60% dos casos de câncer de útero podem ser prevenidos - Melhor com saúde

60% dos casos de câncer de útero podem ser prevenidos

Uma dieta com pouca gordura, aliada à prática regular de exercícios e a ingestão diária de café, pode diminuir as possibilidades de desenvolver o câncer de útero.

Segundo recentes pesquisas, o câncer de útero pode ser prevenido de uma forma bem simples: realizando exercícios diários, uma dieta saudável e bebendo café todos os dias.

De acordo com informes publicados pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer e o Fundo Mundial para a Pesquisa sobre o Câncer, quase 59% dos cânceres de endométrio podem ser prevenidos se as mulheres realizarem 30 minutos diários de exercício e ficarem longe dos alimentos ricos em gorduras saturadas.

O câncer endometrial é o tipo de câncer de útero mais frequente nos Estados Unidos e localiza-se em 4º lugar entre os cânceres que mais afetam as mulheres, perdendo para o câncer de mama, de pulmão e de cólon.

Existe outro tipo de câncer de útero, que não é muito frequente, conhecido como sarcoma uterino. Estes dois tipos de câncer são os que aparecem com mais frequência no aparelho reprodutor feminino, representando 6% dos tipos de câncer que as mulheres sofrem.

O que os estudos dizem?

Depois de termos revisado alguns dados sobre os estudos feitos pelos pesquisadores das instituições, que mencionamos anteriormente, chegamos a conclusão de que: “A escolha correta dos alimentos que consumiremos diariamente é a chave para que o câncer permaneça longe de nosso organismo”, também podemos dizer que consumir diariamente uma xícara de café, pode diminuir o risco de câncer em aproximadamente 7%, enquanto que consumir muitos alimentos ricos em açúcares e grãos processados pode aumentar consideravelmente o risco.

Cancer-endometrial

O câncer endometrial é um câncer que começa no endométrio, que é o revestimento ou capa interna do útero (a matriz).

Por que o câncer surge?

Acredita-se que o câncer de endométrio está diretamente ligado com o funcionamento de alguns hormônios, como o estrogênio e a insulina, visto que apresentam uma estreita relação com a obesidade e o excesso de gorduras.

Por esta razão, recomendamos realizar exercícios físicos regularmente, estabelecendo um peso saudável e reduzindo os níveis de estrogênios e de insulina, além de fortalecer, também, o sistema imune e o sistema digestivo.

É por esta razão que o café, por conter antioxidantes, como o ácido clorogênico, pode prevenir danos no DNA, melhorando notavelmente a sensibilidade a insulina e evitando que a glicose seja absorvida pelo intestino.

Todos os alimentos que ajudam a aumentar os níveis de glicemia devem ser evitados, já que aumentam o risco de desenvolver tanto câncer de endométrio como outras doenças.

Sintomas

Cancer-de-utero-matriz

É importante observar os sinais, pois eles podem alertar sobre a aparição de uma possível doença.

Os sintomas que devemos ficar atentos para prevenirmos o câncer de endométrio são os seguintes:

  • Sangramento vaginal que se apresenta depois da menopausa.
  • Sangramento entre os ciclos menstruais.
  • Dor pélvica.
  • Dor durante as relações sexuais.

É possível que algumas mulheres apresentem perda de peso, ainda que não seja muito alarmante, pois estes sintomas podem estar associados a outras doenças e não devem estar diretamente ligados ao câncer.

No entanto, caso algum destes sintomas apareçam, vá ao médico para realizar os exames necessários que confirmem o diagnóstico.