7 Alimentos para prevenir a queda de cabelo

7 Alimentos para prevenir a queda de cabelo

Graças ao seu teor de vitamina B6 e ácido fólico, os cereais integrais favorecem a oxigenação do sangue que nutre os folículos capilares, fazendo com que o cabelo cresça mais saudável.

Muitas pessoas sofrem diariamente com a queda de cabelo. Perder alguns fios é normal, mas se o seu cabelo estiver caindo de forma exagerada, pode ser um bom momento para rever a sua dieta e incluir alguns alimentos que ajudam a prevenir e reduzir a queda dos fios.

Assim como qualquer outra parte do nosso corpo, as células que tornam o cabelo forte e bonito dependem de uma dieta balanceada. Cabelos fracos podem ser indicadores de alguma deficiência nutricional, já que são os nutrientes obtidos através da alimentação que fortalecem os fios e o couro cabeludo.

Além da dieta, outros fatores são importantes para ter cabelos saudáveis. Desequilíbrios hormonais, noites com poucas horas de sono e o hábito de fumar afetam negativamente a saúde e o visual dos seus cabelos.

Ainda assim, manter uma alimentação balanceada e rica em proteínas, incluindo os sete alimentos que descreveremos a seguir, certamente podem fortalecer os cabelos e ajudar a obter o visual bonito e saudável que você deseja.

1. Salmão na dieta para prevenir a queda de cabelo

O salmão é uma ótima fonte de proteínas e vitamina D, que são importantes para o fortalecimento dos fios, mas o motivo principal para incluir o salmão na dieta é o ômega 3 que ele contém.

Esse ácido graxo é essencial para o crescimento do cabelo e fundamental para a saúde das membranas das células e da pele do couro cabeludo. Ele também é importante para manter hidratados os óleos que circulam tanto pelos fios quanto pelo couro cabeludo.

2. Nozes

As nozes possuem uma quantidade significativa de ômega 3 na sua composição, além de conter biotina e vitamina E, importantes para proteger as células de danos que podem ser causados ao DNA. Níveis baixos de biotina no organismo podem resultar na queda de cabelo.

Além disso, as nozes ainda contêm cobre, mineral importante para manter a cor natural do cabelo viva e brilhante, e magnésio, que fortalece os folículos capilares e nutre o couro cabeludo.

3. Lentilha

A lentilha é uma das melhores fontes de proteína vegetal que existem. Além das proteínas, esta poderosa leguminosa contém ferro, zinco e biotina, que ajudam a prevenir a queda dos fios.

Ela ainda é rica em ácido fólico, necessário para restaurar a saúde dos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para a pele e o couro cabeludo.

4. Iogurte grego

Este tipo de iogurte é rico em proteínas importantes para a saúde dos cabelos. Ele contém vitamina B5, um dos ingredientes geralmente encontrados em produtos para o cuidado dos cabelos, e vitamina D, que contribui para a saúde dos folículos capilares.

A vitamina B também favorece os depósitos de queratina dos fios, tornando-os mais fortes e resistentes contra quebras e prevenindo assim a queda exagerada de cabelo.

5. Ovos

São uma fonte perfeita de proteínas, contendo a combinação ideal de aminoácidos essenciais para a saúde. Além disso, os ovos estão repletos de minerais importantes como o zinco, selênio, ferro e enxofre.

dieta com ovos para diminuir a queda de cabelo

O ferro é particularmente importante, pois auxilia no transporte de oxigênio para os folículos capilares. Níveis baixos de ferro no organismo podem causar anemia, que é uma das causas principais da queda de cabelo em mulheres.

O enxofre, que está presente principalmente na clara do ovo, é um mineral amplamente conhecido no mundo dos cabelos, já que ajuda a acelerar o crescimento, fortalece e dá brilho aos fios.

6. Espinafre

O espinafre é considerado um superalimento e possui inúmeros nutrientes na sua composição. Ele é fonte de ferro, vitamina A e C, ômega 3, magnésio, potássio e cálcio. Estas vitaminas e minerais são importantes para manter o couro cabeludo saudável e o cabelo com um brilho intenso.

Este vegetal ainda possui clorofila, que age em conjunto com o ferro para fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios, além de balancear a oleosidade do couro cabeludo.

7. Batata doce

A batata doce é uma ótima fonte de betacaroteno, o antioxidante que o corpo transforma em vitamina A, usada para a atividade de praticamente todas as células do organismo, inclusive as dos cabelos.

Fique atento à dieta, pois a deficiência de vitamina A é uma das causas de coceira no couro cabeludo e até do aparecimento da caspa.