cintura. Por que isso acontece? Porque quando estão em repouso colocam todo o peso do corpo em uma das pernas. O uso de salto alto ou carregar bolsas muito pesadas em um mesmo ombro são hábitos que podem acentuar o problema.

A má postura é cada vez mais “normal” devido ao tipo de trabalho que a maioria das pessoas tem, somado ao sobrepeso, o sedentarismo e o uso excessivo de aparelhos tecnológicos (celulares, tablets ou notbooks). Abaixar a cabeça para enviar uma mensagem ou checar o email e as redes sociais faz com que nossa coluna se encurve e o corpo se incline para frente. Você sabia que essa é uma das razões pelas quais sentimos dores na cervical?

Não deixe de ler: A conexão entre a coluna e os demais órgãos

Como deve ser a postura ideal?

Algumas pessoas focam apenas em como colocam as costas e os ombros enquanto estão praticando exercícios. Porém, é preciso prestar atenção na postura em todo momento e lugar: quando estamos na fila do supermercado, quando nos sentamos para esperar o ônibus ou enquanto assistimos televisão em casa.

A seguir, confira as situações pelas quais todos passamos e nas quais que não costumamos prestar atenção na postura:

Ao nos sentarmos

Postura da coluna ao se sentar

A base dos pés precisa estar bem apoiada no chão, as costas retas e os ombros para baixo e para trás. Se cruzar as penas (algo que as mulheres fazem com frequência) você pode interromper a circulação sanguínea e desenvolver inchaço ou cansaço.

Quando estamos de pé

Os joelhos um pouco flexionados, o peito aberto para que os músculos abdominais se expandam e permitam que respiremos corretamente e o peso repartido entre ambas as pernas.

Ao andar

O pescoço e a cabeça se mantêm erguidos, não se olha para o chão para não prejudicar a cervical. É preciso pisar primeiro com o calcanhar e depois com a ponta do pé.

Ao dormir

Postura ao dormir

A melhor postura para descansar é de lado e com as pernas flexionadas. Desta maneira a coluna se mantém alinhada. Além disso, é importante ter um colchão e uma almofada de qualidade (substituí-los periodicamente também é vital).

Ao dirigir

A boa postura no carro é necessária para o bem da coluna e também para a segurança. Se você sofrer um impacto (uma batida, por exemplo) há menos possibilidades de sofrer lesões. Para isso, deixe as costas apoiadas contra o assento e a nuca no encosto para a cabeça. Ajuste o assento de forma que você consiga tocar os pedais sem problemas e não tenha que se curvar para frente.

Como melhorar a postura?

Existem diversas técnicas que podem ajudar a manter as costas retas em qualquer momento do dia. No começo será mais difícil se lembrar de que você “precisa sentar direito” e inclusive a coluna e os músculos ficarão doendo um pouco por não estarem acostumados. Porém, os benefícios serão maiores do que os incômodos. Algumas opções eficazes são:

Pense que uma corda o sustenta

Isso costuma ser ensinado em aulas de ioga ou de pilates. Você precisa imaginar que uma corda “sai” de sua cabeça e puxa em direção ao teto, assim, consegue manter a postura.

Coloque uma cinta nas costas

Para isso você deve pedir a ajuda de alguém. Com uma cinta você deve fazer um X nas costas, começando pelo ombro direito, passando pelo quadril esquerdo, dobrando pela cintura, passando pelo quadril direito e terminando no ombro esquerdo. Isso ajudará a manter sua postura. É importante que ao colocar a cinta você coloque os ombros para trás.

Colocar um livro na cabeça

É uma técnica que se usava há muito tempo para ensinar às meninas a maneira correta de andar. A ideia é que você mantenha a cabeça e o pescoço retos e não olhe para baixo. Também serve para que os ombros não fiquem caídos.

Preste atenção nas panturrilhas

Alongar para melhorar a postura

A postura não é só da coluna, mas também do corpo. As pernas devem sustentar todo o peso e as panturrilhas são as que fazem mais esforço para isso.

Sente-se no chão, estique as pernas e abaixe o tronco até conseguir tocar a ponta dos pés com as mãos. Isso serve para esticar bem as costas, os ombros e o pescoço, além de fortalecer os músculos abdominais e as panturrilhas!

Faça descansos

Se você trabalhar o dia todo sentado, levante-se de vez em quando ou, faça o contrário se você passar muitas horas em pé. Quando estiver parado, dê algumas voltas ao redor do escritório, movimente os braços, levante os ombros e gire os quadris. Quando estiver sentado, coloque as pernas para cima, mantenha as costas retas e os ombros relaxados.

Olhe-se no espelho

Uma boa maneira de saber se estamos cumprindo com uma boa postura é nos observarmos. Em frente ao espelho, alinhe o corpo e analise a postura. Assim, quando estiver do outro lado poderá se dar conta do quão reta estão suas costas.