7 alimentos que podem aumentar ou causar a celulite

Lembre-se de que a maioria dos alimentos que consumimos já contém sal, por isso, para não piorar a celulite, não abuse. Opte por temperar seus pratos com ervas aromáticas e limão.
7 alimentos que podem aumentar ou causar a celulite

Última atualização: 18 março, 2022

Sem dúvidas você já leu sobre remédios caseiros para reduzir a celulite, mas ainda desconhece quais são os fatores que causam o problema e fazem dele mais visível. Nesse artigo, você poderá ficar por dentro de quais são os alimentos que podem aumentar ou causar a celulite

O que causa e piora a celulite?

A chamada “pele casca de laranja” é um problema enfrentado por todas as mulheres (ou pela grande maioria) e aparece principalmente nas coxas e no bumbum. Trata-se de um incômodo feminino e não há uma mulher que não queira saber de que forma reduzi-las da pele.

Além de evitar o uso de calças muito justas e permanecer sentada por muitas horas diariamente, é bom também evitar os seguintes alimentos:

1. Os doces podem causar a celulite

Sim, sabemos que são deliciosos e que não podemos viver sem eles. Porém, para ter uma pele suave, sem furinhos desagradáveis, precisamos reduzir ao mínimo possível o consumo de doces, principalmente aqueles industriais vendidos em supermercados.

Os doces aumentam a quantidade de gordura no corpo e agravam o problema da celulite. Biscoitos, panquecas, chocolates e balas são deliciosos, mas ao mesmo tempo são ricos em gorduras trans, que são ruins para o organismo.

O excesso de açúcar nas infusões também é ruim, principalmente se usarmos açúcar refinado, porque ele não se transforma em energia, mas sim se acumula em diferentes partes do corpo, principalmente nas pernas, no quadril e no abdômen.

Então a opção é substituir o açúcar por estévia, açúcar mascavo ou adoçante. E para os fanáticos por doces, optem por consumir o chocolate amargo.

Comer doces em excesso pode causar celulite

2. As gorduras podem causar a celulite

A comida que consumimos atualmente está cheia de gorduras ruins para a saúde. Os hambúrgueres, pizzas, frituras, cachorro-quente, batatas fritas e tudo isso que é vendido em restaurantes fast food são inimigos número um de nosso corpo, incluindo nossa pele.

Eles causam uma acumulação de gorduras que logo aparecem na forma de buracos antiestéticos em nossas coxas e no bumbum.

Evite consumir também lácteos integrais (não desnatados), principalmente margarina, creme chantilly, creme de leite e manteiga.

Os alimentos fritos, por mais que os façamos em casa, também devem ser reduzidos da alimentação, assim como todos os produtos que compramos no supermercado que contêm gordura trans.

O grupo de carnes que não são aconselháveis para mulheres que querem reduzir a celulite são as vermelhas e os embutidos (salame, presunto, salsicha, bacon e linguiça).

3. O sal pode causar a celulite

O sódio (ou todos os alimentos que o contenham em muita quantidade) é inimigo de nossa saúde em vários aspectos. Primeiramente porque causa retenção de líquidos, um estado perfeito para o surgimento da celulite.

É aconselhável não consumir mais do que 1,5 gramas de sal por dia.

Assim, opte por não cozinhar com muito sal, use ervas para condimentar a comida e evite levar o sal à mesa para evitar a tentação de adicionar mais ao prato.

Além disso, opte pelo sal marinho ou o sal do Himalaia (rosa) ao invés do sal comum de mesa.

Também é aconselhável reduzir o consumo de tira-gostos muito salgados, como batatas fritas ou alguns tipos de queijo.

Sal em excesso pode causar celulite

4. Os refrigerantes podem causar a celulite

Esse tipo de bebida é péssimo para a saúde da pele e para a saúde em geral. Os refrigerantes, principalmente os de cola, têm muito açúcar e produtos químicos prejudiciais.

Alguns acreditam que consumir a versão light ou zero desses produtos é a melhor opção, mas esse é um dado falso. Para beber, opte por água, sempre.

Mas, caso você não esteja acostumado a consumir muita água, escolha os sucos naturais de fruta ou infusões de ervas frias.

5. O café pode causar a celulite

Seu componente principal (a cafeína, também presente nos refrigerantes) pode prejudicar o estado da pele.

Mas atenção! Isso acontece ao consumir o café como infusão, já que podemos usá-lo para preparar um remédio caseiro com grãos usando azeite de oliva para obter um esfoliante para a pele e um redutor de celulite.

É aconselhável tomar no máximo 2 ou 3 xícaras de café (neutro) por dia, com pouco açúcar, leite ou creme.

Cafe-hipotensao-500x333

6. Farinhas refinadas podem causar a celulite

Aquelas de cor branca que estão presentes na maioria das coisas que comemos diariamente. No pão, nos biscoitos, no arroz e no macarrão, sempre que esses alimentos não forem integrais serão ruins para o plano de redução da celulite.

Isso acontece devido ao fato de que esse tipo de farinha tem uma grande quantidade de leveduras difíceis de metabolizar.

Se você for do tipo de pessoa que não pode viver sem comer pão, opte por prepará-lo você mesmo com farinha integral, por exemplo (ou metade com farinha integral e metade com farinha comum).

Caso prefira comprar o pão, opte sempre por aqueles de cor escura com sementes.

7. Molhos podem causar a celulite

A maionese e a mostarda, assim como os molhos picantes e o molho de tomate, também travam uma guerra com sua pele e se aliam à celulite.

Você pode preparar molhos usando mais ervas naturais e condimentos, e também pode reduzir aos poucos o consumo desses produtos, principalmente os que compra no supermercado.

Alimentos gordurosos ajudam no aparecimento da celulite

Ao invés do molho de tomate industrializado, opte por preparar o acompanhamento das batatas com tomate natural, por exemplo.

Não adicione maioneses a tudo o que você come ou, se você gostar muito, tente fazê-la com ovo e suco de limão (o uso do limão pode ajudar a não consumir tanta maionese com as comidas).

Nas lojas de produtos naturais também é possível encontrar grãos de mostarda e preparar sua própria receita.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.