6 truques naturais para aumentar a força da coluna

6 truques naturais para aumentar a força da coluna

Manter uma correta higiene postural é muito importante para conseguir uma coluna forte e para nossa saúde geral, já que não podemos nos esquecer de que esta é a base de todo nosso organismo.
6 truques naturais para aumentar a força da coluna

A coluna é o núcleo de sua capacidade de movimento, por isso é muito importante mantê-la saudável.

Quando você consegue isso, obtém as seguintes vantagens:

  • Comodidade ao se mover ou colocar-se de pé.
  • Um corpo mais flexível na hora de fazer alongamentos.
  • Maior facilidade para entrar em um estado de relaxamento.
  • Redução da dor lombar.
  • Capacidade para realizar suas atividades diárias sem dor.

Certamente todos estes benefícios são maravilhosos. Agora, coloque em prática estes truques para aumentar a força da sua coluna.

1. Melhore sua alimentação

alimentacao-saudavel

É provável que você já esteja cansado de escutar a importância de ter uma boa alimentação. No entanto, se todo mundo recomenda este hábito, é porque através dele obtemos os nutrientes necessários.

Se você tem uma alimentação deficiente, sua qualidade de vida será afetada em todos os sentidos. No caso da coluna isso não é diferente.

Isso significa que você deve se assegurar de seguir uma dieta rica em proteínas magras, frutas, verduras e gorduras boas. É importante que sua dieta seja variada para ter o equilíbrio perfeito de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos.

Isso irá ajudar a reduzir a inflamação das articulações, dos tecidos e das vértebras da coluna, além de aliviar a dor.

2. Durma da forma correta

Pode parecer absurdo, mas muitos de nós não sabemos dormir corretamente.

Se você dorme de lado, está retirando o peso e a tensão de sua coluna, mas às vezes é necessário ter dois travesseiros para alinhar a cabeça e o pescoço com sua coluna.

Algo que você deve ter muito cuidado é dormir de barriga para baixo. Na verdade, deve evitá-lo a todo custo para não prejudicar a coluna.

Cuide também dos hábitos relacionados ao seu horário de sono. Se sua vida diária o obriga a colocar muita tensão na coluna, assegure-se de encontrar uma postura cômoda para dormir. 

3. Tenha cuidado com a coluna ao ficar na frente do computador 

O uso da tecnologia é cada vez mais comum. Alguns de nós passam várias horas seguidas sentados em frente ao computador. 

O computador nos ajuda em muitos sentidos em nosso trabalho, mas se não tivermos cuidado, podemos danificar nossa coluna.

Se seu trabalho também o obriga a ficar sentado por muito tempo, assegure-se de:

  • Usar uma cadeira ergonômica,
  • Manter os cotovelos em uma posição de 90º.
  • Procure manter o pescoço na altura normal. Isso implica que você não deve esticá-lo nem incliná-lo todo o tempo.

Siga estes conselhos e poderá evitar que sua coluna se deforme com o passar do tempo. Também prevenirá que o estresse ou tensão crônica se instale em seu pescoço e coluna. 

4. Faça alongamentos constantes

alongamentos-coluna

Se você realmente deseja melhorar a força de sua coluna, deve começar a realizar alongamentos ao se levantar da cama e antes de ir dormir.

Com isso, o que você estará fazendo é aquecer os músculos e os tecidos, algo necessário para evitar lesões.

Estes alongamentos apenas tomarão de 10 a 15 minutos pela manhã ou à noite. É recomendado que também o faça durante o dia, a cada hora ou duas horas.

Isso te ajudará a reduzir o risco de lesões. Ao mesmo tempo, aumentará sua flexibilidade e a força de sua coluna. 

5. Faça uma boa massagem

massagem-aliviar-coluna

Fazer uma massagem de vez em quando ajudará a reduzir a tensão acumulada sobre a coluna. Os nódulos ou tensões de longa duração que se fixam na coluna podem alterar a maneira como você se senta, dorme e caminha.

É comum que ao sentir incômodos na coluna tentemos buscar a postura mais cômoda. O problema é que, às vezes, essa postura somente segue danificando a coluna.

Ao invés de mover o problema para outras partes do corpo, deixe que as mãos de um massagista relaxem e reduzam o estresse de vez em quando.

É um método caro. No entanto, acreditamos que, pelos benefícios que traz, é um bom investimento.

No momento de escolher o lugar e a pessoa que irá realizar a massagem, assegure-se de que seja alguém bem preparado para isso.

Uma massagem pode parecer algo muito simples, mas se alguém tocar a sua coluna de forma incorreta, pode causar mais danos do que benefícios.

6. Terapia de frio e calor

Quando falamos de lesões, é normal receber recomendações para usar compressas de frio ou de calor em função da região lesionada ou do tipo de lesão.

Usar uma compressa fria e uma quente alternadas aumenta o fluxo sanguíneo e alivia a tensão muscularreduzindo assim o risco de lesões e dor.

Este é um dos melhores métodos, já que não requer um gasto constante como um massagista e nem altera sua zona de conforto.

Combine o uso destas compressas com o exercício diário e você aumentará a força de sua coluna em poucos dias.