7 alimentos que devemos evitar - Melhor com Saúde

7 alimentos que devemos evitar

Você sabia que o arroz branco pode aumentar os níveis de açúcar no sangue? Em seu processo de refino, ele perde muitos de seus nutrientes essenciais e deixa de ter muito saudável.

Manter uma dieta saudável é um objetivo complicado, que demanda compromisso e disciplina. Devemos considerar todos os alimentos que são realmente bons para a saúde.

Quando mantemos uma alimentação saudável subentende-se que estaremos prontos para nos desfazermos de alimentos com altos teores de gorduras, açúcares e sódio, que costumam ser muito atrativos para o paladar, porém, pouco saudáveis.

Porém, não basta apenas saber quais são os alimentos mais prejudiciais, visto que o mercado está cheio de produtos aparentemente saudáveis para nos oferecer, mas que na realidade não são o que parecem.

Alguns dos alimentos são taxados como “orgânicos”, “light”, “sem gorduras”, “naturais”, dentre outros, porém, por detrás dessa fachada podem existir componentes que de uma ou outra maneira acabam nos enchendo de calorias.

O problema dos alimentos aparentemente “saudáveis” é que prometem ser benéficos, mas fazem o trabalho contrário. Isso não quer dizer que sejam completamente ruins para a saúde, mas que podem oferecer teores de certas substancias pouco saudáveis para o organismo.

A seguir, tornaremos conhecidos os sete alimentos que devemos evitar quando queremos manter uma dieta mais saudável.

1 – Bebidas gasosas light

Alimentos e bebidas como o Refrigerante fazem mal a saúde

Bebidas gasosas são ricas em açúcares, por isso, o melhor é evitá-las.

Sabemos que as bebidas gasosas estão cheias de açúcares, cafeína, componentes químicos artificiais que lhes conferem sabor e são prejudiciais à saúde, aumentam o peso e podem causar muitas doenças em longo prazo.

Podemos encontrar no mercado as famosas “bebidas light” (ou refrigerantes light). Aqueles que consomem esse tipo de bebida acreditam que por levar o nome de “light” são mais saudáveis e aptas para o organismo, mas na realidade não são.

A fama de “light” pode significar que essas bebidas têm menos quantidades de açúcares e demais compostos em comparação às demais bebidas.

2 – Alimentos com leite de soja adoçado

Sabemos que o leite de soja é um alimento cheio de muitas propriedades benéficas para a saúde, e é uma ótima alternativa para pessoas que sofrem de intolerância à lactose. Porém, no mercado costumamos encontrar leite de soja em caixa e com químicos adicionados que lhe conferem sabor.

Essa opção costuma não ser a melhor, já que esse tipo de leite também contém açúcar adicionado aos seus componentes. Antes de escolher qualquer um desses leites de soja é melhor conferir suas informações nutricionais a fim de conhecer todos os seus componentes.

3 – Granola

Alguns alimentos possuem alto teor de açúcar e fazem mal a saúde

Esse alimento é considerado um dos mais deliciosos e saudáveis para o organismo, porém, existem certos tipos de granola que têm altos teores de açúcar e poucas fibras. Por isso é recomendável analisar suas informações nutricionais antes de comprar, para comprovar se o produto é realmente saudável e rico em fibras.

4 – Pãezinhos, rosquinhas, etc.

Esas parecem ser opções simples para um café da manhã rápido e saudável. Afinal, esse tipo de alimento pode acompanhar facilmente o café, um iogurte ou ainda um suco. Porém, apesar de conter farelo, esses alimentos não costumam estar livres de gordura extra e, em algumas ocasiões, açúcares.

5 – Sushi

alimentos como sushi que possuem maionese e condimentos são calóricos e fazem mal a saúde

O sushi é um alimento delicioso e por seu teor em carnes magras, como o atum, o salmão e outros tipos de peixe, é considerado um alimento muito saudável. Entretanto, seu consumo deve ser moderado, pois muitos tipos de pratos japoneses (não apenas o sushi) são acompanhados por queijos cremosos, maionese e alguns condimentos que podem fazer com que ganhemos calorias facilmente.

6 – Alimentos congelados

Encontramos muitas opções de comidas congeladas no supermercado, são alternativas rápidas, deliciosas e aparentemente saudáveis. Porém, a maior parte dos alimentos congelados costuma ser rica em sódio, gorduras e outros compostos que, na realidade, não são muito bons para a saúde.

7 – Arroz branco

arroz branco

Esse tipo de arroz é um dos mais utilizados em casa e já há muitos anos é uma tradição na alimentação diária. Entretanto, diferentes pesquisas apontam que o arroz branco passa por um processo de refino que elimina grande parte de seus nutrientes essenciais, o que o torna pouco saudável e inclusive aumenta os níveis de açúcar no sangue.